Web Social Semântica: uma proposta para a representação da inteligência coletiva

  • Angela Halen Claro Bembem Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP).
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP).
  • José Eduardo Santarém Segundo Professor Adjunto do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto.

Resumo

As novas dimensões do conhecimento que resultam em novas formas de produzir e disseminar informações, advindas de um tempo caracterizado como interativo, e de um Espaço do saber, requerem um repensar da Ciência da Informação quanto à representação de conteúdos disponíveis em ambientes digitais. Dessa forma, a partir da pesquisa bibliográfica e documental, se discorrerá sobre a Web Semântica como alternativa à representação dos objetos digitais construídos na proposta da inteligência coletiva. Dessa forma, se apresentará a Web Social Semântica e algumas de suas manifestações, como os blogs e wikis semânticos, destacando nessa perspectiva a relevância da aplicação de metatados e ontologias para a estruturação de ambientes semânticos.

Publicado
2015-07-21
Como Citar
BEMBEM, A. H. C.; SANTOS, P. L. V. A. DA C.; SANTARÉM SEGUNDO, J. E. Web Social Semântica: uma proposta para a representação da inteligência coletiva. Folha de Rosto, v. 1, n. 1, p. 90-100, 21 jul. 2015.
Seção
Artigos