//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/issue/feedEntreAções: diálogos em extensão2023-04-04T17:26:13+00:00Victoria Lopes Felixrevistaentreacoes.proex@ufca.edu.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A <strong>Revista EntreAções: diálogos em extensão</strong> é um periódico vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) com a finalidade de divulgar projetos de extensão realizados por instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras, buscando assim promover o diálogo entre a academia e a sociedade por meio de publicações nas mais diversas áreas do conhecimento.</p> <p style="text-align: justify;">A Revista EntreAções é publicada <strong>semestralmente</strong> e os trabalhos podem ser submetidos a qualquer momento (fluxo contínuo), como artigos, relatos de extensão e entrevistas.</p> <p style="text-align: justify;">Já disponível! </p>//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1039Expediente2023-04-04T17:11:43+00:00Victória Felixvictorialf95@gmail.com2023-04-03T19:08:59+00:00Copyright (c) 2023 EntreAções: diálogos em extensão//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1038Extensão Universitária como mecanismo para o Desenvolvimento Regional2023-04-04T17:11:43+00:00Victória Lopes Felixvictoria.felix@ufca.edu.brFabiana Aparecida Lazzarinfabiana.lazzarin@ufca.edu.br<p>Em seu segundo número, do ano 2022, a Revista EntreAções: diálogos em extensão, publica entrevista, artigos e relatos de extensão que apresentam as experiências e o impacto de atividades extensionistas na sociedade.</p>2023-04-03T18:45:54+00:00Copyright (c) 2023 EntreAções: diálogos em extensão//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1019Extensão e Desenvolvimento Regional2023-04-04T17:11:46+00:00Sandra Nancy Ramos Freire Bezerrasandra.nancy@urca.brFrancilda Alcantara Mendesfrancilda.mendes@ufca.edu.br<p class="Resumoepalavras-chave" style="margin-bottom: 0cm;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Trebuchet MS',sans-serif; color: #262626;">Apresenta aspectos sobre a extensão e como o seu efetivo exercício e a indissociabilidade com o tripe universitário pode contribuir para o desenvolvimento regional. </span></p>2023-04-03T17:30:51+00:00Copyright (c) 2023 EntreAções: diálogos em extensão//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/979A importância e os desafios da participação na gestão dos desastres2023-04-04T17:11:50+00:00Adriana Dutraadrianadutra@id.uff.brMaria Júlia Eccard Lessa Pereira majueccard16@gmail.com<p>A construção do presente artigo está fundamentada no Projeto de Extensão desenvolvido no Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioambientais da Universidade Federal Fluminense (NESA/UFF), intitulado "Os Núcleos Comunitários de proteção e Defesa Civil como construção coletiva", que apresenta como um dos seus objetivos o fomento à criação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil nas regiões afetadas por desastres em Campos dos Goytacazes. A partir das experiências adquiridas com a sua execução, observou-se a necessidade de problematizar o conceito de participação, compreendendo as dificuldades para o seu exercício na gestão de desastres. Porém, a constatação da fragilidade no que diz respeito ao estímulo à participação popular por parte dos órgãos públicos não constitui fato isolado. A formação sócio-histórica do Brasil demonstra que a participação popular em todas as esferas da sociedade caminha a passos lentos e que os espaços de poder permanecem ocupados por uma pequena parcela da população que decide e fórmula políticas para a grande maioria. Com base em autores e estudos voltados para a participação, a Educação Popular e a democracia participativa são apontadas como caminho para o enfrentamento de tais dificuldades.</p>2023-04-03T17:36:35+00:00Copyright (c) 2023 EntreAções: diálogos em extensão//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1018Pesquisa de diagnóstico sobre a qualidade de vida dos empregados em condição de teletrabalho2023-04-04T17:11:57+00:00Liana de Andrade Esmeraldo Pereiraliana.esmeraldo@ufca.edu.brAna Beatriz Bastos Lourençobeatriz.bastos@aluno.ufca.edu.brAna Paloma Ferreira Oliveiraana.paloma@aluno.ufca.edu.br<p>Este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de qualidade de vida no trabalho bem como de sua importância e contribuição diante dos colaboradores e empresas no contexto pandêmico. O interesse pela temática deu-se em decorrência do agravamento da pandemia da Covid-19 e da necessidade de que as organizações se adequassem às medidas sanitárias impostas, destacando-se o isolamento social para conter a disseminação do vírus, o que obrigou a adoção do teletrabalho em várias organizações. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi a qualiquantitativa, optando-se por coletar os dados necessários através de um questionário no Google Forms, aplicado a funcionários de diversas organizações que trabalharam durante a pandemia de forma remota. Os resultados sinalizam a percepção dos participantes sobre a importância de ações de qualidade de vida no trabalho no contexto das organizações, inclusive interferindo na produtividade. De um modo geral, durante a pandemia, os entrevistados afirmam ter conseguido conciliar vida pessoal e profissional e manter uma rotina equilibrada com flexibilidade de horários e disciplina na execução das atividades. Entretanto, destacam a necessidade de ajuste na estrutura física para realização do trabalho remoto.