EntreAções: diálogos em extensão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes <p style="text-align: justify;">A <strong>Revista EntreAções: diálogos em extensão</strong> é um periódico vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) com a finalidade de divulgar projetos de extensão realizados por instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras, buscando assim promover o diálogo entre a academia e a sociedade por meio de publicações nas mais diversas áreas do conhecimento.</p> <p style="text-align: justify;">A Revista EntreAções é publicada <strong>semestralmente</strong> e os trabalhos podem ser submetidos a qualquer momento (fluxo contínuo), como artigos, relatos de extensão e entrevistas.</p> <p style="text-align: justify;">Já disponível!&nbsp;</p> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p> <ol start="1"> <li class="show">Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.</li> <li class="show">Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</li> </ol> revistaentreacoes.proex@ufca.edu.br (Ricardo Aladim Monteiro) hemerson.soares@ufca.edu.br (Hemerson Soares da Silva) Wed, 03 Feb 2021 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/677 <p>Expediente</p> Hemerson Sores da Silva Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/677 Wed, 03 Feb 2021 00:00:00 +0000 Ser Universidade Pública e fazer extensão em tempos de crise econômica, social, cultural e sanitária //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/678 <p>Em seu segundo número, do ano 2020, a Revista EntreAções: diálogos em extensão, publica entrevista, artigos e relatos que traduzem uma realidade cercada de adversidades e objeções enfrentadas pela Sociedade Brasileira. Apesar desse momento, de dimensões catastróficas e inimagináveis de ordem econômica, social, cultural e, de crise sanitária, emana e exala-se, da forma mais genuína e lídima, a solidariedade, o compromisso e a responsabilidade social, que há muito é desenvolvida e praticada pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IES), a fim de mitigar os efeitos causados pela COVID-19. Reúne nesse número com o total de 09 (nove) manuscritos, sendo 01 (uma) entrevista, 01 (um) artigo original e, 07 (sete) relatos de extensão. Conta com a entrevista da Educadora e vice- presidenta do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX), coordenadora do Colégio de Extensão, junto à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), professora Doutora Olgamir Amancia Ferreira, com o título “Os desafios da Extensão Universitária durante e pós-pandemia da COVID-19”, conduzindo uma reflexão sobre os desafios da Extensão Universitária.&nbsp;</p> Fabiana Lazzarin, Hemerson Sores da Silva, Ricardo Aladim Monteiro Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/678 Wed, 03 Feb 2021 00:00:00 +0000 Os desafios da Extensão Universitária durante e pós-pandemia da COVID-19 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/668 <p>A pandemia provocou diversas mudanças e trouxe desafios para o contexto da Extensão Universitária. Com o objetivo de trazer uma reflexão a respeito desses desafios durante e pós-pandemia, entrevistamos a professora Doutora e Mestra em Educação Olgamir Amancia, que também é vice presidenta do Fórum de Pró-Reitorias de Extensão (FORPROEX) e Coordenadora do Colégio de Pró-Reitores de Extensão (COEX/Andifes).</p> Olgamir Amancia Ferreira, Fabiana Aparecida Lazzarin, Ricardo Aladim Monteiro Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/668 Wed, 03 Feb 2021 00:00:00 +0000 A Extensão na UFRN diante da pandemia de Covid-19 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/651 <p>A pandemia, que se impôs ao mundo em 2020, colocou-se como um desafio a diferentes setores e instituições públicas e privadas. No âmbito das universidades, a extensão, mais do que nunca, precisou se reinventar para continuar promovendo a relação entre universidade e sociedade, e contribuir, de alguma forma, para amenizar as consequências de uma pandemia sem precedentes na história contemporânea. Com base nisso, o presente artigo visa analisar o alcance temático e territorial e apresentar as ações extensionistas que foram ou estão sendo desenvolvidas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), contribuindo para a mitigação dos efeitos da pandemia da Covid-19. Para isso, utilizou-se de revisão bibliográfica e documental, pesquisa de dados primários e secundários, além de produção cartográfica. A análise dos projetos de extensão, desenvolvidos nesse contexto, mostrou uma produção consistente e diversa, evidenciando que a universidade não cessou suas atividades de extensão frente aos desafios da pandemia, contribuindo com a sociedade de diferentes formas, reforçando seu compromisso social, em especial nesse momento crítico e de incertezas.