//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/issue/feed EntreAções: diálogos em extensão 2024-06-04T11:30:13+00:00 Victoria Lopes Felix revistaentreacoes.proex@ufca.edu.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A <strong>Revista EntreAções: diálogos em extensão</strong> é um periódico vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) com a finalidade de divulgar projetos de extensão realizados por instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras, buscando assim promover o diálogo entre a academia e a sociedade por meio de publicações nas mais diversas áreas do conhecimento.</p> <p style="text-align: justify;">A Revista EntreAções é publicada <strong>semestralmente</strong> e os trabalhos podem ser submetidos a qualquer momento (fluxo contínuo), como artigos, relatos de extensão e entrevistas.</p> <p style="text-align: justify;">Já disponível!&nbsp;</p> //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1251 Expediente 2024-06-04T11:29:49+00:00 Hemerson Soares da Silva hemersonhsn@hotmail.com 2024-06-01T16:41:08+00:00 Copyright (c) 2024 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1250 Descortinando a extensão universitária 2024-06-02T21:04:49+00:00 Victória Lopes Felix victoria.felix@ufca.edu.br Fabiana Aparecida Lazzarin fabiana.lazzarin@ufca.edu.br <p>A revista EntreAções: diálogos em extensão, publica seu segundo número, do ano de 2023, com a temática “Descortinando a extensão universitária”, composto por um conjunto de manuscritos dispostos entre artigos e relato de extensão, com vistas a dialogar ensaios reais de ações de extensão atuando nas comunidades de seu entorno. <br>Em vistas disso, no palco das comunidades do território brasileiro, este número da Revista EntreAções abrirá as cortinas da extensão para perscrutarmos suas áreas temáticas em frentes e espaços distintos, tais como: comunicação, educação, meio ambiente, tecnologia, saúde, produção e trabalho. </p> 2024-06-01T15:55:36+00:00 Copyright (c) 2024 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1204 Tecendo Sustentável 2024-06-02T21:04:52+00:00 Melissa Aparecida Lada melissa-lada@hotmail.com Ana Carolina Volkmann anacarolinavolkmann@gmail.com Catia Rosana Lange de Aguiar catia.lange@ufsc.br Carlos Rafael Silva de Oliveira carlos.oliveira@ufsc.br Maria Elisa Philippsen Missner elisa.p.missner@ufsc.br Grazyella Cristina Oliveira de Aguia grazyella.oliveira@ufsc.br <p>A indústria têxtil representa um dos maiores contribuintes para a geração de resíduos em escala global, com uma quantidade significativa de rejeitos sendo gerada em todos os estágios da sua cadeia de produção. No entanto, esses resíduos têm potencial para serem reaproveitados e transformados em novos materiais com diversas finalidades. Este projeto visa utilizar esses resíduos como ferramenta para educação ambiental e para aplicar conceitos de sustentabilidade. Seu principal objetivo é difundir e aplicar princípios de sustentabilidade por meio do entendimento da cadeia têxtil, seus resíduos e suas possíveis aplicações alternativas. Ao analisar as oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos, o projeto fomenta a troca de conhecimentos entre os participantes, além de promover uma visão mais ampla sobre as dimensões econômicas e sustentáveis que permeiam esse mercado global. Essa abordagem colaborativa e educativa visa não apenas mitigar os impactos ambientais da indústria têxtil, mas também promover uma cultura de conscientização e ação sustentável.</p> 2024-06-01T16:01:21+00:00 Copyright (c) 2024 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1211 Lixo eletrônico 2024-06-02T21:04:59+00:00 Bruno Felix da Cruz bruno.felix36@aluno.ifce.edu.br Rodrigo Pereira de Lacerda rodrigo.lacerda@ifce.edu.br Sarah Damarys Oliveira Arcanjo sarah.damarys10@aluno.ifce.edu.br Francisco dos Santos Cavalcante Junior junior.cavalcante@ifce.edu.br <p>Neste trabalho são descritas as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão E-lixo: IDEA Lixo eletrônico: Impactos, Descarte e Educação Ambiental, que visam conscientizar a comunidade, em especial, o público jovem, sobre os impactos e o descarte adequado do lixo eletrônico. A abordagem educativa incluiu apresentações didáticas por meio do uso de slides, vídeos, perguntas interativas e