Agricultura familiar em Cedro-CE: mensuração do índice de capital social em comunidades rurais no ano de 2019

  • Luiz Fernando Pereira da Silva Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Cicero Lourenço da Silva Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Damaris Costa Frutuoso Universidade Regional do Cariri - URCA

Resumo

A agricultura familiar se caracteriza como um mecanismo capaz de expandir e ampliar a comercialização de produtos, gerando emprego e renda para os agricultores. Além disso, este segmento se torna um fator primordial, devido à capacidade de criar bases para o desenvolvimento sustentável, econômico e social. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar o nível de capital social dos agricultores familiares sócios ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Agricultura Familiar de Cedro-CE, nas comunidades rurais de Agrovila, Caiana e Várzea da Conceição. A pesquisa foi realizada por meio de dados primários, analisando alguns aspectos do Índice de Capital Social - ICS. Para obtenção dos dados foram aplicados questionários semi estruturados a 27 agricultores familiares das comunidades rurais da cidade de Cedro-CE. Com relação à mensuração do Índice de Capital Social foi utilizada a técnica de análise multivariada para identificar a relação existente entre as variáveis. Os resultados da pesquisa mostraram que o índice de capital social é baixo, no qual ficou situado entre 0 < ICS ≤ 0,5, obtendo o valor 0,418. O baixo nível de acumulação de capital social obtido pode estar relacionado à falta de políticas públicas capazes de promover o desenvolvimento local, a falta de apoio e incentivo para comercialização dos produtos agrícolas e a escassez de assistência técnica.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Pereira da Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri.

Cicero Lourenço da Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor de Ciências Econômicas da Universidade Regional do Cariri.

Damaris Costa Frutuoso, Universidade Regional do Cariri - URCA

Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri.

Publicado
2023-10-23
Como Citar
Luiz Fernando Pereira da Silva, Cicero Lourenço da Silva, & Damaris Costa Frutuoso. (2023). Agricultura familiar em Cedro-CE: mensuração do índice de capital social em comunidades rurais no ano de 2019. Ciência E Sustentabilidade, 7(01), 129-153. https://doi.org/10.56837/ces.v7i01.739