Desafios estruturais e socioambientais no Parque Natural Municipal das Timbaúbas, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil

  • Amanda Maria Tavares Moreira Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Luana de Freitas Libório Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Jailson Renato de Lima Silva Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Vinicius Pereira Dias Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Patric Anderson Gomes da Silva Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Antonia Eliene Duarte Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Otoniel Moreira Leite Lima 2° Batalhão de Polícia de Meio Ambiente

Resumo

O Parque Natural Municipal das Timbaúbas é classificado como uma Unidade de Conservação e Proteção Integral voltado para a visitação contemplativa e uso indireto de seus recursos naturais, de expressivo valor ecológico. Desse modo, uma gestão comprometida socialmente e ambientalmente nas Unidades de Conservação deve influenciar na conservação, preservação da sua biodiversidade e tomada de decisões ambientais. Nesse sentido, objetivou-se examinar a gestão do Parque Natural Municipal das Timbaúbas, a partir de uma análise da sua estrutura física, gestão organizacional e do seu contexto ambiental. Considerando a importância da preservação, conservação do meio ambiente alinhada a práticas de educação ambiental e a participação ativa da comunidade neste território, torna-se necessária esta análise. Trata-se de um estudo de caso tendo como suporte a pesquisa qualitativa do tipo exploratória. É importante destacar que foram realizadas visitas técnicas ao Parque Natural Municipal das Timbaúbas e ações educativas.  É possível constatar algumas limitações no funcionamento e na conservação do Parque das Timbaúbas. A Unidade de Conservação e Proteção Integral, propicia qualidade de vida para a população, haja vista proporcionar uma relação próxima com a natureza, e abrigar espécies da fauna e flora. Na perspectiva socioeducativa, o Parque das Timbaúbas é configurado como um espaço não-formal de educação, posto que proporciona diversão local, permite o desenvolvimento de práticas educativas ambientais e represente um espaço propício para ações socioambientais, no que tange à preservação e conservação do espaço verde urbano. Sob o prisma sociopolítico é classificado como um ambiente verde no meio urbano, entretanto, apesar de ser dotado de grandes belezas naturais, enfrenta dificuldades que permeiam por diversos setores no âmbito estrutural e ambiental. 

Biografia do Autor

Amanda Maria Tavares Moreira, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduanda em Ciências Biológicas - Universidade Regional do Cariri, URCA.

Luana de Freitas Libório, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduanda em Ciências Biológicas - Universidade Regional do Cariri, URCA.

Jailson Renato de Lima Silva, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) da Universidade Federal do Cariri, UFCA.

Vinicius Pereira Dias, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduando em Ciências Biológicas - Universidade Regional do Cariri, URCA.

Patric Anderson Gomes da Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Antonia Eliene Duarte, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutora em Ciências Biológicas, área de concentração Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Atualmente é professora efetiva do Departamento de Ciências Biológicas, da Universidade Regional do Cariri - URCA.

Otoniel Moreira Leite Lima, 2° Batalhão de Polícia de Meio Ambiente

Mestrado em Ciências da Educação pelo Instituto Superior de Educação Professora Lúcia Dantas (2015). Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e Policial - Polícia de Meio Ambiente.

Publicado
2023-10-25
Como Citar
Maria Tavares Moreira, A., Luana de Freitas Libório, Jailson Renato de Lima Silva, Vinicius Pereira Dias, Patric Anderson Gomes da Silva, Antonia Eliene Duarte, & Otoniel Moreira Leite Lima. (2023). Desafios estruturais e socioambientais no Parque Natural Municipal das Timbaúbas, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. Ciência E Sustentabilidade, 7(01), 361-390. https://doi.org/10.56837/ces.v7i01.1001