Percepção do consumidor acerca da sustentabilidade: análise em uma empresa varejista da construção civil

  • Gildásio Willyan Pereira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • José Shirley Pessoa do Nascimento Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar - FACEP
  • Geison Calyo Varela de Melo Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo

Atualmente, muito tem se falado em sustentabilidade e ideias relacionadas ao cuidado com o meio ambiente, porém, nem sempre as práticas sustentáveis se enquadraram nos padrões considerados ecologicamente corretos e esse fato vem se alastrando por muitos anos. Assim, a pesquisa buscou analisar a percepção do consumidor acerca da sustentabilidade em uma loja varejista de material de construção civil. Como método foi utilizada a aplicação de questionário, tratando os dados através de estatística descritiva e Análise Fatorial Exploratória (AFE). Os principais resultados coletados, mediante os 124 participantes com fatores extrínsecos variados foram, inicialmente, de alguns aspectos relacionados ao perfil dos consumidores respondentes. Em seguida, um questionário sobre a tema sustentabilidade, na qual se constatou uma preocupação destes acerca da sustentabilidade das empresas para além da construção civil, bem como a crença no impacto que empresas desse ramo provocam ao meio ambiente. Portanto, conclui-se que os consumidores têm consciência da importância da sustentabilidade e de seus impactos no meio ambiente. Percebe-se também que os consumidores têm consciência de que é possível uma empresa ser sustentável, embora haja dificuldades. Os consumidores também usam o fator “empresa sustentável” como critério de escolha na hora de fazer compras.

Biografia do Autor

Gildásio Willyan Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduado em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

José Shirley Pessoa do Nascimento, Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar - FACEP

Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor do curso de Administração da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP).

Geison Calyo Varela de Melo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN).

Publicado
2023-10-23
Como Citar
Gildásio Willyan Pereira, José Shirley Pessoa do Nascimento, & Geison Calyo Varela de Melo. (2023). Percepção do consumidor acerca da sustentabilidade: análise em uma empresa varejista da construção civil. Ciência E Sustentabilidade, 7(01), 98-128. https://doi.org/10.56837/ces.v7i01.994