Folha de Rosto //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto <p>A ‘Folha de Rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação’ é um periódico científico publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB), através do Mestrado Profissional em Biblioteconomia, da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A publicação tem por objetivo divulgar trabalhos inéditos que representem contribuição científica para o desenvolvimento de novos conhecimentos na área de Biblioteconomia, Ciência da Informação e áreas afins.</p> <p>As <strong>submissões</strong> para a Folha de Rosto: revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação <strong>são em fluxo contínuo</strong>.</p> <p><strong>Periodicidade:</strong> Quadrimestral</p> pt-BR <p>Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.</p> <p>O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.</p> <p>Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.</p> cleide.rodrigues@ufca.edu.br (Maria Cleide Rodrigues Bernardino) hemerson.soares@ufca.edu.br (Hemerson Soares da Silva) Fri, 17 Mar 2023 00:57:18 +0000 OJS 3.1.2.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1029 Maria Cleide Rodrigues Bernardino Copyright (c) 2022 Folha de Rosto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1029 Thu, 16 Mar 2023 00:00:00 +0000 A Pesquisa Científica e a Humanização da Ciência //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1030 Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Sérgio Rodrigues de Santana, Izabel Lima dos Santos, Hemerson Soares da Silva, Bárbara Larissa Alexandre Filgueira Mota Copyright (c) 2022 Folha de Rosto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1030 Thu, 16 Mar 2023 00:00:00 +0000 Elaboração do tesauro do frevo //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/901 <p>O objetivo deste artigo é apresentar a proposta de um tesauro do frevo com ênfase no tema “música”, indicando suas categorias, termos, conceitos e demais especificidades, com base no acervo do Centro de Documentação e Memória Maestro Guerra-Peixe, localizado no Paço do Frevo. Especificamente, pretende garantir que o tesauro tenha uma exposição pública, fazendo uso da plataforma Thesa, bem como, assegurar que a estruturação enunciativa/linguística do tesauro seja conivente ao aspecto educativo, adotando os conceitos da Linguística de Texto. Metodologicamente, o estudo se distingue como bibliográfico-documental de base exploratória. As etapas propostas foram: a) seleção e escolha dos recursos bibliográficos para o desenvolvimento do tesauro; b) levantamento dos termos e atribuição de conceitos; c) categorização e estruturação dos descritores do tesauro do Frevo; e d) utilização de <em>software </em>para a construção do tesauro. Os resultados apontam que o estudo apresenta dois desdobramentos científicos, um direcionado especificamente à melhoria do processo de organização da informação na biblioteca Guerra-Peixe, com ênfase nas ações de representação temática, com ênfase na tradução conceitual de termos da linguagem natural para a linguagem artificial; outro com foco na &nbsp;disponibilização do tesauro do frevo para além do Paço do Frevo, como um recurso didático ou educacional que apresenta a complexidade do frevo enquanto música, e além disso, corrobora para a divulgação e difusão deste patrimônio imaterial, tão caro e precioso para os pernambucanos.</p> André Anderson Cavalcante Felipe, Marcílio Bezerra Cruz Copyright (c) 2022 Folha de Rosto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/901 Thu, 09 Mar 2023 16:32:11 +0000 Relação entre formação e profissão //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/839 <p>Esta pesquisa possui por objetivo compreender a formação do arquivista utilizando como universo de estudo o curso de graduação em Arquivologia da UNIRIO, e como essa formação se relaciona com o mercado de trabalho na percepção dos concluintes e egressos do curso. Dessa forma, a partir dos dados coletados através dos questionários de pesquisa, buscamos apresentar, consolidar e analisar as opiniões, percepções e perspectivas desses egressos e concluintes. Trata-se de uma pesquisa social aplicada de cunho exploratório. A pesquisa conta com uma revisão bibliográfica de autores que já exploraram o tema, um levantamento de campo com questionários de pesquisa e uma análise final de todo o material coletado. Os resultados da pesquisa são as análises realizadas com base na revisão bibliográfica, acima das respostas e relatos dos grupos pesquisados, que denotam uma sincronia entre as percepções de egressos e concluintes a respeito da graduação e do mercado de trabalho, o que nos proporciona uma breve compreensão da realidade dos arquivistas brasileiros (formados e alunos da UNIRIO), e nos guia para um ambiente que nos possibilita analisar de forma prática os desafios encontrados por estes profissionais e alunos, frente sua formação e o mercado de trabalho.