Efeito da configuração do separador de fases na captação de biogás em reatores UASB tratando águas residuárias de frigorífico industrial

  • Allan Bruno Dantas Gonçalves Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Gorethe de Sousa Lima Brito Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Flávio César Brito Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Fernando José Araújo da Silva Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Joelma Pereira da Silva Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Cicero Gomes Oliveira Universidade Federal do Cariri - UFCA

Resumo

Esta pesquisa tem o intuito de investigar o efeito da configuração do elemento de separação de fases na captação de biogás em reatores UASB tratando efluentes de frigorífico industrial, submetidos as mesmas condições operacionais. Para isto, foram utilizados dois reatores com diferentes configurações do elemento de separação de fases, um no modelo convencional (R1) e o outro no modelo Y (R2). Os efluentes destes reatores foram monitorados por meio das análises físico-químicas. Também foram determinadas as vazões e composições de biogás captadas pelos separadores de fases. Dos resultados obtidos depreende-se que os dois reatores apresentaram satisfatória estabilidade operacional, uma vez que os valores de pH permaneneram na faixa neutra. Este resultado foi corroborado pela boa eficiência de remoção de matéria orgânica (74% para o R1 e 73% para o R2) e pelas elevadas vazões de biogás com percentuais elevados de metano: em média foram obtidos 0,063 m3.d-1 de biogás (com teor médio de metano de 79,5%) para o R1 e 0,064 m3.d-1 de biogás (com teor médio de metano de 79,4%) para o R2. Ao se analisar estatisticamente os dados, foi verificado que não existiram diferenças significativas entre os desempenhos operacionais dos reatores estudados. Também foi constatado que as diferentes configurações dos elementos de separação de fases, não exerceram efeito significativo na captação do biogás. Assim, este resultado sugere que a escolha da configuração do elemento de separação de fases, deve ser feita com base em aspectos financeiros e de estabilidade estrutural.

Biografia do Autor

Allan Bruno Dantas Gonçalves, Universidade Federal do Ceará - UFC
Doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Maria Gorethe de Sousa Lima Brito, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Doutora em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande. Professora da Universidade Federal do Cariri.

Flávio César Brito Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutor em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Fernando José Araújo da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, Professor da Universidade Federal do Ceará.

Joelma Pereira da Silva, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri.

Cicero Gomes Oliveira, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Mestrando em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri.

Publicado
2023-10-25
Como Citar
Gonçalves, A. B. D., Brito, M. G. de S. L., Nunes, F. C. B., Silva, F. J. A. da, Silva, J. P. da, & Oliveira, C. G. (2023). Efeito da configuração do separador de fases na captação de biogás em reatores UASB tratando águas residuárias de frigorífico industrial. Ciência E Sustentabilidade, 7(01), 322-360. https://doi.org/10.56837/ces.v7i01.1132