</p>2023-04-03T17:41:25+00:00Copyright (c) 2023 EntreAções: diálogos em extensão//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1003Leituras Essenciais em Direitos Humanos2023-04-04T17:12:01+00:00Cristóvão Teixeira Rodrigues Silvacristovao.teixeira@urca.brRaimundo Sérgio Queiroz da Silvasergio.queiroz@urca.brTeófilo Jeremias da Silva Costateofilo.costa@urca.brCinthia Hellen Soares de Barroscinthiahellen11@gmail.comEmanuel Davi Vieira Campelo emanuel.campelo@urca.br<p>O projeto de extensão Leituras Essenciais em Direitos Humanos, ligado ao curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), nasce no contexto pandêmico e consiste em encontros mensais com pesquisadores e lideranças sociais sobre temas relacionados aos Direitos Humanos e Fundamentais por meio de <em>lives </em>na plataforma de vídeos YouTube. Diante disso, a presente pesquisa busca debater as dificuldades de se propagar a educação em e para Direitos Humanos no ambiente virtual. A pesquisa tem como objetivo delimitar o conceito de Direitos Humanos e a necessidade de se construir uma cultura em e para Direitos Humanos. Busca também entender a importância do papel interdisciplinar dos Direitos Humanos. Culminando, por último, em entender a importância das redes sociais nessa construção. Para isso, usa-se as abordagens de revisão bibliográfica e documental, com o estudo de artigos, dissertações, leis e diretrizes educacionais. O contexto pandêmico trouxe a necessidade de se pensar as redes e mídias sociais como um espaço essencial para a difusão de conhecimento. Assim, o papel do projeto de extensão nesse contexto foi essencial, alcançando em cerca de 2 anos mais de 7 mil pessoas que cederam um pouco do seu tempo para se conscientizar sobre visões plurais acerca dos Direitos Humanos. Durante o período de realização, o projeto enfrentou diversas dificuldades técnicas ligadas à qualidade dos instrumentos utilizados para a<em> live</em> e à conexão com a internet, dificuldades essas que foram superadas graças ao trabalho em equipe dos alunos voluntários.</p>2023-04-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 EntreAções: diálogos em extensão//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/892Impacto social da assistência estudantil2023-04-04T17:12:07+00:00Haliny Lopes Moura Vianahalinylopes@hotmail.comJéssica Silva Souzajessica.souza@unifesspa.edu.br<p>O objetivo da pesquisa é evidenciar a quantidade de bolsas (projetos e auxílios) concedidas e mensurar o impacto social gerado pela realização de sua distribuição no âmbito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), com foco no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), no período de 2015 a 2018. A pesquisa apresenta-se como quantitativa, de cunho exploratório, com dados secundários fornecidos pela administração da referida instituição e pelo site do UNIFESSPA. Os resultados demonstram que as políticas públicas para o Ensino Superior no Brasil no tocante à assistência estudantil precisam ser ampliadas e efetivadas. Em 2016, foi registrado o maior aumento de ofertas de bolsas com valor monetário de R$ 400,00 (quatrocentos reais) cada, tendo um acréscimo positivo de 134,21% em relação a 2015, porém em 2017 o valor dos auxílios foi reduzido para R$ 300,00 e disponibilizadas 22 bolsas a menos que no ano anterior. Assim, revela a necessidade de uma atenção maior das autoridades públicas para tal assunto e uma união entre instituição e sociedade local.</p>2023-03-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 EntreAções: diálogos em extensão//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1028Sustentabilidade e Empreendedorismo Social no Programa Enactus UFCA2023-04-04T17:12:11+00:00Victoria Régia Arrais de Paivavictoria.arrais@ufca.edu.brEduardo Vivian da Cunhaeduardo.cunha@ufca.edu.brCris Maria Aureliano Marques Albuquerquecris.albuquerque@ufca.edu.brEduardo Leite Alveseduardo.leite@aluno.ufca.edu.brIsaac Moreira de Carvalho Gomesisaac.moreira@aluno.ufca.edu.br<p>O Programa Enactus UFCA há onze anos atua em comunidades do Cariri cearense, com foco no empreendedorismo social e está com três projetos em andamento: Maená, Maria Bonita e Phyplant, voltados para as áreas da construção civil, confecção de absorventes ecológicos e produção de fitoterápicos, respectivamente. O presente relato de experiências objetiva expor resultados e desafios vivenciados pelos projetos do ciclo 2021-2022, fomentados pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (POREX/UFCA). Entre os principais impactos destacam-se os avanços no tocante ao alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos tanto na formação dos estudantes, mediante seu engajamento com temáticas ligadas à sustentabilidade, como pelo intercâmbio de conhecimentos com os públicos participantes das ações, colaborando, portanto, para a geração de trabalho e de renda de populações socioeconomicamente vulneráveis e para o desenvolvimento do protagonismo estudantil.