dinâmicas de grupo para envolver os alunos. O principal objetivo foi informar e sensibilizar os participantes sobre as principais características dos resíduos eletrônicos e promover práticas sustentáveis. Além disso, as ações implementadas também buscaram desenvolver habilidades de comunicação e liderança nos extensionistas envolvidos. Como resultado, pode-se destacar que a comunidade beneficiada adquiriu conhecimento sobre as principais características do lixo eletrônico, como identificá-lo, os impactos ambientais do descarte inapropriado e onde realizar o descarte correto desse tipo de resíduo na cidade de Camocim, Ce. O projeto já realizou oito intervenções em instituições de ensino da localidade e mais de 300 alunos já foram beneficiados.</p> 2024-06-01T16:06:38+00:00 Copyright (c) 2024 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1214 Cerveja com Ciência 2024-06-02T21:05:04+00:00 Vivian Santana de Almeida vivian.almeida@sou.unifal-mg.edu.br Bruno Martins Dala Paula bruno.paula@unifal-mg.edu.br Gabriel Gerber Hornink gabriel.hornink@unifal-mg.edu.br <p>O projeto de extensão Cerveja com Ciência da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL‑MG) foi criado em 2019, a partir de uma demanda crescente em torno da produção artesanal de cervejas. Está diretamente conectado à disciplina de Ciência da Cerveja e às pesquisas na área. O objetivo deste projeto é promover a disseminação do conhecimento científico relacionado à produção de cerveja, atendendo tanto à comunidade acadêmica quanto à sociedade em geral. Uma rede de atividades e produções foi criada, visando a maximizar a construção do conhecimento. Desenvolveram-se oficinas virtuais e presenciais, <em>lives</em>, visitas virtuais em microcervejarias e grupos de estudos on-line. Produziram-se ebooks, fichas de produção, boletins, infográficos, vídeos, mapa de cervejarias e website. A comunicação deu-se a partir das redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, ResearchGate, Twitter e WhatsApp). Foram utilizadas metodologias ágeis para a gestão do projeto através do Kanbanflow, Google Drive e WhatsApp, integrando sete instituições e doze colaboradores. Registrou-se um bom número de acessos às redes sociais e aos materiais assim como as atividades receberam boa avaliação pelos participantes. As interações com a comunidade evidenciaram um significativo interesse das pessoas e alcance das atividades, destacando o papel vital da universidade pública na educação cervejeira</p> 2024-06-01T16:09:44+00:00 Copyright (c) 2024 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1210 Ferramenta para o trabalho de gestão de micro e pequenos empreendedores 2024-06-02T21:05:10+00:00 Lucas Freire Terra lucas.2151097@discente.uemg.br Taila Mariana de Moura taila.2197733@discente.uemg.br Bruno Correa Francisco bruno.2104597@discente.uemg.br Karen Kevelin Ferreira Santos karen.2149617@discente.uemg.br Davi Lemos Reis davi.reis@uemg.br <p class="Resumoepalavras-chave">Este trabalho apresenta a ação extensionista “Implementação de ferramentas de contabilidade gerencial em MPEs”, promovida por discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Minas Gerais, desenvolvida na cidade de Passos, MG. O objetivo foi implementar ferramentas de controle gerencial em micro e pequenas empresas, tendo como objetivos secundários como compreender sua gestão, capacitar gestores e acompanhar a eficácia das ferramentas. Essas empresas enfrentam limitações de acesso a recursos, a conhecimentos e a técnicas para implementar essas ferramentas, apontadas como vitais para a viabilidade financeira a longo prazo. Para desenvolvimento da ação, a metodologia foi dividida em três etapas: desenvolvimento de ferramentas como planilhas para controle financeiro; implementação com suporte aos gestores e acompanhamento para <em>feedback</em> e ajustes. Como impacto para a comunidade, destacam-se o oferecimento de acesso às atividades formais de controle, o aumento da conscientização dos gestores, a contribuição para a equidade econômica e o reforço do compromisso da universidade com o engajamento cívico. Já os extensionistas envolvidos relataram ganhos como maior experiência prática e aplicação do conhecimento teórico, melhoria na capacidade de resolução de problemas reais, desenvolvimento de habilidades sociais e construção de rede de relacionamentos com empresários. Por fim, a ação capacitou gestores e possibilitou melhorias no processo de gestão. Os impactos positivos foram evidentes para os gestores e para os alunos. Contudo, destaca-se a necessidade de mais tempo de acompanhamento e divulgação para beneficiar mais participantes e ainda sua continuidade para o desenvolvimento regional e para a busca por equidade econômica.