//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/issue/feed EntreAções: diálogos em extensão 2021-03-01T13:28:46+00:00 Ricardo Aladim Monteiro revistaentreacoes.proex@ufca.edu.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A <strong>Revista EntreAções: diálogos em extensão</strong> é um periódico vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) com a finalidade de divulgar projetos de extensão realizados por instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras, buscando assim promover o diálogo entre a academia e a sociedade por meio de publicações nas mais diversas áreas do conhecimento.</p> <p style="text-align: justify;">A Revista EntreAções é publicada <strong>semestralmente</strong> e os trabalhos podem ser submetidos a qualquer momento (fluxo contínuo), como artigos, relatos de extensão e entrevistas.</p> <p style="text-align: justify;">Já disponível!&nbsp;</p> //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/677 Expediente 2021-02-03T14:09:14+00:00 Hemerson Sores da Silva hemersonhsn@hotmail.com <p>Expediente</p> 2021-02-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/678 Ser Universidade Pública e fazer extensão em tempos de crise econômica, social, cultural e sanitária 2021-02-08T15:07:03+00:00 Fabiana Lazzarin fabiana.lazzarin@ufca.edu.br Hemerson Sores da Silva hemersonhsn@hotmail.com Ricardo Aladim Monteiro ricardo.aladim@ufca.edu.br <p>Em seu segundo número, do ano 2020, a Revista EntreAções: diálogos em extensão, publica entrevista, artigos e relatos que traduzem uma realidade cercada de adversidades e objeções enfrentadas pela Sociedade Brasileira. Apesar desse momento, de dimensões catastróficas e inimagináveis de ordem econômica, social, cultural e, de crise sanitária, emana e exala-se, da forma mais genuína e lídima, a solidariedade, o compromisso e a responsabilidade social, que há muito é desenvolvida e praticada pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IES), a fim de mitigar os efeitos causados pela COVID-19. Reúne nesse número com o total de 09 (nove) manuscritos, sendo 01 (uma) entrevista, 01 (um) artigo original e, 07 (sete) relatos de extensão. Conta com a entrevista da Educadora e vice- presidenta do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX), coordenadora do Colégio de Extensão, junto à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), professora Doutora Olgamir Amancia Ferreira, com o título “Os desafios da Extensão Universitária durante e pós-pandemia da COVID-19”, conduzindo uma reflexão sobre os desafios da Extensão Universitária.&nbsp;</p> 2021-02-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/668 Os desafios da Extensão Universitária durante e pós-pandemia da COVID-19 2021-02-03T14:09:16+00:00 Olgamir Amancia Ferreira autor@mail.com Fabiana Aparecida Lazzarin fabiana.lazzarin@ufca.edu.br Ricardo Aladim Monteiro ricardo.aladim@ufca.edu.br <p>A pandemia provocou diversas mudanças e trouxe desafios para o contexto da Extensão Universitária. Com o objetivo de trazer uma reflexão a respeito desses desafios durante e pós-pandemia, entrevistamos a professora Doutora e Mestra em Educação Olgamir Amancia, que também é vice presidenta do Fórum de Pró-Reitorias de Extensão (FORPROEX) e Coordenadora do Colégio de Pró-Reitores de Extensão (COEX/Andifes).</p> 2021-02-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/651 A Extensão na UFRN diante da pandemia de Covid-19 2021-02-03T14:09:16+00:00 Celso Locatel celso.locatel@gmail.com Elizabete Rodrigues Gurgel dos Santos elizabete.gurgel@gmail.com <p>A pandemia, que se impôs ao mundo em 2020, colocou-se como um desafio a diferentes setores e instituições públicas e privadas. No âmbito das universidades, a extensão, mais do que nunca, precisou se reinventar para continuar promovendo a relação entre universidade e sociedade, e contribuir, de alguma forma, para amenizar as consequências de uma pandemia sem precedentes na história contemporânea. Com base nisso, o presente artigo visa analisar o alcance temático e territorial e