//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/tarka/issue/feedTARKA — Revista de Filosofia Intercultural2025-09-09T17:09:20+00:00ALAFIalafioficial@gmail.comOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;"><strong>TARKA — Revista de Filosofia Intercultural </strong>é um periódico semestral vinculado à Associação Latino-Americana de Filosofia Intercultural (ALAFI) em parceria com pesquisadores e departamentos de filosofia de diversas universidades, com suporte técnico da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e editorial da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). <br>Visando fomentar publicações acadêmicas na área de Filosofia em perspectiva intercultural, com foco na produção latino-americana, a revista recebe reflexões teóricas sobre interculturalidade, acolhendo ensaios sobre temas filosóficos pensados a partir de matrizes culturais das mais diversas sociedades do mundo e textos sobre práticas de Ensino de Filosofia a partir de uma abordagem intercultural. </p> <p>TARKA — Revista de Filosofia Intercultural nasce da necessidade de um veículo de publicação próprio destinado a produções interculturais no campo da Filosofia. Seu nome é significativo por apresentar uma confluência bastante incomum: entre os povos Aymara dos Andes, “tarka” é a palavra usada para referir-se a uma flauta e, na epistemologia indiana clássica, "tarka" é o termo que se usa para designar “argumento”. Nessa junção cultural, estética e epistemológica, teórica e prática, o termo "tarka" expressa diretamente esse sentido de interculturalidade buscado pelas instituições e pesquisadores que organizam a revista.<br><br>ISSN 3086-0660<br><br></p> <p style="text-align: justify;"><em><em>Sobre la revista<br></em></em><strong>TARKA — Revista de Filosofía Intercultural</strong> es un proyecto conjunto de la Asociación Latinoamericana de Filosofía Intercultural (ALAFI) y del curso de Filosofía de la Universidad Federal de Cariri (UFCA), con periodicidad semestral a partir de 2025. El objetivo de esta revista es promover las publicaciones académicas en el área de la Filosofía en una perspectiva intercultural. El alcance de la revista incluye publicaciones que son (1) reflexiones teóricas sobre la interculturalidad y cuestiones relacionadas, así como (2) temas filosóficos de diferentes matrices culturales de las diversas sociedades del mundo, especialmente de América Latina.</p> <p style="text-align: justify;"><em>About the journal<br></em><strong>TARKA — Journal of Intercultural Philosophy</strong> is a biannual journal developed by the Latin American Association of Intercultural Philosophy (ALAFI) in partnership with the Philosophy course of Universidade Federal do Cariri (UFCA). The objective of the journal is to promote academic publications in the philosophy field with an intercultural outlook. The scope of the journal ranges from papers that are (1) theoretical reflections about interculturality and issues related to it, as well as (2) philosophical subjects from a variety of cultural matrices of the many societies of the world, especially, Latin-America.</p> <p style="text-align: justify;"> </p>//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/tarka/article/view/1364Filosofia Intercultural: reconfigurações conceituais e metodológicas a partir de filosofias asiáticas2025-09-09T14:49:44+00:00Flávio Tonnettiflavio.tonnetti@ufrb.edu.br<p>Texto de apresentação da primeira edição da TARKA — Revista de Filosofia Intercultural da ALAFI, com comentários introdutórios ao volume e a cada um dos artigos desta edição. </p>2025-09-09T14:33:20+00:00Copyright (c) 2025 TARKA — Revista de Filosofia Intercultural//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/tarka/article/view/1415Filosofia Intercultural: uma clarificação conceitual junto com sua aplicação no Ensino e Pesquisa além dos limites da Tradição Filosófica Ocidental 2025-09-09T14:49:45+00:00Ram Adhar MallRamren.Mall@gmail.com<p>O artigo aborda a hegemonia da filosofia ocidental em currículos globais e a ausência de filosofias não-europeias em cursos ocidentais, resultado do colonialismo e da autouniversalização. Mall defende que a filosofia é inerentemente intercultural, sendo, portanto, a expressão “filosofia intercultural” uma tautologia. Não se trata de uma nova disciplina, ecletismo, ou reação, mas de uma convicção e atitude de não aceitar nenhuma filosofia como definitiva ou definidora. Metodologicamente, o autor rejeita privilégios e hierarquias, valorizando a pluralidade cultural, propondo uma hermenêutica não-redutiva que busca “centros que intersectam” garantindo comunicação e preservação das características individuais. Advoga, ainda, uma nova historiografia da filosofia, desvinculada do eurocentrismo, que reconheça a universalidade mínima da racionalidade filosófica em todas as tradições e promova a emancipação das filosofias não-ocidentais. Essa “revolução copernicana” coloca um sol perene da filosofia no centro, incluindo todas as tradições, visando a unidade em face da diversidade e permitindo a crítica mútua com base na aceitação da legitimidade filosófica do outro.