BUTLER: A CRÍTICA DE FOUCAULT COMO VIRTUDE

  • Cristiane Maria Marinho Universidade Federal de Goiás UFG
Palavras-chave: Foucault; Butler; Virtude, Crítica; Resistência

Resumo

RESUMO: A partir do texto butleriano O que é a crítica? um ensaio sobre a virtude de
Foucault, o presente artigo, explora a noção de resistência e, mais especificamente, resistência
à governamentalidade neoliberal em Foucault e Butler. Para tanto, apresentarei a forma tal
como Butler se apropriou e dialogou com a noção da crítica como virtude, presente no ensaio
foucaultiano O que é a crítica?, explicitando como a filósofa desenvolveu uma reflexão que aprofundou e avançou em alguns pontos que considerou inconclusos ou incompletos naquela noção foucaultiana. Por esse viés, apresentaremos como Butler esclarece se haveria uma equivalência ou redescrição entre crítica, resistência e virtude que se expressaria na estética da existência, a qual surge a partir da arte de “não se deixar ser governado tanto assim”. Ou seja, a crítica como virtude seria uma relação entre estética, política e ética; e, consequentemente, a virtude enquanto resistência e crítica do assujeitamento pelos regimes de verdade poderia
possibilitar a criação estética da vida.

Biografia do Autor

Cristiane Maria Marinho, Universidade Federal de Goiás UFG

Possui graduação em Filosofia pela FAFIFOR - FACULDADE DE FILOSOFIA DE FORTALEZA (1983), Especialização em Economia Política pela UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (1995), Mestrado em Filosofia pela UFPB/UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA / UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (2000), Doutorado em Educação pela UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2008), Doutorado em Filosofia pela UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (2020),Pós-doutorado em Filosofia da Educação pela UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (2011). Atualmente é Professora Emérita da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ e Professora de Filosofia vinculada ao Mestrado Acadêmico em Serviço Social - MASS. - Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, sujeito, sociedade, poesia, política, história, marxismo, objetividade e conhecimento, História da filosofia no Brasil, pós-modernidade, Filosofia da Educação, Serviço Social, Gênero, Foucault, Deleuze e Filosofia da Diferença.

Referências

BUTLER, Judith. O que é a crítica? Um ensaio sobre a virtude de Foucault. Tradução de Gustavo Hessmann Dalaqua. In: Cadernos de Ética e Filosofia Política, v.1 n.22 (2013), 159-179.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Tradução Fernanda Siqueira Miguens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
DUARTE, André; CÉSAR, Maria Rita de Assis. Crítica e coalizão: repensar a resistência com Foucault e Butler. Revista de Filosofia Aurora, [S.l.], v. 31, n. 52, maio 2019. ISSN 1980-
5934. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/24770. Acesso
em: 10 ago. 2020.
DUARTE, André. A pandemia e o pandemônio: ensaio sobre a crise da democracia brasileira. Rio de Janeiro: Via Verita, 2020.
FOUCAULT, Michel. O que é a Crítica? Tradução do original “Qu’est-ce que la critique? Critique et Aufklärung” por Tradutores Independentes. 2018. Disponível em: https://medium.com/@oqueeacritica
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População: curso dado no Collège de France (1977-1978) Michel Foucault. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008. (Coleção Tópicos).
MARINHO, C. Processos de subjetivação, governamentalidade neoliberal e resistência: uma leitura a partir de Michel Foucault e Judith Butler. São Paulo: Editora Intermeios, 2022.
Publicado
2023-06-07
Como Citar
Cristiane Maria Marinho. (2023). BUTLER: A CRÍTICA DE FOUCAULT COMO VIRTUDE. ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA - , 3(02), 7 - 29. https://doi.org/10.56837/Araripe.2022.v3.n02.1091