VersãoCompleta do Volume 3. Nº 2/2022
Resumen
A presente edição da revista Araripe nasce com o propósito de abordar em diversas perspectivas filosóficas a temática “Modos de subjetivação contemporâneos: Crítica e Clínica”. Adotamos para o título deste dossiê o destaque das dimensões críticas e clínicas das subjetividades, de modo similar ao livro homônimo do filósofo Gilles Deleuze, lançado na França em 1993. Ao trazermos à tona essa obra deleuziana, há exatos 30 anos de sua publicação, pretendemos destacar não apenas as variações atualizadas de pensamentos que se dão no encontro da filosofia com o “fora”, com o que nos afeta, mas também apresentar textos que pretendem interpelar a constituição de subjetividades contemporâneas, impelindo-nos à criação incessante de sentidos, a irmos em busca de uma linguagem ainda inaudita. Este número da Revista Araripe acolhe, portanto, o que é passível de ser malvisto e maldito, em uma profusão de cores e sonoridades. Da mesma forma como a filosofia de Deleuze se abasteceu das ressonâncias de múltiplos textos - da literatura de Beckett, Proust, Lewis Carroll, da filosofia de Spinoza, Nietzsche, Kant, Platão, ou mesmo, da clínica de Freud e Deligny etc. –, as autoras e autores que aqui se agenciam atentam portanto para palavras e contextos plurais, para tematizações que procuram perfurar blocos conceituais fechados sobre si mesmos, alijados do nosso contexto ético-político.
Citas
1 Ao submeter trabalhos à revista ARARIPE, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na ARARIPE são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência à revista ARARIPE como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos à ARARIPE os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista ARARIPE adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
9 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da ARARIPE e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
10 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
11 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista ARARIPE, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito à ampla defesa.
12 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.