apresentar as ações extensionistas que foram ou estão sendo desenvolvidas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), contribuindo para a mitigação dos efeitos da pandemia da Covid-19. Para isso, utilizou-se de revisão bibliográfica e documental, pesquisa de dados primários e secundários, além de produção cartográfica. A análise dos projetos de extensão, desenvolvidos nesse contexto, mostrou uma produção consistente e diversa, evidenciando que a universidade não cessou suas atividades de extensão frente aos desafios da pandemia, contribuindo com a sociedade de diferentes formas, reforçando seu compromisso social, em especial nesse momento crítico e de incertezas.</p> 2021-02-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/536 Experiências do projeto ‘Além de um Sorriso’ 2021-02-03T14:09:17+00:00 Gabriella Moreira Bezerra Lima gabriellamoreira1997@gmail.com Elaíne Apolinário dos Santos elaineapolinariodossantos@gmail.com Pedro Walisson Gomes Feitosa gomesfeitosa.walisson@outlook.com Italo Constâncio de Oliveira italo.constancio@outlook.com Teógenes Eufrasio Bezerra teogenes@gmail.com Roberto Flávio Fontenelle Pinheiro Júnior robertopinheirojr@hotmail.com Sally de França Lacerda Pinheiro sallylacerda@hotmail.com <p>A integralidade não é apenas uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), ela deve ser um conceito adotado para aqueles que promovem ações em saúde, uma vez que esta refere-se a um conjunto de aspirações individuais e coletivas. A partir de um conceito amplo de saúde, a promoção da saúde bucal transcende a dimensão técnica da prática odontológica, sendo a saúde bucal integrada às demais práticas de saúde coletiva. Este trabalho objetiva relatar as experiências do projeto de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA) “Saúde além de um sorriso: os impactos da saúde bucal na saúde sistêmica”, projeto que realiza ações de educação popular em saúde quanto aos cuidados com a saúde bucal para a comunidade da região do Cariri. Durante o planejamento do projeto, um dos principais objetivos era dialogar com a comunidade de forma acessível, por meio de rodas de conversa, adequando os assuntos voltados à saúde ao contexto cultural da região, priorizando a horizontalidade do discurso. Constatou-se um impacto positivo na comunidade externa, visto que, ao adentrar na realidade regional, os integrantes da ação receberam aceitação da população, a qual teve suas tradições valorizados no desenvolvimento da linguagem e metodologia do projeto. Além disso, a experiência em trabalhos comunitários foi necessária para uma formação profissional holística. Fora do ambiente acadêmico tradicional, o aluno tem a oportunidade de desenvolver sensibilidade social e humanística, por meio de uma participação mais ativa junto à comunidade a qual está inserido.</p> 2021-02-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/635 Acompanhamento odontológico ao paciente com câncer de cabeça e pescoço 2021-03-01T13:28:46+00:00 Victória Carneiro Bastos de Oliveira victoria.bastos.oliveira@gmail.com José Lucas Sani Alcântara Rodrigues lucasodonto.lsa@gmail.com Fabrício da Silva Ribeiro fabriciosr19@gmail.com Valéria Souza Freitas valeria.souza.freitas@gmail.com Ângela Guimarães Martins jamguimar@gmail.com <p align="justify">O câncer de cabeça e pescoço representa atualmente a segunda maior incidência de câncer em homens brasileiros. O tratamento dessa neoplasia inclui cirurgia, quimioterapia e, principalmente, radioterapia. Contudo, a terapia antineoplásica na região de cabeça e pescoço traz complicações orais aos pacientes. