Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A TARKA - Revista de Filosofia Intercultural (ALAFI/UFCA) possui um modelo para o envio dos artigos, o qual pode ser encontrado abaixo. É obrigatório seu uso para a adequação do artigo às normas da Revista.

  1. Os arquivos devem ser enviados no formato Word ou ODT.
  2. Fonte Arial 12 (para caracteres), e espaçamento 1,5 cm com alinhamento justificado
    (para parágrafos).
  3. Primeira linha de cada parágrafo com recuo de 1,25cm.
  4. Termos em língua estrangeira, escritos pelo alfabeto latino, devem estar em itálico.
  5. Destaques devem estar em itálico, e não em negrito, evitando o uso de aspas para destaques no texto. Reservar as aspas para as citações diretas ou para expressões pejorativas.
  6. Citações devem seguir as normas da ABNT (apesar da norma brasileira da ABNT ser o padrão seguido em nossa revista, quando alguém não familiarizado com essas normas quiser publicar, ele/ela deve seguir as normas que deixamos explícitas aqui, e o que não for explícito os próprios editores vão adaptar). No corpo do texto referência citada deve indicar autor(es), ano de publicação e página(s), se for citação direta, sendo opcional informação de páginas em citações. Por exemplo:
    • 6.1 Citação direta: Conforme Dussel (2000, p. 30) “A Modernidade nasce realmente em
      1492”;
    • 6.2 Citação indireta: A partir do que foi argumentado podemos inferir então que o ano de 1492 é um marco para a formação da modernidade (Dussel, 2000);
    • 6.3 As citações diretas devem ser escritas entre aspas, se possuírem até 3 linhas, e
      estiverem presentes no próprio corpo do texto;
    • 6.4 Citações diretas longas, com mais de 3 linhas, devem ser escritas em fonte Arial 10, espaçamento simples, sem recuo na primeira linha, em parágrafo próprio com 4cm de recuo à esquerda;
  7.  Sobre o tamanho dos textos submetidos, o manuscrito central da seção “{2} Debate” deve ter até 25 páginas, de natureza ensaística ou de pesquisa, e textos de comentadores e a réplica do autor devem ter até 10 páginas - contando já com as referências e todos os elementos textuais; textos da seção “{3} Artigos” e “{4} Ensaios” devem ter até 25 páginas, contando já com as referências e todos os elementos textuais; textos das seções “{5} Entrevistas” devem ter, preferencialmente, até 10 páginas, podendo se alongar, se necessário; textos para a seção “{6} Ensino de Filosofia Intercultural” devem ter até 15 páginas, contando já com as referências e todos os elementos textuais; “{7} Resenhas críticas de livros” devem ter o limite de 5 páginas, contando já com as referências e todos os elementos textuais, preferencialmente para livros recém publicados nos últimos 3 anos, mas serão aceitas resenhas de livros historicamente relevantes; Na seção “{8} Resumo deTeses, Dissertações e TCC”, deve constar, apenas, o resumo e informações sobre o trabalho (nome, instituição, nome do Curso ou Programa, orientador/a, data de defesa e o endereço digital do trabalho publicado no banco de teses da instituição), incluindo as palavras-chave, com o limite de 5 resumos por número da revista;
  8. Os textos submetidos devem conter um título no idioma em que foi escrito, e um título traduzido para outro idioma. Se o texto foi escrito em português, a tradução do título pode ser feita em um dos outros dois idiomas aceitos pela revista. Se foi escrito em qualquer outro idioma, a tradução deve ser feita impreterivelmente em português.
  9.  O título do artigo deve ser escrito em caixa alta, com fonte Arial 14 em negrito.
  10. O título traduzido deve ser escrito em caixa alta, com fonte Arial 12 em negrito.
  11. O texto deve conter um resumo escrito no idioma do artigo, de no máximo 10 linhas, o qual deve conter o objetivo do trabalho, um resumo da metodologia adotada e uma síntese dos resultados obtidos pela pesquisa (não é necessário para resenhas e comentários e réplica da seção 2 “Debates”); O artigo deve conter também palavras-chave escritas no idioma do artigo, que devem ser separadas por ponto e vírgula. O artigo deve ter de três a cinco palavras-chaves, e devem ser priorizados termos que não aparecem no título do artigo (P. ex., se o título do artigo é “Filosofia do Candomblé”, preferir por palavras-chaves termos como “interculturalidade”, “africanidades” e “religiões afro-brasileiras”).
  12. Uma tradução do resumo e das palavras-chave deve estar presente no trabalho, seguindo as mesmas regras das traduções do título do manuscrito (vide norma 11).
  13. Nas notas de rodapé, deve-se utilizar números cardinais (1, 2, 3...), sendo permitido, para casos especiais, o uso de asterisco (*).
  14. Qualquer imagem presente no trabalho deve acompanhar arquivo em separado em JPG e PNG. A pessoa que submete o manuscrito deve ter os direitos de reprodução da imagem que deseja anexar em seu trabalho, sendo ela própria a fotógrafa (em caso de fotografia) ou artista (em caso de arte), ou possuindo por escrito a autorização de que pode utilizar a imagem em questão em seu artigo.
  15. Para uso de termos estrangeiros originais que utilizem modelos de escrita que não seja o alfabético (como sânscrito, grego, árabe, chinês ou japonês, entre outras línguas), deve-se usar alguma norma mais atual de transliteração alfabetizada antes do termo estrangeiro. Por exemplo: “Zhuāngzǐ 莊子”, “lógos λόγος” ou “Upaniṣad उपनि षद”् ;
  16. A publicação dos textos dependente do deferimento dos Editores e da consideração dos pareceres da Comissão Científica (ou pareceristas externos convidados/as). Os pareceres são feitos por no mínimo dois pareceristas, por duplo cego (autoria omitida), para assegurar maior cientificidade ao processo.
  17. De forma que sejam garantidos os “pareceres por duplo cego”, os(as) autores(as) devem garantir que seus dados pessoais, como o nome e assinatura do arquivo em DOCXou ODT, sejam omitidos nos manuscritos, com exceção da seção “{2} Debate”, que é realizada por convidados(as) ou por propostas. Segue uma instrução para remover a identificação das propriedades do arquivo:
    • a. Em arquivos DOCX (Microsoft Office) ou Mac: (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  18. A seção de referências bibliográficas deve seguir as normas da ABNT. Exemplos mais utilizados:
    • Livros: SOBRENOME dos(as) autores(as), Nome (atenção para nomes do leste
      asiático em que o sobrenome vem primeiro, como no exemplo abaixo); título em
      negrito, se houver subtítulo, separado por dois-pontos; local; editora; ano de
      publicação. Exemplo:
      FENG, Youlan. Breve Historia de la Filosofía China. Traducción de Wang Hongxun y Fan
      Moxian. Pekín: Ediciones en Lenguas Extranjeras, 1989.

