Notícias

Edição Atual

v. 7 n. 01 (2023): Revista Ciência e Sustentabilidade
Publicado: 2023-10-29

Artigos

Ver Todas as Edições

Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Ciência e Sustentabilidade é uma publicação científica, em formato eletrônico, vinculada ao Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS) e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), que tem por objetivo divulgar trabalhos que representem contribuição para o desenvolvimento de novos conhecimentos entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais. O periódico tem caráter interdisciplinar, periodicidade semestral e prioriza colaborações inéditas resultantes de pesquisas e experiências com tema principal relacionado ao aprofundamento das dimensões que envolvem a temática da sustentabilidade.  A partir dessa temática geral, algumas questões se destacam como pontos de interesse para esse periódico: Desenvolvimento Regional; Território Semiárido; Impactos e riscos ambientais; Problemática Urbana; Manejo de resíduos sólidos; Educação para Sustentabilidade; Gestão de Recursos Hídricos; Políticas Públicas; Gestão Pública e Sustentabilidade; Planejamento Urbano e Regional, entre outras.  

Processo de Avaliação pelos Pares

As submissões serão avaliadas pelos Pares a partir dos critérios de:

  • Adequação às normas da revista;
  • Estrutura formal e conceitual do texto;
  • Clareza e coerência da linguagem;
  • Pertinência ao escopo da Revista;
  • Originalidade.

Os trabalhos serão enviados pelo conselho editorial para dois avaliadores, através do sistema OJS, garantindo a avaliação às cegas, e caso haja uma indicação de aceite e outra de rejeição, será enviado para um terceiro avaliador.

Periodicidade

Esta Revista tem edições semestrais regulares, além de edições especiais comemorativas.

As submissões ocorrerão através do sistema da revista com login e senha.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A revista Ciência e Sustentabilidade é fruto de uma construção coletiva de diversos atores que trabalham com a vertente do Desenvolvimento Regional Sustentável, sobretudo, no recorte territorial do Semiárido brasileiro. O referido periódico era desejo antigo da Universidade Federal do Ceará – Campus Juazeiro do Norte (atual Universidade Federal do Cariri – UFCA), desde o início das atividades do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) em 2011. A ideia foi amadurecida e o lançamento da primeira edição do periódico ocorreu no segundo semestre de 2015. 

Fluxo do Processo Editorial

Em breve.