</p>2025-09-09T02:22:38+00:00Copyright (c) 2025 TARKA — Revista de Filosofia Intercultural//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/tarka/article/view/1336O que significa “filosofia intercultural” de um ponto de vista do realismo complexo? 2025-09-09T14:49:47+00:00Otavio Macieloe.maciel@gmail.com<p>A proposta deste ensaio é apresentar uma leitura sobre a Filosofia Intercultural a partir de algumas considerações do Realismo Complexo. Através de Bruno Latour introduzimos questionamentos sobre o ocidentalismo; sobre a perspectiva investigativa de discursos, ações e valores; e sobre a pluralidade de modos de veridicção. Disso, atravessando noções de decolonialidade e das críticas à metafísica da presença, chegamos a uma proposta de “filosofia” e de estudo intercultural que combina estratégias da ontologia plana da comunicação e uma Teoria Complexa da História. Trazendo críticas e proposições, abre-se com o Realismo Complexo uma perspectiva metodológica que poderá prosperar com os intentos e investigações da filosofia intercultural. </p>2025-09-08T18:50:04+00:00Copyright (c) 2025 TARKA — Revista de Filosofia Intercultural//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/tarka/article/view/1371Movendo-se por comunalidades não-essenciais: a dialética como um método para a filosofia intercultural2025-09-09T14:49:48+00:00Lucas Machadolucasmachado47@gmail.com<p>Este artigo tenta mostrar como, ao articular as dialéticas de Hegel, Nāgārjuna e Nishida, seria possível chegar a uma forma frutífera de conceber a filosofia intercultural por meio de um método dialético. Para articular as dialéticas desses diferentes filósofos em um método de fazer filosofia interculturalmente, também trarei para a discussão o filósofo Ram Adhar Mall e sua concepção de não-situalidade situada (<em>orthafte Ortlösigkeit</em>). Acredito que o conceito de Mall não apenas fornece uma base para articular as dialéticas distintas de Hegel, Nāgārjuna e Nishida em um método para fazer filosofia intercultural, mas também o próprio conceito de Mall pode ser melhor compreendido dialeticamente e para além da ideia de “filosofia perene”. Espero mostrar que fazer filosofia intercultural significa, de acordo com esse método, procurar por comunalidades (não-essenciais) entre diferentes tradições, não apenas para entender cada uma delas em suas diferenças e especificidades, mas também para, por meio dessas diferenças, adquirir uma nova compreensão de suas comunalidades partilhadas.</p>2025-09-08T19:12:54+00:00Copyright (c) 2025 TARKA — Revista de Filosofia Intercultural//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/tarka/article/view/1414Reflexões sobre a Metodologia da Filosofia Intercultural: inspirando-se nos professores Raimon Panikkar e Ninian Smart, e no meu estudo de Nishida Kitarō2025-09-09T14:49:49+00:00Michiko Yusaamanda_fernandesp@hotmail.com<div class="page" title="Page 1"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>A questão da metodologia no campo emergente dos estudos interculturais interessou meus orientadores de pós-graduação na UCSB, cujas influências formativas foram indispensáveis para o meu desenvolvimento intelectual. O pensamento complexo de Raimon Panikkar baseava-se na unidade entre epistemologia e ontologia (você “se torna” o que “conhece”). Ele também direcionou minha atenção para a filosofia de Nishida Kitarō. Ninian Smart propôs sua própria abordagem ao estudo filosófico da religião. Abordo diversos tópicos (mas não limitados a): (1) A unidade intrínseca entre epistemologia e ontologia (Raimon Panikkar, Nishida Kitarō); (2) O valor indispensável da “objetividade” (Ninian Smart); (3) A unidade entre pensamento, linguagem e ser (Platão, Max Müller, Nishida). Meu objetivo geral é refletir sobre a “metodologia” da filosofia intercultural, da qual emerge uma sugestão sobre a utilidade de “textos bilíngues”, cuja promoção pode ser especialmente relevante no nível de pós-graduação.