</p> Beatriz Lisboa de Matos; Eliezer Pires da Silva Copyright (c) 2022 Folha de Rosto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/839 Thu, 09 Mar 2023 17:10:45 +0000 Os paralelos na evolução dos suportes da Indústria Fonográfica e da Ciência da Informação //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/954 <p>Realiza uma análise comparativa acerca das relações entre os suportes utilizados pela Indústria Fonográfica e a Ciência da Informação. Assim, traça um paralelo das transformações na Indústria Fonográfica desde o seu surgimento até o final do século XX com as transformações nos estudos da teoria da informação. No que diz respeito à metodologia adotada, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual se buscou levantar, a partir de estudos realizados sobre os suportes de registro da informação, bem como acerca da história da Indústria Fonográfica e da constituição da Ciência da Informação, conexões que possibilitasse alcançar o objetivo da investigação. Como resultado, aponta que ambas possuem discussões comuns em relação ao seu objeto central e as transformações advindas das revoluções tecnológicas ocorridas durante o século estudado e que a utilização dos suportes na Indústria Fonográfica e a Ciência da Informação se desenvolveram na evolução da capacidade de armazenamento, aumento da qualidade e facilidade de uso desses suportes durante o século XX, possibilitando discussões comuns em relação ao que pode ser considerado um registro e o impacto das transformações advindas das revoluções tecnológicas.</p> Renato Camilo Aguiar de Sousa, Jefferson Veras Nunes, Heliomar Cavati Sobrinho Copyright (c) 2022 Folha de Rosto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/954 Thu, 09 Mar 2023 18:16:28 +0000 Gestão Documental em Programa de Pós-Graduação (PPG) //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/896 <p>Identifica atividades administrativas desenvolvidas pela coordenação de um Programa de Pós-Graduação, visando orientar o processo de gestão documental.&nbsp;&nbsp; A fundamentação teórica esteve alicerçada em mapeamento de processos, conceitos, legislação e procedimentos referentes à Gestão documental com o apoio do Código de Classificação de Documentos e Tabela de temporalidade do Conselho nacional de Arquivos, o que possibilitou aludir a validade legal dos documentos armazenados pela instituição e o acompanhamento de seu ciclo de vida. A pesquisa deu-se pela observação das atividades em campo e do levantamento e análise dos documentos armazenados na coordenação do programa. Foi desenvolvida considerando três aspectos:&nbsp; mapeamento dos processos da secretaria, análise de documentos eletrônicos e documentos físicos armazenados ao longo da existência do Programa. Foram identificados seis processos básicos e os documentos solicitados em cada processo, relativos aos 558 alunos matriculados no Mestrado e/ou Doutorado, no período compreendido entre o início das atividades do programa e finalização do estágio supervisionado.&nbsp;&nbsp; Findo o processo, disponibilizou-se uma tabela de temporalidade relativa às atividades e documentos tratados; a organização e limpeza dos documentos físicos; organização dos documentos eletrônicos e indicação e separação de material para descarte, além de um manual com orientações básicas para manutenção do processo relativo à gestão documental.</p> Suely Ferreira da Silva, Isabelle Koga, Juliana Bregolato, Marisol Joslim, Thamiris Lourenço de Lara Copyright (c) 2022 Folha de Rosto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/896 Thu, 09 Mar 2023 18:19:32 +0000 Curadoria de conteúdo para (re)construção da memória LGBTQIA+ //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/936 <p>A internet, enfatizada por Manuel Castells, e possibilitada pelo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs -, é usada principalmente para a comunicação, interação e organização social. Pressupõe o ciberespaço como um local de ressignificação do sujeito, que o permite criar e manipular objetos e interagir sob um conhecimento preexistente no constituinte à uma dialética do novo saber. A curadoria social constrói a partir da ideia da criação de um processo de curadoria de conteúdos independente de um profissional específico, direcionando suas ações como resultados da atuação do social, nesse caso todos os usuários da web social, que buscam compartilhar conhecimento de forma coletiva, resultante em um sistema propício para criação de consciência e memória. O Acervo Bajubá se contextualiza nessas ambientações e contribui para a memória LGBTQIA+. Subsidiar a curadoria de conteúdos e a curadoria social como práticas que possibilitam a manutenção da consciência e da memória LGBTQIA+ realizadas por atores nas redes sociais, a partir da análise de caso do Acervo Bajubá. O estudo de caso se apresenta como uma metodologia de pesquisa que geralmente utiliza dados qualitativos que foram previamente coletados a partir de eventos reais, objetivando a explicar, explorar ou descrever fenômenos atuais e seus contextos. Pudemos refletir acerca de novas relações e práticas curatoriais que estendem e convidam à reflexão acerca do papel social da curadoria de conteúdo em ambientes digitais.