</p> Celso Locatel, Elizabete Rodrigues Gurgel dos Santos Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/651 Wed, 03 Feb 2021 00:00:00 +0000 Experiências do projeto ‘Além de um Sorriso’ //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/536 <p>A integralidade não é apenas uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), ela deve ser um conceito adotado para aqueles que promovem ações em saúde, uma vez que esta refere-se a um conjunto de aspirações individuais e coletivas. A partir de um conceito amplo de saúde, a promoção da saúde bucal transcende a dimensão técnica da prática odontológica, sendo a saúde bucal integrada às demais práticas de saúde coletiva. Este trabalho objetiva relatar as experiências do projeto de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA) “Saúde além de um sorriso: os impactos da saúde bucal na saúde sistêmica”, projeto que realiza ações de educação popular em saúde quanto aos cuidados com a saúde bucal para a comunidade da região do Cariri. Durante o planejamento do projeto, um dos principais objetivos era dialogar com a comunidade de forma acessível, por meio de rodas de conversa, adequando os assuntos voltados à saúde ao contexto cultural da região, priorizando a horizontalidade do discurso. Constatou-se um impacto positivo na comunidade externa, visto que, ao adentrar na realidade regional, os integrantes da ação receberam aceitação da população, a qual teve suas tradições valorizados no desenvolvimento da linguagem e metodologia do projeto. Além disso, a experiência em trabalhos comunitários foi necessária para uma formação profissional holística. Fora do ambiente acadêmico tradicional, o aluno tem a oportunidade de desenvolver sensibilidade social e humanística, por meio de uma participação mais ativa junto à comunidade a qual está inserido.</p> Gabriella Moreira Bezerra Lima, Elaíne Apolinário dos Santos, Pedro Walisson Gomes Feitosa, Italo Constâncio de Oliveira, Teógenes Eufrasio Bezerra; Roberto Flávio Fontenelle Pinheiro Júnior, Sally de França Lacerda Pinheiro Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/536 Wed, 03 Feb 2021 00:00:00 +0000 Acompanhamento odontológico ao paciente com câncer de cabeça e pescoço //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/635 <p align="justify">O câncer de cabeça e pescoço representa atualmente a segunda maior incidência de câncer em homens brasileiros. O tratamento dessa neoplasia inclui cirurgia, quimioterapia e, principalmente, radioterapia. Contudo, a terapia antineoplásica na região de cabeça e pescoço traz complicações orais aos pacientes. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência de um projeto de extensão, no qual foi realizado acompanhamento odontológico aos pacientes submetidos ao tratamento de câncer de cabeça e pescoço, de forma a prevenir e minimizar as complicações bucais apresentadas. Para isso, uma equipe de extensão acompanhou os pacientes durante o preparo prévio odontológico, durante o tratamento oncológico e após sua finalização. Em todos esses momentos foram realizados exames e intervenções odontológicas necessárias e possíveis, orientações de saúde bucal e cuidados necessários durante todas as etapas do tratamento oncológico, além de informar aos acompanhantes as possíveis alterações bucais que podem surgir e solicitar que estimulassem os pacientes a terem os cuidados necessários no momento em questão. O acompanhamento foi benéfico para os pacientes, uma vez que puderam receber acolhimento e cuidados odontológicos, prevenindo e amenizando complicações orais decorrentes do tratamento oncológico, e reforçou o vínculo da Universidade com a comunidade através das ações, além de permitir evolução acadêmica e pessoal dos estudantes envolvidos.</p> Victória Carneiro Bastos de Oliveira, José Lucas Sani Alcântara Rodrigues, Fabrício da Silva Ribeiro, Valéria Souza Freitas, Ângela Guimarães Martins Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/635 Wed, 03 Feb 2021 00:00:00 +0000 Atuação acadêmica de enfermagem frente à pandemia por COVID-19 em unidade de pronto atendimento //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/647 <p>O presente estudo tem como objetivo relatar a vivência de uma estudante do Curso de Enfermagem no combate a COVID-19 em unidades de pronto atendimento em São Luís, MA. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, referente às atividades realizada descrever de forma integrativa, as experiências vivenciadas em duas equipes multiprofissionais (unidades de pronto atendimento) na realização de ações para o enfrentamento da COVID-19, apropriou-se da pesquisa bibliográfica para validação das evidências advindas da prática. A covid-19, doença causada pelo novo corona vírus (Sars-CoV-2) causando sintomas gripais leves a Síndrome Respiratória Aguda Grave. (SRAG)., o relato de experiência vem descrever de forma integrativa, as experiências vivenciadas em duas equipes multiprofissionais (unidades de pronto atendimento) na realização de ações para o enfrentamento da COVID-19, obtido através do acompanhamento da discente do 10º período do Curso de Enfermagem CESB-UEMA, no período compreendido entre maio a novembro de 2020: As ações realizadas enquanto membro da equipe de Enfermagem na linha de frente no combate ao COVID-19 possibilitou a construção de aspectos de extrema relevância para a vida profissional e acadêmica dentro do período final do Curso de Enfermagem Campus Bacabal.