</p>2023-04-03T18:11:16+00:00Copyright (c) 2023 EntreAções: diálogos em extensão//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1027Fomento ao protagonismo juvenil em contextos rurais2023-04-04T17:12:16+00:00Waleria Maria Menezes de Morais Alencarwaleria.menezes@ufca.edu.brEduardo Leite Alveseduardo.leite.alves0@gmail.comJosé Kilder Salviano Cavalcantejosekilderscavalcante@gmail.comEdienne Mendonça Limaedienne.me@gmail.comAna Beatriz Calixto Brasilabcalixto@gmail.comCicera Mônica da Silva Sousa Martinsmonicamartins_sousa@hotmail.com<p>Há 11 anos, o projeto Gestão Social nas Escolas vem desenvolvendo ações educativas voltadas para o desenvolvimento do protagonismo juvenil e de habilidades sociais que coadunam com os princípios da Gestão Social, como a cooperação, a autonomia e o exercício da fala. Durante os últimos anos, o projeto tem trazido como foco um território rural, a partir de uma perspectiva socioambiental da relação dos estudantes com o seu lugar. O presente estudo objetiva relatar a experiência do Projeto Gestão Social nas Escolas na promoção de ações de fomento ao protagonismo juvenil no distrito rural Baixio das Palmeiras, localizado na cidade do Crato, Ceará, no ano de 2019. A partir das experiências executadas foi observado o envolvimento direto dos jovens e da comunidade escolar nas atividades promovidas, tendo como norte os arcabouços das metodologias integrativas. Como resultante das ações realizadas, foi possível potencializar o senso de cooperação e o engajamento ativo e autônomo nos jovens em proposições que visem impactos socioambientais relevantes na sua relação com o território vivido. Conclui-se que o projeto aflorou o potencial e protagonismo dos jovens rurais assistidos por eles, que, ao final das ações realizadas, traçou estratégias de intervenção que coadunaram com as demandas emergentes na escola e comunidade.</p>2023-04-03T18:14:44+00:00Copyright (c) 2023 EntreAções: diálogos em extensão//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/999Psicologia Jurídica e Justiça Social 2023-04-04T17:12:21+00:00Gislânia Ferreira de Limagislaniacariri@gmail.comMoema Alves Macêdomoema@leaosampaio.edu.br<p>A Psicologia Jurídica como prática social é um campo de atuação que deve atentar a questões singulares, ideológicas, políticas e histórico-culturais, pois a intersecção da Psicologia com o Direito ultrapassa a aplicabilidade de técnicas, de uma suposta neutralidade científica ou de uma impossível realidade universal. Assim, é necessária uma atuação profissional em que o(a) psicólogo(a) esteja comprometido com a efetividade da justiça social e o fortalecimento de direitos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é deliberar sobre os conhecimentos desenvolvidos na área de Psicologia Jurídica através de relato de experiência de aprendizagens obtidas no projeto de extensão curricular: “Matrizes: gestando saberes em Psicologia Jurídica”, vinculado ao Curso de Psicologia do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Tal extensão foi realizada no ano de 2022 no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ/UNILEÃO) com atuação nas demandas provenientes da Vara da Infância e Juventude da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Para tanto, foram realizadas releituras em anotações cotidianas e sublinhadas atividades consideradas significativas a partir da revisão de literatura, discussões críticas de casos e produção de laudos psicológicos no decurso da extensão, tudo isso no intuito de destacar o papel do(a) psicólogo(a) jurídico como problematizador e agente social de transformação e mudança.</p>2023-04-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 EntreAções: diálogos em extensão//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/985Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde para a Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal2023-04-04T17:26:13+00:00Jaqueline de Souza da Cruz Coelhojaquesccoelho@gmai.comFranciele Celestino Bruno Pereirafrancielecelestino10@gmail.comSerena de Oliveira Guimarãesserenadeog@gmail.comLais Karuline da Silva Costalaiskaruline@hotmail.comHeloisa Pedrosa Larangeirahelopedrosa8@gmail.comValéria Souza Freitasvaleria.souza.freitas@gmail.comMichelle Miranda Lopes Falcãommlfalcao@uefs.br<p>O câncer bucal é uma doença crônica caracterizada por um crescimento celular desorganizado que evolui de forma rápida e infiltrativa. Na maioria das vezes, essa doença é prevenível, a sua identificação precoce determina um prognóstico mais favorável ao indivíduo e os agentes comunitários de saúde (ACS) são profissionais que podem auxiliar no enfrentamento desse problema de saúde pública. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência de uma atividade extensionista sobre a capacitação de ACS sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer bucal. Em virtude da pandemia causada pela COVID-19, que requer distanciamento social, foi realizada a capacitação dos ACS no formato virtual através da plataforma Google Meet, dividida em ciclos quinzenais, com duração de duas horas, cada. Os principais resultados alcançados consistiram na participação ativa e reflexiva dos agentes comunitários, bem como, no entendimento sobre a sua importância para a multiplicação de informações capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e, assim, reverter as estatísticas do câncer de boca.</p>2023-04-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 EntreAções: diálogos em extensão