</p> Anderson Matheus Alves Arruda, Arthur Henrique Feijó de Almeida Copyright (c) 2022 Folha de Rosto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/936 Thu, 09 Mar 2023 18:21:25 +0000 Coronawiki //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/931 <p>Neste artigo descreve-se uma das iniciativas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em resposta à pandemia de Covid-19: a CoronaWiki, disponível online no portal da Covid-19 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Da descoberta do Coronavírus-19 decorre uma explosão tanto de produção científica quanto de notícias fraudulentas e desinformação. Assim, pesquisadores do IBICT, em parceria com pesquisadores de diversas universidades, se propõem a criar uma plataforma colaborativa para registro e discussão de atividades necessárias e possíveis de atenção primária à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). A CoronaWiki é construída em Wikimedia e os verbetes vão sendo publicados conforme se identificam as atividades de atenção primária à saúde no Brasil. A partir da descrição da iniciativa são feitas discussões pertinentes: epidemia de informação e desinformação, e validação pragmática da informação na Wiki. Os ambientes wiki permitem que todos os interessados possam apresentar seus pontos de vista e argumentar em defesa deles, sendo o desenvolvimento desta ferramenta orientada para atenção primária no controle da Covid-19 uma inovação tecnológica e social que aplica a teoria do Discurso para combater a desinformação e notícias fraudulentas, especialmente sobre isolamento social, terapias e vacinas.</p> Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, Bárbara Coelho Neves, Bruna Lessa, Daniela Capri Copyright (c) 2022 Folha de Rosto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/931 Thu, 09 Mar 2023 18:24:46 +0000 Ações remotas dos bibliotecários do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFPI (SIBi-UFPI) em tempos de distanciamento social decorrente da pandemia de COVID-19 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/938 <p>Em tempo de restrições e isolamento social que nos privam do acesso in loco aos instrumentos de informação e comunicação, bem como equipamentos informacionais, cabe ao bibliotecário ressignificar sua atuação profissional e promover ações que permitam a assistência aos usuários de forma remota. O presente estudo tem como inquietude o seguinte problema: como os bibliotecários estão protagonizando suas ações em tempo de isolamento social junto à comunidade acadêmica? Dentre os objetivos que norteiam a pesquisa estão: verificar a capacidade do bibliotecário de se reinventar; evidenciar o papel das bibliotecas universitárias a partir do delineamento de novas práticas de informação, nas quais o bibliotecário posiciona-se como protagonista dessas ações. A metodologia utilizada apoiou-se na pesquisa bibliográfica, documental e descritiva, cujo foco estabeleceu sobre as atividades desenvolvidas pelos bibliotecários do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Piauí (SIBi-UFPI) e suas relações de trabalhos em situações adversas de atuação. Conclui-se que, em um esforço conjunto de todos que fazem o (SIBi-UFPI), tais organismos e profissionais vêm se empenhando e se adaptando para corresponder aos anseios da sociedade no aspecto instrucional e informacional. Através da prestação de serviços online, por meio do uso das ferramentas colaborativas, atinge assim os objetivos do estudo ao contribuir de maneira inovadora para a comunidade beneficiada no que tange ao crescimento da ciência, da pesquisa, da arte e da cultura em meio ao seu público especializado e à sociedade como um todo.</p> Rafael Gomes de Sousa, Ana Cristina Guimarães Carvalho Copyright (c) 2022 Folha de Rosto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/938 Thu, 09 Mar 2023 18:31:02 +0000 Políticas Educacionais //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1007 <p>O presente artigo é um convite a reflexão por meio da dialética de estudos críticos, a superação do ideário neoliberal da necessidade de corte nos gastos públicos com educação em detrimento da crise e ajuste fiscal no Estado brasileiro. O objetivo foi apresentar de que forma as políticas educacionais amenizam as desigualdades originadas no mercado e, por conseguinte fortalece o movimento de formação de consenso contra hegemônico para resistir as investidas neoliberais. A abordagem metodológica praticada neste estudo foi a revisão de literatura, tendo como fonte de pesquisa a plataforma de Periódicos da CAPES, assim como, a base ERIC, na qual realizamos uma revisão descritiva e uma avaliação crítica da literatura. Os resultados desta pesquisa revelam que não deveríamos ignorar nem reduzir a intencionalidade quanto as questões relativas à natureza ética e política das escolas, assim como, precisamos encarar os benefícios da efetividade das políticas públicas como algo que transcende os interesses de uma minoria elitista. Portanto, a necessidade imanente é de encontrar formas de aumentar o volume de recursos destinados à educação pública.