Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Kariri: Ensino de Ciências e Matemática em Debate é uma publicação eletrônica semestral, do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri, destinada a divulgar trabalhos previamente arbitrados e que abordem, preferencialmente, resultados de pesquisas e experiências didáticas que tenham como foco a sala de aula e que visem aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos científicos. Os artigos podem abordar questões voltadas à educação e alfabetização científica de alunos dos diferentes níveis de ensino, assim como aspectos e propostas da formação de professores e questões da interdisciplinaridade e ensino de ciências e matemática. São aceitos artigos que apresentem relatos de pesquisa e trabalhos teóricos. É também prevista uma seção para a publicação de artigos técnicos que apresentem propostas de metodologias e recursos a serem utilizados em atividades didáticas. Os trabalhos submetidos devem proporcionar reflexões acerca de temáticas relevantes para a busca de avanços na Educação em Ciências e Matemática.

A revista é composta pelas seguintes seções:

  • Editorial: texto de até 3 páginas em que os editores ou editor responsável farão uma apresentação dos assuntos abordados na edição e justificarão o tema em destaque escolhido.

  • Artigos: artigos de no mínimo 10 e máximo 15 páginas, aceitos pelo Conselho Científico para publicação na revista, independentemente da temática da edição.

  • Resenhas: textos de no máximo 3 páginas, em que serão apresentadas resenhas de livros na área do conhecimento da revista.

  • Resumos: aqui serão apresentados resumos de monografias, dissertações e teses na área do conhecimento, que não deverão ultrapassar uma página.

A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Científico ou de colaboradores ad hoc. Todos os textos enviados para a revista serão submetidos a um processo de avaliação, realizada por pares, ficando preservada pelo Conselho Editorial a identificação dos avaliadores e dos autores.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.