Sobre a Revista

A ‘Folha de Rosto: revista de biblioteconomia e ciência da informação’ é um periódico científico publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB), através do Mestrado Profissional em Biblioteconomia, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

As submissões para a Folha de Rosto: revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação são em fluxo contínuo.

A 'Folha de Rosto: revista de biblioteconomia e ciência da informação', apresenta a seguinte qualificação:

Quadriênio (2017-2020):

Qualis B3 

 

Quadriênio (2013-2016):

Qualis B4 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo;       

Qualis B5 - Ciências Ambientais;    

Qualis B5 - Comunicação e Informação.

 

Foco e Escopo

Tem por objetivo divulgar trabalhos inéditos que representem contribuição científica para o desenvolvimento de novos conhecimentos na área de Biblioteconomia, Ciência da Informação e áreas afins.

Serão aceitos Artigos Científicos, Relatos de Experiências e Ensaios vinculados a processos de construção de investigações de docentes, discentes e profissionais da área de informação. 

Para enviar seu trabalho, é necessário criar um usuário na plataforma Periódicos.UFCA http://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto e acessar o sistema, uma vez em que o cadastro no sistema através de login e senha são obrigatórios para submissão e acompanhamento do processo editorial.

Acesse o template da Folha de Rosto em Template para orientar a formatação do seu manuscrito.

Em caso de dúvidas ou problemas, favor contatar o suporte técnico da revista através do e-mail: folhaderosto@ufca.edu.br

Periodicidade

A partir de 2020, a Folha de Rosto passa a ser uma revista quadrimestral, publicada nos meses de abril, agosto e dezembro. Esses prazos podem ser alterados considerando a demanda de trabalhos submetidos.

Avaliação por pares

Os trabalhos submetidos a Folha de Rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação são pré-avaliados pela Equipe Editorial a fim de verificar a relação do estudo com foco e escopo da revista, a estrutura geral do documento e o cumprimento das políticas editoriais.

Em seguida, os trabalhos são encaminhados para avaliação por pares. Esta revista adota o sistema de avaliação duplo-cego (double blind peer review), ou seja, a identidade de autores e avaliadores é mutuamente anônima / desconhecida.

Pareceristas são selecionados tendo por base suas áreas de pesquisa e atuação. No caso de conflito de interesse por parte dos revisores, Editores(as) encaminharão o trabalho a outro parecerista. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público a fim de proporcionar maior democratização do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista Folha de Rosto é uma publicação científica, em formato eletrônico, que surgiu no contexto do Projeto de Iniciação à Docência “Prática Bibliotecária na Unidade Curricular de Organização e Tratamento da Informação” do Curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Cariri. Surgida em 2015, publicou dois números por ano e, até 2017, também publicava um número especial com os trabalhos premiados na Semana Acadêmica de Biblioteconomia e Ciência da Informação (SEABI). Em 2018 o número especial contemplou os artigos relevantes sobre a temática do evento e artigos dos palestrantes convidados para o evento.

Em 2020 passou a ter periodicidade quadrimestral.