</p> Glauber Cassiano, Morgana Erika da Silva Cunha Cassiano, Emanuela de Jesus Cavalcante, Ingride de Paula Pereira Copyright (c) 2022 Folha de Rosto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1007 Thu, 09 Mar 2023 18:35:47 +0000 Competência em informação uma alternativa ao combate a desinformação e fake news no contexto da pós-verdade //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/987 <p>Trata-se de um artigo de revisão, com abordagem qualitativa, cujo objetivo principal foi analisar o filme “Não olhe para cima”, a luz dos conceitos acerca dos termos Desinformação, Fake News e Pós-verdade, presentes na literatura da Ciência da Informação. Para tanto, realizou-se uma busca na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), sobre os termos mencionados, com espaço temporal entre 2018 e o primeiro semestre de 2022. Durante a garimpagem dos termos, foram localizados 31 artigos que fundamentaram desde o referencial teórico até a análise do filme escolhido para este artigo, permitindo-nos comparar nossas inferências com os conceitos identificados nos textos recuperados. Após a análise das cenas por meio da observação e anotação dos aspectos mais relevantes, chegamos a 17 elementos que permeiam os termos Desinformação, Fake News e Pós-verdade, são eles: Negacionismo, Conservadorismo, Nepotismo, Interferência de empresários em questões de interesse público, Mídia sensacionalista, Indiferença de Indivíduos e das Instituições diante de situações extremas, Banalidade do mal, Compartilhamento de dados entre agências de inteligência, Informação classificada como segredo de estado para evitar que verdades venham à tona, Distorção da Informação, Prevaricação, Retaliação governamental aos meios de comunicação, Infantilização da notícia / midiatização de personagens, Desvalorização da educação pública em detrimento da privada, Interferência religiosa na resolução de problemas e crises, Supervalorização da tecnologia, Estado mínimo. Diante dos termos mencionados, conclui-se que a CI, enquanto uma ciência social aplicada, desempenha papel fundamental tanto na formação de seus profissionais, quanto no desenvolvimento de pesquisas e estudos voltados para o desenvolvimento das competências informacionais necessárias ao uso responsável das informações, bem como na checagem da autoridade, da atualidade, da qualidade e da precisão das informações publicadas e compartilhadas. Assim, na esteira das ações pontuadas no filme, em consonância com a realidade que se pode verificar cotidianamente, o que se observa é a transferência de atividades administrativas para as mãos da população. Outra questão acerca da tecnologia, é o seu amplo uso para otimizar os processos de desinformação e fake news, submetendo a população ao jugo das classes dominantes. Nesse contexto, a competência em informação surge com o objetivo de refratar tais ações.</p> <p><strong>Palavras-</strong><strong>chave:</strong> Competência em Informação. Desinformação. Fake News. Pós-verdade.</p> <p>&nbsp;</p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1"></a></p> Irma Gracielle Carvalho de Oliveira Souza, Marynice de Medeiros Matos Autran, Alexandre Pereira de Souza Copyright (c) 2022 Folha de Rosto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/987 Thu, 09 Mar 2023 18:41:34 +0000 Incorporação das Humanidades Digitais à Ciência da Informação //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/980 <p>Visa analisar a incorporação das Humanidades Digitais à área da Ciência da Informação por meio de um estudo bibliométrico das produções científicas no período de 2016 a 2021. Especificamente, o trabalho tem como objetivo trazer à tona os principais conceitos no campo, revelar as tendências temáticas e indicar os principais pesquisadores, apontar como se dão suas colaborações científicas e redes de coautoria na área. Metodologicamente, o estudo é caracterizado como descritivo e de caráter exploratório. Os dados foram coletados por meio do acesso à base de dados referenciais Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), de ampla cobertura nacional. Resultados indicam que há uma convergência gradativa entre as Humanidades Digitais e a Ciência da Informação em nível inter e transdisciplinar que ocorre por meio de metodologias comuns, projetos colaborativos com o uso das tecnologias digitais. Por fim, é possível apontar que o campo é rico em possibilidades que precisam ser exploradas de forma contínua e crítica, a fim de se produzir evidências científicas sobre o campo.