Quadrilátero côncavo de vazios urbanos e áreas subutilizadas nos distritos de Lajeado, Guaianases e José Bonifácio: estudo via Matriz FPEEEA
Resumo
O crescimento desordenado da cidade de São Paulo tem provocado drásticas mudanças em seu perfil urbano, decorrente da falta de planejamento eficiente e fiscalização assídua. Os bairros periféricos, se consolidam informalmente provocando uma série de agravantes socioambientais, além de contribuir para o surgimento de grandes áreas ociosas, fragmentando, assim, o tecido urbano e constituindo os chamados “vazios urbanos” e/ou subutilizados. Os determinantes para o desenvolvimento da cidade de São Paulo, especialmente da região Leste, são marcados por iniquidades e vulnerabilidades do seu crescimento heterogêneo, no qual o estudo em tela selecionou um trecho urbano entre os distritos de Lajeado, Guaianases e José Bonifácio para analisar a configuração socioeconômica e ambiental por meio de indicadores organizados segundo a Matriz Força_ Motriz-Pressão-Estado-Exposição-Efeito-Ação (FPEEEA), da Organização Mundial de Saúde. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais disponíveis em bases de dados de domínio público virtual com abordagem qualitativa e o propósito de provocar reflexão e estudo inerente às possibilidades de aproveitamento das áreas supracitadas. A partir do levantamento e da organização das informações obtidas, foi possível selecionar e propor fatores determinantes para cada eixo da matriz FPEEEA, bem como relacionar ações de atenção e potencialidades para a área de estudo. A implementação de políticas públicas e de fiscalização, baseadas na intersetorialidade, busca envolver e responsabilizar o poder público, privado e a sociedade no aproveitamento eficiente de espaços ociosos ou mal aproveitados. A Matriz FPEEEA é um instrumento de subsídio para o entendimento da dinâmica espacial do trecho urbano, bem como à discussão e elaboração de ações que, articuladas de forma integrada, podem embasar o planejamento urbano em consonância ao Plano Diretor Estratégico (PDE) do município de São Paulo.
Referências
CARLOS, A. F. A. O Espaço Urbano: Novos Escritos sobre a Cidade. São Paulo: Labur Edições, 2007.
CAVACO, Cristina Soares. Os espaçamentos ilegítimos ou a condição suburbana do vazio. In: Actas do Seminário de Estudos Urbanos. Lisboa: ISCTE, 2007.
CORVALÁN, C; BRIGGS, DJ; KJELSTROM, T. Environmental health indicators. In: Decision-making in environmental health: from evidence to action. SPON Routledge, London, 2000, pp 25-55
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados: São Paulo: São Paulo [internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2024. Disponível em:
JANEIRO, Pedro António Alexandre - {Cheios inúteis} : a imagem do vazio na cidade. Artitextos. Lisboa : CEFA ; CIAUD. ISBN 978-972-9346-12-5. N.º 8 (2009), p. 181-193. Disponível em: https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/1488
MAGALHÃES. S. F. Ruptura e Contiguidade, a cidade na incerteza. Tese de doutorado, Rio de Janeiro: [s.n], 2005.
MENESES, U. T. B. de. A cidade como bem cultural - áreas envoltórias e outros dilemas, equívocos e alcance da preservação do patrimônio ambiental urbano. In: MORI, Victor Hugo et al. (org.), Patrimônio: atualizando o debate, 9ª SR/IPHAN, São Paulo, 2006.
MINOCK, Megan S. Urban voids: an examination of the phenomenon in pos industrial cities in the United States. 2007. Dissertação (Mestrado)—Division of Research and Advanced Studies, University of Cincinnati. Cincinnati, 2007.
PINTO, M; PERES, F; MOREIRA, J. Utilização do modelo FPEEEA (OMS) para a análise dos riscos relacionados ao uso de agrotóxicos em atividades agrícolas do estado do Rio de Janeiro. Revista Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, n. 17(6):1543-1555, p. 1543-1555, abril. 2012.
PORTAS, N. Do Vazio ao Cheio. In: SMU. Vazios e o Planejamento das Cidades. Caderno de Urbanismo n° 2, 2000.
SÃO PAULO (Município). Plano Diretor Estratégico: cartilha explicativa. Lei nº 16.050, de 31 de julho de 2014. São Paulo: Prefeitura Municipal de São Paulo, 2024. Disponível em:
SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento. GeoSampa: Mapa Digital da Cidade de São Paulo. Disponível em:
SÁNCHEZ, Luis Enrique. Desengenharia: O Passivo Ambiental na Desativação de Empreendimentos Industriais. Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
SANTOS, M. Metrópole corporativa fragmentada: o caso da São Paulo. São Paulo: Editora Nobel, 1990.
SOBRAL, A; FREITAS, CM. Modelo de organização de indicadores para a operacionalização dos determinantes socioambientais da saúde. Saúde e Soc. São Paulo. v. 19, n.1, p.35-47, 2010.
SOLÁ-MORALES, I. "Terrain Vague”. Tradução de Igor Fracalossi. 01 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado 7 Mai 2024.
VILLAÇA, F. Espaço intraurbano no Brasil. São Paulo: Nobel, Fapesp, Lincoln Institute of Land Police, 2001.
Copyright (c) 2025 Ciência e Sustentabilidade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.

