//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/issue/feed EntreAções: diálogos em extensão 2025-04-17T02:44:47+00:00 Victoria Lopes Felix revistaentreacoes.proex@ufca.edu.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A <strong>Revista EntreAções: diálogos em extensão</strong> é um periódico vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) com a finalidade de divulgar projetos de extensão realizados por instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras, buscando assim promover o diálogo entre a academia e a sociedade por meio de publicações nas mais diversas áreas do conhecimento.</p> <p style="text-align: justify;">A Revista EntreAções é publicada <strong>semestralmente</strong> e os trabalhos podem ser submetidos a qualquer momento (fluxo contínuo), como artigos, relatos de extensão e entrevistas.</p> <p style="text-align: justify;">Já disponível!&nbsp;</p> //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1353 Expediente 2025-04-17T02:44:04+00:00 Hemerson Soares da Silva hemersonhsn@hotmail.com <p>Expediente</p> 2025-04-16T14:45:01+00:00 Copyright (c) 2025 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1354 A extensão universitária no Brasil e na América Latina 2025-04-17T02:44:05+00:00 Victória Lopes Felix victoria.felix@ufca.edu.br Fabiana Aparecida Lazzarin fabiana.lazzarin@ufca.edu.br Hemerson Soares da Silva hemerson.soares@ufca.edu.br <p>Em seu quinto volume, número dois, do ano 2024, a Revista EntreAções: diálogos em extensão, apresenta artigos e relatos que retratam a extensão universitária no Brasil e outros três países da América Latina, dialogando acerca da relação universidade e sociedade, assim como seus impactos.</p> <p>Neste número, veremos por meio desta revista científica, a extensão universitária permeada por diversas áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências da Saúde e Educação), retratando a transformação social, trazendo aspectos de aprendizado e impacto na formação do estudante. Nesses manuscritos, poderemos enxergar Instituições de Ensino Superior e seus relacionamentos com o público externo, observando as mudanças políticas, sociais e culturais no protagonismo estudantil no Brasil, México, Costa Rica e Argentina.&nbsp;&nbsp;</p> 2025-04-16T21:41:51+00:00 Copyright (c) 2025 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1272 O que o jornalismo quer sobre o passado? 2025-04-17T02:44:09+00:00 Alexsandra dos Santos Goiana alexsandrasantos006@gmail.com Rosilene Alves de Melo rosileneamelo@gmail.com <p>Este artigo analisa a relação entre história e mídia a partir do estudo sobre a Revista História Viva, uma publicação periódica criada em 2003 com a pretensão de circular entre o grande público. A intenção da Revista História Viva era se apresentar ao mercado como um veículo midiático voltado para a produção e a divulgação histórica, a partir da divulgação de textos baseados em produções acadêmicas. Neste sentido, a publicação utilizava o conhecimento produzido pelos historiadores profissionais sob o formato de textos jornalísticos. Assim, o periódico traz questões importantes a serem debatidas sobre a o conhecimento de mundo e o passado produzido fora do ambiente acadêmico, sobre a História Pública e sobre as relações entre história e mídia. Do ponto de vista metodológico, buscamos analisar a produção escrita da revista, a fim de identificar a ocorrência da produção historiográfica de caráter ético, respeitando as regras teóricas do campo da história, já que esse editorial não é produzido apenas por historiadores, e os regimes de historicidade entre estes e os jornalistas são distintos. Concluir-se apresentando o papel do pesquisador em História, destacando a democratização do conhecimento e como as mídias são multiplicadoras de informações.</p> 2025-04-15T19:09:00+00:00 Copyright (c) 2025 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1240 Cultivo de algas marinhas como fator de desenvolvimento de uma comunidade costeira em Acaraú, Ceará 2025-04-17T02:44:15+00:00 João Victor Vasconcelos Martins joaovictorvm1@gmail.com Jhonatas Teixeira Viana jhonatas.viana@ifce.edu.br Anita Naira Carneiro Paulo anitanairapaulo@gmail.com Davi de Holanda Cavalcante davi.cavalcante@ifce.edu.br Glacio Souza Araújo glacio@ifce.edu.br <p>As algas marinhas são organismos bentônicos amplamente distribuídos à extensão das costas, desde as regiões tropicais até as polares. Fazem parte do Reino Plantae e, como as plantas terrestres, as algas marinhas também constituem a base da cadeia alimentar, mas em ecossistemas aquáticos, estando entre os principais produtores primários. O