</p> <p>&nbsp;</p> Monica Marques Carvalho Gallotti, Laís de Medeiros Pires, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus Copyright (c) 2023 Folha de Rosto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/980 Thu, 16 Mar 2023 17:17:10 +0000 Educação, interação humano-computador e Ciência da Informação //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/932 <p>A Interação Humano-Computador estuda a interação entre as pessoas e a máquina e ganha destaque quando fatores humanos e sociais como aspectos psicológicos e o impacto na sociedade são inseridos no desenvolvimento de computadores. Este trabalho tem como objetivo estudar a relação das temáticas Educação e Interação Humano-Computador nas produções científicas apresentadas no Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, no período de 2015-2021, e visa contribuir com os estudos de IHC na Ciência da Informação. Quanto ao objetivo a pesquisa classifica-se como descritiva, de abordagem quali-quantitativa e os procedimentos utilizados para o desenvolvimento foram: pesquisa bibliográfica, levantamento bibliográfico e análise textual. Foram levantados 162 trabalhos apresentados dentro do período estabelecido para a pesquisa, sendo identificados somente 27 publicações, que posteriormente foram categorizadas dentro das temáticas apontadas por Santos Júnior (2021).</p> Carla Patrícia da Silva, Eddie Carlos Saraiva da Silva, Gerlandy Leão da Silva, Roberto Lopes dos Santos Junior Copyright (c) 2022 Folha de Rosto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/932 Thu, 16 Mar 2023 00:00:00 +0000 Representação da Informação em Museus //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1022 <p>Aborda os conceitos de representação da informação e do conhecimento na museologia e na Biblioteconomia. Discute sobre as normas e os padrões que existem na documentação dos museus e analisa a forma como é realizado o tratamento dos objetos museológicos. Os seguintes questionamentos são levantados nessa pesquisa para compreender como os processos representativos são feitos nos museus? Quais normas específicas de Museu trabalha sobre isso? Alguma semelhança entre os processos representativos nos museus e nas bibliotecas? O objetivo geral desse trabalho é o de discutir os modelos de Representação da Informação, e as possíveis relações existentes entre os padrões utilizados na Biblioteconomia com os da Museologia. Essa pesquisa se classifica como bibliográfica utilizando-se do método da análise de conteúdo. As análises realizadas entre as normas CIDOC/CRM e Spectrum e o Código AACR2 mostram similaridades em seus elementos de descrição o que torna a utilização do código AACR2 possível para os padrões de representação dos museus. Espera-se que os resultados apresentados nesta pesquisa possam contribuir para os estudos feitos em documentação na Museologia no Brasil, entendo os processos representativos e auxiliando os museus no desenvolvimento dessa atividade.</p> Alla Moana Cordeiro de Souza Bezerra Copyright (c) 2023 Folha de Rosto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1022 Thu, 16 Mar 2023 17:25:02 +0000 Memória, fé e identidade //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1023 <p>Propõe-se uma reflexão sobre a importância dos conceitos de memória, tradição e identidade, a partir da oralidade, reconhecendo este como um importante elemento no processo da comunicação e transmissão das tradições, repassadas de geração a geração, pelos grupos de cultura tradicional da cidade de Barbalha, no Ceará. Em uma exposição histórica e contextual faz-se abordagens e questionamentos sobre a participação dos grupos de tradição na abertura do cortejo da Festa de Santo Antônio, destacando sua origem e representatividade na região sul do Estado. O objetivo dessa pesquisa parte da necessidade de salvaguardar e registrar os elementos de identidade e representação cultural dos grupos, por meio de um mapeamento e categorização, que foi materializado através da confecção de um catálogo memorialístico digital. Foram utilizados o método etnográfico, para acompanhamento dos grupos e a realização de entrevistas semiestruturadas, a partir da Análise de Conteúdo para extrair as unidades de registro e unidades de contexto que identificaram os elementos definidores dos grupos para a categorização. Como conclusão, o produto final foi um catálogo memorialístico digital com os grupos de tradição que apresentam registro na Secretaria de Cultura de Barbalha-Ceará e participaram do Cortejo da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, entre os anos de 2016 a 2018.</p> Maria Isabel Moreira Leal Copyright (c) 2023 Folha de Rosto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1023 Thu, 16 Mar 2023 17:28:50 +0000 Estratégias de acessibilidade às pessoas com deficiência nas bibliotecas escolares da rede estadual de ensino na cidade de Juazeiro do Norte-CE //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1024 Samara Matias da Silva Copyright (c) 2023 Folha de Rosto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1024 Thu, 16 Mar 2023 17:31:31 +0000 Entre lembranças e esquecimentos //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1025 Ana Cristina Guimarães Carvalho Copyright (c) 2023 Folha de Rosto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/1025 Thu, 16 Mar 2023 00:00:00 +0000