Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Ciência e Sustentabilidade é uma publicação científica, em formato eletrônico, vinculada ao Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS) e ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), que tem por objetivo divulgar trabalhos que representem contribuição para o desenvolvimento de novos conhecimentos entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais.

O periódico tem caráter interdisciplinar, periodicidade semestral e prioriza colaborações inéditas resultantes de pesquisas e experiências com tema principal relacionado ao aprofundamento das dimensões que envolvem a temática da sustentabilidade (Ambiental, Social, Econômica, Cultural, Espacial/Territorial e Político-Institucional).  A partir dessa temática geral, algumas questões se destacam como pontos de interesse para esse periódico: Desenvolvimento Regional; Território Semiárido; Impactos e riscos ambientais; Problemática Urbana e Ambiental; Manejo de resíduos sólidos; Educação para Sustentabilidade; Gestão de Recursos Hídricos; Políticas Públicas; Gestão Pública e Sustentabilidade; Planejamento Urbano e Regional, Tecnologia e Inovação, Gestão Ambiental, Educação, Democracia e Participação Social, Cidades e territórios sustentáveis, Uso e ocupação do espaço urbano, dentre outras.  

Processo de Avaliação pelos Pares

As submissões serão avaliadas pelos Pares a partir dos critérios de:

  • Adequação às normas da revista;
  • Estrutura formal e conceitual do texto;
  • Clareza e coerência da linguagem;
  • Pertinência ao escopo da Revista;
  • Originalidade.

Os trabalhos serão enviados pelo conselho editorial para dois avaliadores, através do sistema OJS, garantindo a avaliação às cegas, e caso haja uma indicação de aceite e outra de rejeição, será enviado para um terceiro avaliador.

Os interessados em submeter à revista devem consultar e seguir rigorisamente as diretrizes constantes na seção submissões.

Periodicidade

Esta Revista tem edições semestrais regulares, além de edições especiais comemorativas.

As submissões ocorrerão através do sistema da revista com login e senha.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A revista Ciência e Sustentabilidade é fruto de uma construção coletiva de diversos atores que trabalham com a vertente do Desenvolvimento Regional Sustentável, sobretudo, no recorte territorial do Semiárido brasileiro. O referido periódico era desejo antigo da Universidade Federal do Ceará – Campus Juazeiro do Norte (atual Universidade Federal do Cariri – UFCA), desde o início das atividades do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) em 2011. A ideia foi amadurecida e o lançamento da primeira edição do periódico ocorreu no segundo semestre de 2015.