</p> Maria Clara de Oliveira Silva, Maria Beatriz Pereira da Silva, Ana Claudia de Almeida Varão, Paulo Henrique Vieira de Macedo Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/647 Wed, 03 Feb 2021 00:00:00 +0000 Missões PET //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/538 <p>O Projeto Missões PET, desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração (PETADMIN) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), foi criado em 2015, com objetivo de promover experiências práticas aos estudantes do curso de Administração. Este projeto consiste em realizar uma série de visitas técnicas durante uma semana, em capitais do Nordeste que possuam empresas de ramos de atuação que não são encontrados no Cariri Cearense. O relato descreve os desafios enfrentados na organização do projeto e os principais resultados obtidos nos cinco anos de atuação. No ano de 2019, foi realizada a quinta edição do projeto na capital da Bahia, Salvador. Os integrantes tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina, conhecer a gestão e os desafios de 8 organizações. Dentre os resultados obtidos, os participantes afirmaram que participariam novamente do projeto e destacaram como principais benefícios da experiência: networking, interação entre teoria e prática, novas oportunidades no mercado, atuação profissional, contato com outras culturas e inspiração para a carreira.</p> Manoel Bastos Gomes Neto, Carlos Leandro Soares Vieira, Lucas Emmanuel Nascimento Silva, Rebeca da Rocha Grangeiro, Patrick Wendell Barbosa Lessa, Ives Romero Tavares do Nascimento Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/538 Wed, 03 Feb 2021 00:00:00 +0000 Reflexões sobre a importância da 6ª Jornada Científico-cultural de Francês //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/551 <p>Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência do Curso de Letras Português-Francês da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) junto ao programa de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC) da referida instituição. Traz a experiência obtida em parceria com a comunidade interna e externa, com a finalidade de proporcionar aos participantes um encontro promotor e fortalecedor da troca de experiências entre os profissionais e os acadêmicos da área, áreas afins e a comunidade em geral, com o intuito de discutir, debater e refletir sobre o ensino-aprendizagem da língua francesa, um espaço para discussões concernentes ao ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), em especial do francês. O resultado dessa experiência adquiriu grande valor e compromisso social, extensionista e educativo, ao proporcionar à comunidade (interna e externa) inclusão e formação concernente à discussão e reflexão sobre o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, em especial a Língua Francesa. Por essa razão, pode-se afirmar que essa experiência é uma ação de extensão de grande impacto, transformação e relevância social, por conduzir os participantes a uma experiência de trocas culturais, já que nas atividades de extensão os profissionais têm a oportunidade de traduzir para o campo operativo os conhecimentos que as universidades vêm produzindo.</p> Aldenice de Andrade Couto Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/551 Wed, 03 Feb 2021 00:00:00 +0000 Oficina de memória sensorial com idosos //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/559 <p>O receio do processo de envelhecimento ser acompanhado de disfunções cerebrais que possam afetar a memória e a perda da autonomia dos indivíduos é queixa recorrente no campo da gerontologia. O interesse demonstrado por um grupo de idosos, integrantes do Grupo de Convivência Ativa Idade, pelo processo de construção da memória provocou as autoras a buscar métodos inovadores de abordagem e tratar a temática através do lúdico, objetivando atender ao interesse dos idosos sobre a memória e reforçar a importância da estimulação cognitiva. O tema foi trabalhado em um dos encontros da Oficina de Memória a partir da criação de um jogo denominado “Circuito Sensorial”.&nbsp; Os desafios propostos pela competição lúdica permitiam ao jogador testar os cinco sentidos e também refletir sobre o processo de construção e acesso à memória individual. A experiência permitiu a desconstrução de algumas concepções equivocadas sobre o envelhecimento e a perda da memória, além de reforçar o valor das atividades de estimulação sensório-cognitivas.</p> Moema Guimarães Motta, Beatriz Fileme Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/559 Wed, 03 Feb 2021 00:00:00 +0000 Projeto Rondon //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/602 <p>O Projeto Rondon foi criado em 1967, quando 30 universitários e 2 professores decidiram conhecer melhor a realidade de comunidades amazônicas do estado de Rondônia, logo após essa primeira expedição, concretizaram o projeto e contaram com o apoio do governo. O projeto possui o objetivo de conectar acadêmicos de diversas universidades com a realidade Brasileira e desenvolver ações que tragam benefícios para&nbsp;as comunidades, como a ¨Operação Nordeste¨. O presente trabalho&nbsp;por meio de documentos da literatura cinzenta oferecida <em>online</em> e <em>free</em>, apresenta a história do Projeto Rondon, desde seu início até as atuais ações desenvolvidas pelos rondonistas e aborda o projeto dentro da Universidade Federal do Cariri (UFCA).</p> Maria Ruth Gonçalves da Penha, Jeane Ferreira Andrade, Iasmim Soares Carvalho, Maria do Socorro Vieira Gadelha, Murilo Duarte de Oliveira, Sebastião Cavalcante Sousa Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/article/view/602 Wed, 03 Feb 2021 00:00:00 +0000