Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão constante nas Diretrizes Para Autores e observar os itens listados a seguir.
  • A contribuição deverá ser inédita e original e não deve estar sendo avaliada por outra revista.
  • Os arquivos em formato doc.
  • As URLs constantes no texto devem estar ativas.
  • Os textos devem observar as Normas da ABNT e seguir os itens descritos em Diretrizes Para Autores.
  • A indicação de autoria deve ser removida do arquivo.

Diretrizes para Autores

A Revista Ciência e Sustentabilidade é uma publicação científica interdisciplinar que divulga trabalhos cujo tema principal esteja relacionado ao aprofundamento das dimensões que envolvem a temática da sustentabilidade.  A partir dessa temática geral, algumas questões se destacam como pontos de interesse para esse periódico: Desenvolvimento Regional; Território Semiárido; Impactos e riscos ambientais; Problemática Urbana; Manejo de resíduos sólidos; Educação para Sustentabilidade; Gestão de Recursos Hídricos; Políticas Públicas; Gestão Pública e Sustentabilidade; Planejamento Urbano e Regional, entre outras.  Os textos submetidos deverão ser inéditos e não estarem em processo de avaliação em nenhum outro periódico. 

Tipos de publicação

A Revista Ciência e Sustentabilidade é um periódico eletrônico (online), publica trabalhos em fluxo contínuo nas seguintes modalidades:

a) artigos originais;

b) ensaios;

c) resenhas de livros recém publicados;

d) resumos de dissertações e teses;

e) conferências;  

 

Formato do Manuscrito

Na construção do(s) manuscrito(s) é necessário a observância das seguintes diretrizes:

  1. O manuscrito será aceito apenas em formato doc. ou docx., com paginação sequencial desde a primeira página.
  2. Para fins de avaliação, os manuscritos poderão ser submetidos nos idiomas: português, espanhol ou inglês.
  3. Quanto à estruturação textual, os manuscritos deverão seguir a seguinte organização mínima: Títulos (português e inglês), Resumos e Palavras-chaves; Abstract e Key-words, Introdução, Desenvolvimento (subitens julgados adequados ao texto), Considerações finais e Referências. Notas de rodapé e/ou de fim de página são opcionais, porém não devem ultrapassar três por manuscrito.
  4. Os manuscritos devem estar digitados em fonte Arial, tamanho 12, com margens esquerda e superior de 3,0 cm e margens direita e inferior de 2,0 cm, com espaçamento entre linhas de 1,5.
  5. Quanto ao número de caracteres, o manuscrito deverá ter o mínimo de 30.000 e máximo de 50.000 caracteres, incluindo os espaços, notas de rodapé, notas de fim e referências.
  6. Título do manuscrito deve ter, no máximo, 20 palavras.
  7. Resumo e o abstract deverão ter entre 200 e 300 palavras. As Palavras-chave e keyword devem ser no mínimo 3 e no máximo 5.
  8. Os Elementos gráficos (Tabelas, quadros, gráficos, figuras, fotos, desenhos e mapas) devem ser numerados em algarismos arábicos na sequência em que aparecerem no texto. O número de elementos gráficos deve ser ponderado pelos autores, de acordo com o tipo de pesquisa. Observar as normas da ABNT para referências e inserção de legendas e fontes em cada elemento. Devem estar em formato original que permita edição, no corpo do texto. Adicionalmente, os elementos gráficos devem também ser enviados em arquivos suplementares na plataforma virtual da revista. Os elementos gráficos devem possuir legendas em fonte tamanho 10 constar no corpo do texto, com qualidade mínima de 300dpi.
  9. As citações e referências devem seguir as normas da ABNT.
  10. O manuscrito deverá ser submetido por meio do sistema eletrônico de envio da revista no site http://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/cienciasustentabilidade
  11. Os originais enviados devem seguir as Normas da ABNT:
  • NBR 6022: artigos científicos em publicação periódica;
  • NBR 6023: referências;
  • NBR 10.530: citações
  • NBR 6024: numeração progressiva;
  • NBR 6028: resumos.

 

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.