</p> </div> </div> </div>2025-09-09T02:14:46+00:00Copyright (c) 2025 TARKA — Revista de Filosofia Intercultural//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/tarka/article/view/1332Autenticidade: Nishitani Keiji e o eu transontológico2025-09-09T14:49:51+00:00Amanda Sayonara Fernandes Prazeresamandafprazeres@gmail.com<p>Este estudo examina a questão da autenticidade a partir do pensamento do filósofo japonês Nishitani Keiji (1900-1990), destacando sua relevância no contexto do século XX. A noção de autenticidade está intrinsecamente associada à ideia de um "eu verdadeiro", uma identidade que se distingue e pode ser diferenciada de uma existência falsa ou inautêntica. Na filosofia europeia, a autenticidade frequentemente se apoia em uma estrutura essencialista, que pressupõe a existência de um núcleo imutável e absoluto como fundamento do "eu". Contudo, Nishitani, inspirado pela tradição budista, propõe uma abordagem que busca transcender os limites da metafísica tradicional, repensando as bases da realidade e enfatizando a interdependência entre todos os elementos que a constituem. Por esse motivo, defende-se que a perspectiva de Nishitani pode ser caracterizada como transontológica, pois ultrapassa as categorias ontológicas convencionais.</p>2025-09-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 TARKA — Revista de Filosofia Intercultural//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/tarka/article/view/1334Jun Tosaka e o esforço filosófico contra o fascismo2025-09-09T14:49:52+00:00Artur Cardosoartur.rmcardoso@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O objetivo deste texto é apresentar a filosofia de Jun Tosaka, através de seu livro </span><em><span style="font-weight: 400;">A Ideologia Japonesa</span></em><span style="font-weight: 400;">, reconstruindo sua crítica ao pensamento liberal e a incapacidade do mesmo de se opor verdadeiramente ao pensamento japonista (fascismo). Formado na filosofia de Quioto, Tosaka buscou outro caminho no materialismo marxiano. Sua carreira foi marcada por um esforço crítico não apenas contra o regime nacionalista e militarista que estava em ascensão no Japão, mas também em relação aos filósofos japoneses que optaram pelo silêncio. Tosaka nos aparece como um exemplo de filósofo não-europeu cuja vida e obra podem nos ajudar a responder à pergunta: o que o filósofo brasileiro, num mundo em que o fascismo está novamente em ascensão, deve fazer?</span></p>2025-09-08T19:03:18+00:00Copyright (c) 2025 TARKA — Revista de Filosofia Intercultural//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/tarka/article/view/1365O pensamento de Ichikawa Hakugen sobre a questão da ética social no budismo contemporâneo2025-09-09T14:49:53+00:00Joaquim Monteiroyasudarijin55@gmail.com<p>Ichikawa Hakugen (1902-1986) é conhecido internacionalmente como um pensador budista decisivo no pós-guerra japonês e como o principal teórico da responsabilidade de guerra do Budismo japonês. No entanto, sua contribuição para a ética social budista nunca foi discutida com rigor. O presente artigo pretende discutir sua contribuição para este tópico através de uma análise de sua compreensão do pensamento dos direitos humanos, do marxismo e da própria filosofia budista.</p>2025-09-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 TARKA — Revista de Filosofia Intercultural//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/tarka/article/view/1349A Buddhist Philosophy of Literature: outlining Yogacara Buddhism with Miyazawa Kenji and Huey P. Newton2025-09-09T17:09:20+00:00Takeshi Morisatotmorisat@ed.ac.uk<p>ainda será escrito.</p>2025-09-08T19:05:51+00:00Copyright (c) 2025 TARKA — Revista de Filosofia Intercultural//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/tarka/article/view/1362Aspectos de Filosofia Chinesa na Arte Contemporânea: apontamentos a partir da obra de Fang Lijun2025-09-09T14:49:54+00:00Flávio Tonnettiflavio.tonnetti@gmail.com<p>Resultado da conferência proferida no III Congresso da Associação Latino-americana de Filosofia Intercultural, o ensaio apresenta o uso da arte como ferramenta mobilizadora do pensamento filosófico em perspectiva intercultural. O texto busca articular conceitos das matrizes taoísta, confucionista e budista a partir do contato com obras de arte de Fang Lijun, um dos expoentes do realismo cínico chinês, partindo da materialidade estética como vetor de uma discussão filosófica.</p>2025-09-08T19:07:36+00:00Copyright (c) 2025 TARKA — Revista de Filosofia Intercultural