    • Livros coletâneas: SOBRENOME dos(as) autores(as), Nome dos(as) autores(as); ponto e vírgula (;) separando os autores; “Orgs.” entre parênteses após todos os nomes; título em negrito, se houver subtítulo, separado por dois-pontos; local; editora; ano de publicação. Exemplo:
      DUSSEL, Enrique; MENDIETA, Eduardo; BOHÓRQUEZ, Carmen (Orgs.). El pensamiento filosófico latinoamericano, del Caribe y" latino"(1300-2000): historia, corrientes, temas y filósofos. México: Siglo XXI, 2009.

    • Capítulo de livro: SOBRENOME dos(as) autores(as), Nome dos(as) autores(as); ponto e vírgula (;) separando os autores quando for o caso; título do capítulo; expressão “In:”; autoras(es) do livro conforme descrito nos exemplos anteriores; título em negrito, se houver subtítulo, separado por dois-pontos, local, editora, páginas do capítulo, ano de publicação. Exemplo:
      DUSSEL, Enrique. Europa, modernidad y eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo, Lander (org). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: Ediciones CLACSO, pp. 55-70, 2000.DUSSEL, Enrique. Europa, modernidad y eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo, Lander (org). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: Ediciones CLACSO, pp. 55-70, 2000.

    • Artigo em revista/periódico acadêmico: autoras(es); título do artigo; nome do periódico em negrito; local (se houver); ano e/ou volume (se houver), número, páginas inicial e final; data; Disponível em ; Acesso em dia mês ano.
      MACHADO, Lucas Nascimento. Verdade e vazio em Nāgārjuna: o capítulo XXIV dos
      Mūlamadhyamakakārikā. Kriterion, Belo Horizonte, v. 57, n. 133, p. 65-84, 2016 .
      Disponível em <https://doi.org/10.1590/0100-512X2016N13303lnm>. Acesso em 09 dez.
      2020.

    • Trabalhos finais (tese, dissertação ou TCC): autor(a); título em negrito; se houver subtítulo, separado por dois-pontos; ano da defesa; número de folhas; Natureza do trabalho; nível e área de formação entre parênteses; Faculdade ou Universidade; local; ano de publicação:
      OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia da ancestralidade: corpo e mito na filosofia da
      Educação Brasileira. 2005. 353f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do
      Ceará: Fortaleza-CE, 2005.

    • Trabalho apresentado em evento: SOBRENOME, nome do autor (havendo mais de 3 autores, nesse e em outros casos pode-se usar o termo “et al” após o primeiro autor), título do trabalho;  expressão “In:”; título do documento (anais, atas, resumos etc.) em negrito; local de publicação; editora ou organizadores;volume ou número; páginas do texto; data de publicação:
      ALVES, Francisco Sales et al. OLIMPIADA DE FILOSOFIA PIBID/UEL. In: Pró-Ensino: Mostra Anual de Atividades de Ensino da UEL, Londrina, UEL, n. 1, p. 130-130, 2019.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

A Revista se compromete a não utilizar nomes e endereços para outras finalidades que não sejam aquelas pertinentes à publicação dos artigos.