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência de um projeto de extensão, no qual foi realizado acompanhamento odontológico aos pacientes submetidos ao tratamento de câncer de cabeça e pescoço, de forma a prevenir e minimizar as complicações bucais apresentadas. Para isso, uma equipe de extensão acompanhou os pacientes durante o preparo prévio odontológico, durante o tratamento oncológico e após sua finalização. Em todos esses momentos foram realizados exames e intervenções odontológicas necessárias e possíveis, orientações de saúde bucal e cuidados necessários durante todas as etapas do tratamento oncológico, além de informar aos acompanhantes as possíveis alterações bucais que podem surgir e solicitar que estimulassem os pacientes a terem os cuidados necessários no momento em questão. O acompanhamento foi benéfico para os pacientes, uma vez que puderam receber acolhimento e cuidados odontológicos, prevenindo e amenizando complicações orais decorrentes do tratamento oncológico, e reforçou o vínculo da Universidade com a comunidade através das ações, além de permitir evolução acadêmica e pessoal dos estudantes envolvidos.</p> 2021-02-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/647 Atuação acadêmica de enfermagem frente à pandemia por COVID-19 em unidade de pronto atendimento 2021-02-03T14:09:18+00:00 Maria Clara de Oliveira Silva mcoliveira338@gmail.com Maria Beatriz Pereira da Silva bibiapereira1959@gmail.com Ana Claudia de Almeida Varão cadinhafalmeida@hotmail.com Paulo Henrique Vieira de Macedo paulohsantos0002@gmail.com <p>O presente estudo tem como objetivo relatar a vivência de uma estudante do Curso de Enfermagem no combate a COVID-19 em unidades de pronto atendimento em São Luís, MA. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, referente às atividades realizada descrever de forma integrativa, as experiências vivenciadas em duas equipes multiprofissionais (unidades de pronto atendimento) na realização de ações para o enfrentamento da COVID-19, apropriou-se da pesquisa bibliográfica para validação das evidências advindas da prática. A covid-19, doença causada pelo novo corona vírus (Sars-CoV-2) causando sintomas gripais leves a Síndrome Respiratória Aguda Grave. (SRAG)., o relato de experiência vem descrever de forma integrativa, as experiências vivenciadas em duas equipes multiprofissionais (unidades de pronto atendimento) na realização de ações para o enfrentamento da COVID-19, obtido através do acompanhamento da discente do 10º período do Curso de Enfermagem CESB-UEMA, no período compreendido entre maio a novembro de 2020: As ações realizadas enquanto membro da equipe de Enfermagem na linha de frente no combate ao COVID-19 possibilitou a construção de aspectos de extrema relevância para a vida profissional e acadêmica dentro do período final do Curso de Enfermagem Campus Bacabal.</p> 2021-02-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/538 Missões PET 2021-02-03T14:09:19+00:00 Manoel Bastos Gomes Neto neto26bastos@gmail.com Carlos Leandro Soares Vieira leandrosoares404@gmail.com Lucas Emmanuel Nascimento Silva lucasemmanuel1998@gmail.com Rebeca da Rocha Grangeiro rebeca.grangeiro@ufca.edu.br Patrick Wendell Barbosa Lessa patrickwbarbosa@gmail.com Ives Romero Tavares do Nascimento ives.tavares@ufca.edu.br <p>O Projeto Missões PET, desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração (PETADMIN) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), foi criado em 2015, com objetivo de promover experiências práticas aos estudantes do curso de Administração. Este projeto consiste em realizar uma série de visitas técnicas durante uma semana, em capitais do Nordeste que possuam empresas de ramos de atuação que não são encontrados no Cariri Cearense. O relato descreve os desafios enfrentados na organização do projeto e os principais resultados obtidos nos cinco anos de atuação. No ano de 2019, foi realizada a quinta edição do projeto na capital da Bahia, Salvador. Os integrantes tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina, conhecer a gestão e os desafios de 8 organizações. Dentre os resultados obtidos, os participantes afirmaram que participariam novamente do projeto e destacaram como principais benefícios da experiência: networking, interação entre teoria e prática, novas oportunidades no mercado, atuação profissional, contato com outras culturas e inspiração para a carreira.