Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão constante nas Diretrizes Para Autores e observar os itens listados a seguir.
  • A contribuição deverá ser inédita e original e não deve estar sendo avaliada por outra revista.
  • Pelo menos um dos autores deve ter titulação mínima de mestre.
  • Os textos devem observar as Normas da ABNT e seguir os itens descritos em Diretrizes Para Autores.
  • A indicação de autoria deve ser removida do arquivo.
  • Os arquivos em formato doc.
  • A autoria se compromete inteiramente a não incorrer em qualquer forma de plágio e autoplágio.
  • As URLs constantes no texto devem estar ativas.

Diretrizes para Autores

A Revista Ciência e Sustentabilidade é uma publicação científica interdisciplinar que divulga trabalhos cujo tema principal esteja relacionado ao aprofundamento das dimensões que envolvem a temática da sustentabilidade.  A partir dessa temática geral, algumas questões se destacam como pontos de interesse para esse periódico: Desenvolvimento Regional; Território Semiárido; Impactos e riscos ambientais; Problemática Urbana; Manejo de resíduos sólidos; Educação para Sustentabilidade; Gestão de Recursos Hídricos; Políticas Públicas; Gestão Pública e Sustentabilidade; Planejamento Urbano e Regional, entre outras.  Os textos submetidos deverão ser inéditos e não estarem em processo de avaliação em nenhum outro periódico. 

Tipos de publicação

A Revista Ciência e Sustentabilidade é um periódico eletrônico (online), publica trabalhos em fluxo contínuo nas seguintes modalidades:

a) artigos originais;

b) ensaios;

c) resenhas de livros recém publicados;

d) resumos de dissertações e teses;

e) conferências;  

Linhas de Interesse

O periódico científico publica trabalhos inseridos nos seguintes eixos temáticos:

I) Estudos urbanos, regionais e metropolitanos;

II) Políticas públicas e participação social;

III) Educação e formação docente;

IV) Desenvolvimento rural.

Formato do Manuscrito

Na construção do(s) manuscrito(s) é necessário a observância das seguintes diretrizes:

  1. O manuscrito será aceito apenas em formato doc. ou docx., com paginação sequencial desde a primeira página.
  2. Para fins de avaliação, os manuscritos devem ser submetidos em português.
  3. Quanto à estruturação textual, os manuscritos deverão seguir a seguinte organização mínima: Títulos (português e inglês), Resumos e Palavras-chaves; Abstract e Key-words, Introdução, Desenvolvimento (subitens julgados adequados ao texto), Considerações finais e Referências. Notas de rodapé e/ou de fim de página são opcionais, porém não devem ultrapassar três por manuscrito.
  4. Os manuscritos devem estar digitados em fonte Arial, tamanho 12, com margens esquerda e superior de 3,0 cm e margens direita e inferior de 2,0 cm, com espaçamento entre linhas de 1,5.
  5. Quanto ao número de caracteres, o manuscrito deverá ter o mínimo de 30.000 e máximo de 50.000 caracteres, incluindo os espaços, notas de rodapé, notas de fim e referências.
  6. Título do manuscrito deve ter, no máximo, 20 palavras.
  7. Resumo e o abstract deverão ter entre 200 e 300 palavras. As Palavras-chave e keyword devem ser no mínimo 3 e no máximo 5.
  8. Os Elementos gráficos (Tabelas, quadros, gráficos, figuras, fotos, desenhos e mapas) devem ser numerados em algarismos arábicos na sequência em que aparecerem no texto. O número de elementos gráficos deve ser ponderado pelos autores, de acordo com o tipo de pesquisa. Observar as normas da ABNT para referências e inserção de legendas e fontes em cada elemento. Devem estar em formato original que permita edição, no corpo do texto. Adicionalmente, os elementos gráficos devem também ser enviados em arquivos suplementares na plataforma virtual da revista. Os elementos gráficos devem possuir legendas em fonte tamanho 10 constar no corpo do texto, com qualidade mínima de 300dpi.
  9. As citações e referências devem seguir as normas da ABNT.
  10. O manuscrito deverá ser submetido por meio do sistema eletrônico de envio da revista no site http://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/cienciasustentabilidade
  11. Os originais enviados devem seguir as Normas da ABNT:
  • NBR 6022: artigos científicos em publicação periódica;
  • NBR 6023: referências;
  • NBR 10.530: citações
  • NBR 6024: numeração progressiva;
  • NBR 6028: resumos.

PADRÕES ÉTICOS

  • A autoria do manuscrito assegura que o texto submetido é original e inédito, não devendo já ter sido publicado ou está em avaliação em outro periódico;
  • Caso sejam identificadas situações de plágio e/ou autoplágio, a equipe editorial buscará os meios para o combate a tais práticas antiéticas no seio do periódico: impedimento de publicação na revista por dois anos, comunicação aos autores plagiados e às instituições envolvidas;
  • Seguindo as orientações do Committee on Publication Ethics (COPE), a equipe editorial do periódico adotará políticas de retratação em casos de plágio, falsidade de dados, ausência de consentimento dos participantes, falhas metodológicas, dentre outros problemas de ordem ética;
  • Pesquisas que envolvam seres humanos devem ter, obrigatoriamente, aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa;
  • No ato de submissão, a autoria deve inserir a Autodeclaração de Responsabilidade devidamente preenchida e assinada por todos os autores. Tal documento pode ser acessado através do link:https://docs.google.com/document/d/1M4nzcCoPrJ56K1pPAUkbPV8Awv5kTXvChvagNFNECgM/edit?usp=sharing

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.