</p> 2024-06-01T16:14:14+00:00 Copyright (c) 2024 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1203 Letramento e educação midiática 2024-06-04T11:30:13+00:00 Amanda Colchesqui Rodrigues da Cruz amandacolchesqui@alunos.utfpr.edu.br Emanuely Bandeira Sehn Ceccon emanuelyceccon@alunos.utfpr.edu.br Paola Fronza Provezi paolafronza@alunos.utfpr.edu.br Sofia Borges Bueno sofiabueno@alunos.utfpr.edu.br Mariana de Mello Borges borgesm@alunos.utfpr.edu.br Elza Aparecida de Oliveira Filha elzafilha@utfpr.edu.br <p>O projeto “Letramento e Educação Midiática: Abordagens sobre <em>Fake News</em> em Escolas Públicas de Curitiba” promove, desde o primeiro semestre de 2022, oficinas na Escola Estadual Monsenhor lvo Zanlorenzi, localizada no bairro Campo Comprido, em Curitiba/PR.&nbsp; As oficinas trabalham conceitos de informação e desinformação, por meio da aplicação de uma metodologia com dinâmicas, debates e recursos audiovisuais. A ação beneficia a comunidade escolar e seu entorno, por fortalecer a compreensão sobre conteúdos enganosos e fomentar o pensamento crítico. Ao mesmo tempo em que os estudantes matriculados nas turmas atendidas aprendem a discernir intenções e verificar fontes, os extensionistas se beneficiam academicamente devido à interação com a sociedade. O projeto contribui para metas de educação de qualidade, estimulando a formação cidadã, consciente e ética Os participantes extensionistas têm experimentado impactos notáveis em sua formação, resultando em debates enriquecedores e ampliação de perspectivas, enquanto a capacidade de adaptação e o estímulo ao pensamento crítico moldaram os estudantes como agentes conscientes de disseminação de conhecimentos, alcançando, assim, o objetivo do projeto de educar, capacitar e forjar cidadãos capazes e questionadores no contexto midiático. A faixa etária das turmas atendidas, ademais, contribuiu para que os conteúdos abordados alcancem os familiares e espalhem para áreas mais amplas da sociedade os cuidados contra <em>fake news</em>.</p> 2024-06-01T16:18:00+00:00 Copyright (c) 2024 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1233 Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados no IFRS - Campus Bento Gonçalves 2024-06-02T21:05:28+00:00 Felipe Antônio Gugel felipegugel@hotmail.com Carina Fior Postingher Balzan carina.balzan@bento.ifrs.edu.br Jayne Fátima Rittes Machado jaymachado123@gmail.com Kleber Eckert kleber.eckert@bento.ifrs.edu.br Paloma Aparecida Wammes palomawames2000@gmail.com Sibélis Ana Valgoi sibelis.ana@gmail.com <p>O tema do presente artigo é o Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados oferecido pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - <em>Campus </em>Bento Gonçalves. O curso foi ministrado pelos estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado - Projetos de Extensão do Curso de Licenciatura em Letras. O objetivo da ação de extensão é atender à demanda de imigrantes e refugiados que necessitam da Língua Portuguesa para a comunicação e a integração à sociedade brasileira. Como metodologia, os licenciandos desenvolveram os materiais didáticos e ministraram as aulas para o público-alvo a partir da perspectiva do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Os temas das aulas compreenderam situações primordiais de comunicação, tais como apresentação pessoal, entrevistas de emprego, atividades financeiras e atendimento médico, por exemplo. Os materiais foram desenvolvidos pelos licenciandos levando em conta a metodologia de&nbsp; associação entre imagens e palavras, considerando o vocabulário, a pronúncia e as dificuldades fonéticas dos participantes. A evolução dos alunos imigrantes e o sentimento de pertencimento à comunidade acadêmica foram perceptíveis ao longo do curso. Em contrapartida, o contato com o público-alvo foi enriquecedor para os licenciandos enquanto futuros profissionais da educação. A ação foi ao encontro do que preconiza a curricularização da extensão, em uma interação transformadora entre a Instituição de Ensino Superior e demais setores da sociedade, bem como atendeu um dos pilares das Instituições de Ensino Superior: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.