</p> 2021-02-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/551 Reflexões sobre a importância da 6ª Jornada Científico-cultural de Francês 2021-02-03T14:09:19+00:00 Aldenice de Andrade Couto nicecouto@unifap.br <p>Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência do Curso de Letras Português-Francês da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) junto ao programa de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC) da referida instituição. Traz a experiência obtida em parceria com a comunidade interna e externa, com a finalidade de proporcionar aos participantes um encontro promotor e fortalecedor da troca de experiências entre os profissionais e os acadêmicos da área, áreas afins e a comunidade em geral, com o intuito de discutir, debater e refletir sobre o ensino-aprendizagem da língua francesa, um espaço para discussões concernentes ao ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), em especial do francês. O resultado dessa experiência adquiriu grande valor e compromisso social, extensionista e educativo, ao proporcionar à comunidade (interna e externa) inclusão e formação concernente à discussão e reflexão sobre o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, em especial a Língua Francesa. Por essa razão, pode-se afirmar que essa experiência é uma ação de extensão de grande impacto, transformação e relevância social, por conduzir os participantes a uma experiência de trocas culturais, já que nas atividades de extensão os profissionais têm a oportunidade de traduzir para o campo operativo os conhecimentos que as universidades vêm produzindo.</p> 2021-02-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/559 Oficina de memória sensorial com idosos 2021-02-03T14:09:20+00:00 Moema Guimarães Motta moemaguimaraes@gmail.com Beatriz Fileme biafileme@gmail.com <p>O receio do processo de envelhecimento ser acompanhado de disfunções cerebrais que possam afetar a memória e a perda da autonomia dos indivíduos é queixa recorrente no campo da gerontologia. O interesse demonstrado por um grupo de idosos, integrantes do Grupo de Convivência Ativa Idade, pelo processo de construção da memória provocou as autoras a buscar métodos inovadores de abordagem e tratar a temática através do lúdico, objetivando atender ao interesse dos idosos sobre a memória e reforçar a importância da estimulação cognitiva. O tema foi trabalhado em um dos encontros da Oficina de Memória a partir da criação de um jogo denominado “Circuito Sensorial”.&nbsp; Os desafios propostos pela competição lúdica permitiam ao jogador testar os cinco sentidos e também refletir sobre o processo de construção e acesso à memória individual. A experiência permitiu a desconstrução de algumas concepções equivocadas sobre o envelhecimento e a perda da memória, além de reforçar o valor das atividades de estimulação sensório-cognitivas.</p> 2021-02-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/602 Projeto Rondon 2021-02-03T14:09:20+00:00 Maria Ruth Gonçalves da Penha maria.ruth@aluno.ufca.edu.br Jeane Ferreira Andrade jeaneandrade2610@gmail.com Iasmim Soares Carvalho iasmimsoares67@gmail.com Maria do Socorro Vieira Gadelha socorro.vieira@ufca.edu.br Murilo Duarte de Oliveira muriloduartevet@gmail.com Sebastião Cavalcante Sousa sebastiao.sousa@ufca.edu.br <p>O Projeto Rondon foi criado em 1967, quando 30 universitários e 2 professores decidiram conhecer melhor a realidade de comunidades amazônicas do estado de Rondônia, logo após essa primeira expedição, concretizaram o projeto e contaram com o apoio do governo. O projeto possui o objetivo de conectar acadêmicos de diversas universidades com a realidade Brasileira e desenvolver ações que tragam benefícios para&nbsp;as comunidades, como a ¨Operação Nordeste¨. O presente trabalho&nbsp;por meio de documentos da literatura cinzenta oferecida <em>online</em> e <em>free</em>, apresenta a história do Projeto Rondon, desde seu início até as atuais ações desenvolvidas pelos rondonistas e aborda o projeto dentro da Universidade Federal do Cariri (UFCA).</p> 2021-02-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão