VersãoCompleta do Volume 3. Nº 2/2022

  • Nilo César Batista Silva Universidade Federal do Cariri - UFCA
Palavras-chave: Subjetividade, Sexualidade, Crítica, Clínica, Deleuze, Foucault

Resumo

A presente edição da revista Araripe nasce com o propósito de abordar em diversas perspectivas filosóficas a temática “Modos de subjetivação contemporâneos: Crítica e Clínica”. Adotamos para o título deste dossiê o destaque das dimensões críticas e clínicas das subjetividades, de modo similar ao livro homônimo do filósofo Gilles Deleuze, lançado na França em 1993. Ao trazermos à tona essa obra deleuziana, há exatos 30 anos de sua publicação, pretendemos destacar não apenas as variações atualizadas de pensamentos que se dão no encontro da filosofia com o “fora”, com o que nos afeta, mas também apresentar textos que pretendem interpelar a constituição de subjetividades contemporâneas, impelindo-nos à criação incessante de sentidos, a irmos em busca de uma linguagem ainda inaudita. Este número da Revista Araripe acolhe, portanto, o que é passível de ser malvisto e maldito, em uma profusão de cores e sonoridades. Da mesma forma como a filosofia de Deleuze se abasteceu das ressonâncias de múltiplos textos - da literatura de Beckett, Proust, Lewis Carroll, da filosofia de Spinoza, Nietzsche, Kant, Platão, ou mesmo, da clínica de Freud e Deligny etc. –, as autoras e autores que aqui se agenciam atentam portanto para palavras e contextos plurais, para tematizações que procuram perfurar blocos conceituais fechados sobre si mesmos, alijados do nosso contexto ético-político.

Biografia do Autor

Nilo César Batista Silva, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Doutor em filosofia pela Universidade do Porto (U. PORTO). Atualmente exerce a docência em Filosofia Medieval na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Coordena NEAFI – Núcleo de Estudos agostinianos e Idade Média no Curso de Filosofia da UFCA, Membro e coordenador do GT/ANPOF Agostinho de Hipona e o Pensamento tardo-antigo (2018/2020).É membro da Sociedade Brasileira para o Estudo da Filosofia Medieval e da Société Internationale pour l'Étude de la Philosophie Médiévale. Desenvolve estudos sobre mística e neoplatonismo na Idade Média, com ênfase no Pensamento de Santo Agostinho. Nesta edição apresenta o texto “Noções de verdade e saber no Diálogo sobre o livre arbitrio de Santo Agostinho, ampliando, dessa forma, a discussão sobre a Metafísica e a Epistemologia agostiniana.

Referências

Autores
Publicado
2023-06-07
Como Citar
Silva, N. C. B. (2023). VersãoCompleta do Volume 3. Nº 2/2022. ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA - , 3(02). https://doi.org/10.56837/Araripe.2022.v3.n02.1102