AGRAVOS DO NEGACIONISMO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

  • Patrícia Ribeiro Feitosa Lima Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Nilson Vieira Pinto Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Raul Aragão Martins Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
  • Rogério Parentoni Martins Docente aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Negacionismo., Educação., Paulo Freire.

Resumo

No presente ensaio, discute-se o impacto do negacionismo na Educação escolar. Essa ideologia é baseada em falsos argumentos, cujos protagonistas negam evidências cientificamente comprovadas, como forma de fortalecer seus anseios pelo poder. A narrativa negacionista atinge pessoas que aceitam acriticamente e replicam esses argumentos como se fossem verdades absolutas. Um dos resultados da disseminação e aceitação dessa ideologia é o estímulo a ações extremistas, como vimos acontecer recentemente no Brasil. A negação fomenta intencionalmente os analfabetismos histórico, social e científico. As pessoas "contaminadas" por essa ideologia extremista ignoram os argumentos lógicos e permanecem alheias ao avanço da Ciência. Acreditam em disparates, como o chamado “terraplanismo”; são disseminadores de informações falsas; promovem “cruzadas” antivacinação; defendem o uso de medicamentos ineficazes; e fomentam o descrédito da democracia. As ideias de Paulo Freire, que estimulam o cultivo do pensamento crítico e emancipatório, é o aporte teóricometodológico que norteia este ensaio, contextualizado na prática docente dos autores, que consideram a Educação como uma prática de liberdade.

Biografia do Autor

Patrícia Ribeiro Feitosa Lima, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutora em Educação, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Fortaleza.

Nilson Vieira Pinto, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Biotecnologia, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Fortaleza. 

Raul Aragão Martins, Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Doutor em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus São José do Rio Preto.

Rogério Parentoni Martins, Docente aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado
2023-08-29
Como Citar
Patrícia Ribeiro Feitosa Lima, Nilson Vieira Pinto, Raul Aragão Martins, & Rogério Parentoni Martins. (2023). AGRAVOS DO NEGACIONISMO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA - , 4(1), 92-104. https://doi.org/10.56837/Araripe.2023.v4.n1.1148