cultivo e a utilização de macroalgas marinhas em determinada comunidade costeira têm o seu benefício ecológico, econômico e social, sendo utilizada para a alimentação humana e animal, fabricação de produtos de beleza, compostos bioativos, como o ágar, carragenana e alginato, produção de extratos, para emprego na germinação de sementes ou como spray foliar, visando o melhor desempenho e o rendimento das culturas, e a biomassa resultante desse extrato será usada como biofertilizantes, aplicados diretamente no solo de variados cultivares. Em regiões tropicais, é importante destacar o gênero Gracilaria (Rhodophyta), amplamente cultivado em razão do seu alto rendimento de ágar, como a espécie <em>Gracilaria birdiae</em>. Neste trabalho abordamos a maricultura de macroalgas como fator de desenvolvimento de uma comunidade costeira na praia de volta do rio, município de Acaraú, Ceará. Nesse primeiro momento, o cultivo das macroalgas, que está na fase inicial de produção, será destinado para a fabricação de cosméticos, como o shampoo, condicionador, sabonete líquido e em barra e hidratante de algas, sendo todos destinados para a comercialização, incrementando assim, a renda da comunidade envolvida no projeto, mostrando a responsabilidade social que a referida ação de extensão exerce.</p> 2025-04-15T19:11:16+00:00 Copyright (c) 2025 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1283 Geotecnologias na sala de aula 2025-04-17T02:44:22+00:00 María Paula Michalijos mpmichalijos@yahoo.com.ar Lucia Manuela Laffeuillade lucialaffeuillade@mail.com Alejandra Mabel Geraldi ageraldi@criba.edu.ar Federico Gastón Barragán federico.barragan@uns.edu.ar Johanna Arias johannaarias318@mail.com Arce Cendoya Sebastián sebastian.arce@uns.edu.ar Goenaga Rath Yolanda profesoragoenaga@gmail.com <p>A presente história socializa uma experiência de extensão universitária realizada na Escola Secundária Agrária nº 1 “Pedro José Orozco” de Bajo Hondo, na província de Buenos Aires (Argentina), destinada a professores e alunos do sexto ano em condições de práticas profissionais. . A experiência foi realizada durante o mês de setembro de 2022 nas instalações da escola e da Universidad Nacional del Sur, por meio de um treinamento que abrangeu três encontros, com os objetivos de aplicar os conhecimentos agronômicos adquiridos na escola na análise e interpretação de satélites. imagens, adquirir competências na utilização de instrumentos específicos e, por fim, vincular os alunos à universidade e ao mundo do trabalho. A formação foi dirigida por membros do Laboratório de Geotecnologias do Departamento de Geografia e Turismo da Universidade Nacional del Sur com o apoio da Fundação Díaz Vélez.</p> 2025-04-15T19:14:26+00:00 Copyright (c) 2025 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1257 Vinculação universitária e compromisso social 2025-04-17T02:44:27+00:00 Cecilia Peraza cecilia.peraza@politicas.unam.mx <p>Neste trabalho, apresentamos um projeto de vinculação universitária do Centro de Estudos Sociológicos da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), que visa contribuir para a documentação da memória histórica de um bairro localizado nos pedregais do sul da Cidade do México, próximo à Cidade Universitária que abriga o campus central da UNAM, como uma ferramenta de pesquisa-ação participativa frente aos processos de reurbanização e gentrificação da área. O objetivo do trabalho é divulgar a experiência e a metodologia para a vinculação universitária através da pesquisa e do ensino com a comunidade do Ejido Viejo de Santa Úrsula Coapa, bem como os principais resultados obtidos desde que se propôs a criação do Observatório Social Universitário em 2016 até os projetos em curso durante 2024, com uma visão pós-pandêmica.</p> 2025-04-15T19:15:44+00:00 Copyright (c) 2025 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1282 Promoção de saúde mental à distância para adolescentes costarricenses durante a pandemia de COVID-19 2025-04-17T02:44:30+00:00 Silvia Azofeifa Ramos silvia.azofeifaramos@ucr.ac.cr Marleny Campos Chaves marleny@gmail.com <p>Este artigo busca sistematizar a experiência de dois módulos profissionalizantes do curso de Psicologia do Campus Guanacaste: Psicologia da Organização Comunitária e Desafios na Clínica da Adolescência. Durante 2021, a prática desses cursos esteve vinculada a um projeto de Extensão Docente que aborda a prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental em adolescentes e jovens de quatro cantões da província de Guanacaste: Libéria, Tilarán, La Cruz e Santa Cruz. As atividades realizadas consistiram em diagnóstico de