Contribuições da avaliação formativa para a aprendizagem ativa no ensino superior

  • Cícera Alves Agostinho de Sá Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Resumo

A avaliação da aprendizagem é abordada com frequência em pesquisas e estudos sobre educação, em virtude de sua complexidade, em diferentes níveis dessa área. Nessa perspectiva, o presente estudo objetiva analisar as contribuições da avaliação formativa para a aprendizagem ativa no ensino superior. Para este trabalho, as contribuições de autores e pesquisadores como Black e Dylan (1998), Villas Boas (2001), Luckesi (2011)  Miltre (2008) e Roldão (2013) pautam a abordagem da avaliação formativa; Santos (2015) e Pimentel (1999) orientam o tratamento das metodologias ativas; e Bollela et al (2014), além de Araújo e Mazur (2014) norteiam a discussão acerca da contribuição das metodologias para a aprendizagem ativa. Para esta pesquisa adotamos o método explicativo, pois levantamos dados junto a uma amostra de graduandos do Curso de Pedagogia, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), de uma instituição da região do Cariri, sobre a utilização de métodos ativos na avaliação, podendo incorrer em aprendizagem ativa. Os resultados apontam que desde o período pandêmico a utilização desses métodos vem ocorrendo com mais frequência, de modo que a avaliação formativa, que tem o estudante do ensino superior no centro do processo vem sendo implementada por parte dos docentes, conferindo maior autonomia aos graduandos e oferendo informações importantes aos professores sobre os tópicos e aspectos do conteúdo trabalhado que precisam ser retomados e/ou aprofundados. 

Biografia do Autor

Cícera Alves Agostinho de Sá, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Doutora em Letras do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Mestra em Letras do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Docente da Secretaria de Educação do Estado do Ceará e da Secretaria Municipal de Educação de Milagres - CE.

Publicado
2023-10-25
Como Citar
Alves Agostinho de Sá, C. (2023). Contribuições da avaliação formativa para a aprendizagem ativa no ensino superior. Ciência E Sustentabilidade, 7(01), 154-181. https://doi.org/10.56837/ces.v7i01.881