</p> 2024-06-01T16:21:10+00:00 Copyright (c) 2024 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1219 Projeto Jovem Doutor 2024-06-02T21:05:36+00:00 Pã da Silva Lôpo pa.lopo@gfe.ufsb.edu.br Vanessa Souto Paulo vspaulo@gfe.ufsb.edu.br Prudence Secchin de Sousa Vaz Sampaio Ribeiro prudencesecchin@gfe.ufsb.edu.br Marco Paulo Vaz Sampaio Ribeiro marcopaulo.ribeiro@gfe.ufsb.edu.br Vanner Boere Souza boerevanner@gmail.com Ita de Oliveira e Silva itaoliveiraesilva@gmail.com <p>O Projeto Jovem Doutor visa aproximar o grupo-alvo dos temas abordados por meio de uma linguagem descomplicada e acessível, objetivando promover maior propagação dos conhecimentos adquiridos, seguindo, assim, os eixos prioritários da Atenção Primária. Nesse sentido, o objetivo foi implementar o Projeto Jovem Doutor em cinco unidades da rede pública de ensino, considerando sua potencialidade em tornar os indivíduos protagonistas no processo de construção do aprendizado, compartilhando informações referentes à promoção de saúde e prevenção de doenças. A implantação do Projeto Jovem Doutor, município de Itabuna, considerou o apoio da Coordenação de Atenção Básica e da Saúde Escolar, foram incorporados à equipe de execução do projeto, profissionais da saúde que atuam na Atenção Básica (Enfermeiro, médica, odontologista, nutricionista, educador físico) e que apoiaram os estudantes na realização das atividades. Nesse contexto, este projeto propõe organizar e capacitar as Equipes de Aprendizagem Ativa (EAA) para implantar o Projeto Jovem Doutor (PJD) na rede pública de ensino do município de Itabuna - BA. Para isso, através de oficinas virtuais, pretende-se estudar com profundidade temas pertinentes ao enfrentamento à pandemia de coronavírus.Com a implementação positiva de um projeto dessa envergadura e abrangência, espera-se que o Jovem Doutor consiga, através dos conteúdos trabalhados nas oficinas, transformar os alunos aprendizes em agentes multiplicadores capacitados na propagação de conhecimentos promotores de saúde.</p> 2024-06-01T16:26:55+00:00 Copyright (c) 2024 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1193 Dia “D” da Saúde 2024-06-02T21:05:48+00:00 Samuel Alencar de Freitas samuel.alencar@aluno.ufca.edu.br João Paulo de Moura Fernandes paulo.moura@aluno.ufca.edu.br Thereza Maria Tavares Sampaio thereza.sampaio@ufca.edu.br Maria Fernanda Izaias Novais fernanda.novais@aluno.ufca.edu.br Sophia Alves Vieira sophia.alves@aluno.ufca.edu.br <p>Quando há quadros fisiopatológicos que persistem de forma crônica na sociedade, medidas que minimizem as complexas condições facilitadoras do processo saúde-doença devem ser tomadas. Dessa forma, o projeto de extensão Ressignificando Práticas Alimentares idealizou e executou a ação de extensão denominada Dia “D” da Saúde, unindo forças com a comunidade e a extensão universitária no enfrentamento da agrura em questão. A ação ocorreu na EEFM Dona Clotilde Saraiva, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, e teve como objetivos conscientizar a população contemplada e rastrear casos e fatores considerados indicadores de risco à saúde, por meio de atividades que protagonizaram as vivências da comunidade associadas aos conhecimentos acadêmicos dos extensionistas. Para isso, houve diversas parcerias entre alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Faculdade de Medicina de Juazeiro (FMJ), bem como de outros cursos, tais quais o de psicologia, de enfermagem e de odontologia, a fim de proporcionar uma ação ampliada e transversalizada em saúde, com salas de aferição da pressão arterial, palestras sobre autoimagem, massoterapia e higiene bucal e rodas de conversa. Logo, as atividades contribuíram tanto para a comunidade acadêmica, tendo essa oportunidade de experiência prática, quanto para a população, ajudando na prevenção de doenças e na melhoria de hábitos relacionados à manutenção da saúde.</p> 2024-06-01T16:30:38+00:00 Copyright (c) 2024 EntreAções: diálogos em extensão