interesses, oficinas de autoestima, identificação e gestão de emoções e atendimento psicológico individual por no máximo 10 sessões; todas realizadas em modo virtual devido às restrições de mobilidade impostas pela pandemia da COVID-19. Entre os principais resultados, verifica-se que os adolescentes requerem orientação sobre temas como: uso de tecnologia e redes sociais (vantagens e riscos), orientação sobre identificação e gestão de emoções, relações interpessoais e, especificamente, relações de casal, acesso à educação e oportunidades de trabalho e, finalmente, vias institucionais para acessar serviços sociais. Além disso, em muitos casos o ambiente familiar não representa um fator de proteção, mas é o local onde se originam muitos dos desconfortos que afetam a saúde mental dessa população.</p> 2025-04-15T19:17:04+00:00 Copyright (c) 2025 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1246 Experiência de acadêmicos em saúde em um programa de educação tutorial: ressignificação do aprendizado 2025-04-17T02:44:35+00:00 Victor Rivas Sousa da Cruz e Cruz victor.rivas@edu.unirio.br Ana Fonseca Altoé anaaltoe@edu.unirio.br João Paulo Monteiro Rodrigues Lima jpmr.lima@edu.unirio.br Vivianne Mendes Araújo Silva viviannenfe@gmail.com Hellen Roehrs hellen.roehrs@unirio.br Roberto Carlos Lyra da Silva proflyra@gmail.com Alcione Matos de Abreu alci_abreu@yahoo.com.br <p><span style="font-weight: 400;">O Programa de Educação Tutorial (PET) em Saúde das Comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia se destaca por sua abordagem que integra pesquisa, ensino e extensão. Ao longo do ano de 2022, o PET realizou uma gama abrangente de atividades. Além de oferecer atendimento direto à população, o programa promoveu atividades educativas, conduziu pesquisas acadêmicas relevantes e ofereceu capacitações para os residentes locais. Além disso, o PET se engajou ativamente nas redes sociais, ampliando seu alcance e impacto. Este relato de experiência busca fornecer uma visão detalhada de todas as iniciativas empreendidas durante esse período. Mediante os principais desafios desse ano, a pandemia foi um limitador para algumas ações, o grupo procurou maneiras criativas para superar essa barreira. Destaca-se especialmente o comprometimento dos acadêmicos envolvidos, que não apenas buscaram promover o bem-estar nas comunidades atendidas, mas também aprimoraram sua própria formação. Ao evidenciar a importância dessas ações tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público beneficiado, este relato ressalta o papel vital do PET na promoção da saúde e na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.</span></p> 2025-04-15T19:18:36+00:00 Copyright (c) 2025 EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/1252 Oficina Pedagógica de produção de recurso didático “Sistema Solar” para o ensino de ciências 2025-04-17T02:44:41+00:00 Maria Elcineide de Albuquerque Marialva elcineidemarialva@gmail.com Andressa da Costa Almeida andressacostaalmeida3@gmail.com Tanielly Cristina Raiol Silva tanielly.silva@ufra.edu.br <p class="Resumoepalavras-chave">Este texto aborda os recursos didáticos para o ensino de ciências. Pretende-se relatar a construção de recurso didático a partir da realização de oficina pedagógica pelos estudantes de curso de licenciatura. A ideia da oficina surgiu no Projeto de Extensão Laboratório Multidisciplinar em Pesquisa Educacional e Formação de Professores (LAMPEFOP) e planejada para confecção do recurso didático denominado “Sistema Solar”. Durante a oficina, foi apresentada, de forma breve, a importância do recurso didático nas aulas, o passo a passo de sua produção e o material utilizado para a confecção, neste caso, materiais recicláveis, como garrafas pets. Em seguida, os estudantes iniciaram a construção do Sistema Solar, a partir dos cortes e pintura das garrafas e colagem dos planetas, que foram preparados com papelão diluído em água e misturado com cola e vinagre. Durante a realização da oficina, foi aplicado um questionário para diagnosticar a relevância da elaboração de recursos para que sejam utilizados no ensino e aprendizagem de conteúdos de ciências. A criação do Sistema Solar, como recurso didático, permitiu aos estudantes a compreensão da importância de execução desse tipo de ação para a formação inicial de professores. Por isso, a produção do recurso didático, por meio da realização da oficina pedagógica, pode ser bastante significativa para o processo de ensino-aprendizagem e, ainda, representar um facilitador dos conteúdos de Ciências.</p> 2025-04-15T19:19:27+00:00 Copyright (c) 2025 EntreAções: diálogos em extensão