AGRAVOS DO NEGACIONISMO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Abstract
: In this essay, the impact of denialism on school education is discussed. This ideology is based on false arguments, whose protagonists deny scientifically proven evidence as a way to strengthen their attempts at power. The denialist narrative reaches people who uncritically accept and replicate these arguments as if they were absolute truths. One of the results of the dissemination and acceptance of this ideology is the stimulus to extremist actions, as we have seen happen recently in Brazil. Denial intentionally fosters historical, social, and scientific illiteracy. People "contaminated" by this extremist ideology ignore logical arguments and remain oblivious to the advancement of science. They believe in nonsense, such as the so-called “flat earthism”; they are disseminators of false information; promote anti-vaccination “crusades”; they defend the use of ineffective drugs and promote the discredit of democracy. Paulo Freire's ideas that encourage the cultivation of critical and emancipatory thinking is the theoretical-methodological contribution that guides this essay, contextualized in the teaching practice of the authors, who consider education as a practice of freedom.
References
Edição: Aline Leal. Publicado em 27 jul. 2023, às 20:14. São Paulo, 2023. Disponível em:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-07/brasil-teve-queda-de-74-na-producaocientifica-entre-2022-e-2021. Acesso em: 27 jul. 2023.
AGRELI, M. S.; MARTINS, R. A. Violência do governo Bolsonaro contra as universidades
públicas em tempos de pandemia. Revista Debates Insubmissos. v. 5, n. 17, p. 47 - 63, 2022.
Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/debatesinsubmissos/article/view/250758.
Acesso em: 27 jul. 2023.
ALVES, Igor. Teoria da conspiração: o que é, significado. 2021. Disponível em:
https://www.significados.com.br/teoria-da-conspiracao/. Acesso em: 10 jan. 2023.
BARTELMEBS, Roberta Chiesa; VENTURI, Tiago; SOUSA, Robson Simplicio de.
Pandemia, negacionismo científico, pós-verdade: contribuições da pós-graduação em
educação em ciências na formação de professores. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 5,
p. 64 -85, 2021.
BRASIL. Lei n. 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDBEN). Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Ministério da Saúde. Painel de
casos de doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19) no Brasil pelo Ministério da Saúde. 2023.
Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 3 ago. 2023.
FARGONI, Everton Henrique Eleutério et al. Ciência e sociedade civil sob necropolíticas.
Revista de Estudos em Educação e Diversidade – REED, v. 2, n. 3, p. 15-33, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos.
Apresentação: Ana Maria Araújo Freire. Carta-prefácio de Balduino A. Andreola. São Paulo:
Editora Unesp, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo:
Paz e Terra, 2005.
LAVOR, Adriano. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Falta de oxigênio causa
mortes e revela colapso em Manaus, que já soma mais de quatro mil mortes em 2021.
Disponível em: https://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/50926. Publicado em: 4 mar. 2021.
Acesso em: 3 ago. 2023.
LIMA, Eduardo Jorge da Fonseca; ALMEIDA, Amalia Mapurunga; KFOURI, Renato de
Ávila. Vacinas para covid-19 - o estado da arte. Revista Brasileira de Saúde Materno-Infantil,
v. 21, p. 13-19, 2021.
LIMA, Patrícia Ribeiro Feitosa; PINTO, Nilson Vieira; MARTINS, Raul Aragão. A síndrome
de burnout em docentes da educação profissional e tecnológica em meio à pandemia da covid19. In: GT 20.014. Educação Profissional e Tecnológica. CONEDU, 2022, Anais [...].
MAIA, Rodrigo; HERÉDIA, Thais; COELHO, Larissa. CNN, São Paulo. Educação
brasileira está em último lugar em ranking de competitividade. Disponível em:
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/educacao-brasileira-esta-em-ultimo-lugar-em-rankingdecompetitividade/#:~:text=O%20pa%C3%ADs%20teve%20um%20baixo,de%20apenas%202
%2C6%25. Publicado em 17 jun. 2021. Acesso em: 3 ago. 2023.
MORAES, Luís Edmundo de Souza. A negação negacionista do holocausto: suas
metamorfoses e a ilusão de ótica. In: SCHURSTER, Karl; GHERMAN, Michel; FERREIROVÁZQUEZ, Óscar. Negacionismo: a construção social do fascismo no tempo presente. Cap.
4, p. 65-110, Recife: EdUPE, 2022.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Painel do coronavírus da OMS (Covid-19).
Disponível em: https://covid19.who.int/table. Acesso em: 7 fev. 2023.
PORTAL DO BUTANTAN. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias. Acesso em: 23
jun. 2023.
PORTO, Mayla Yara. Uma revolta popular contra a vacinação. Ciência e Cultura, v. 55, n. 1,
p. 53-54, 2003. SCHURSTER, Karl; GHERMAN, Michel; FERREIRO-VÁZQUEZ, Óscar. (Para) traduzir a
negação, as teorias da conspiração e o antissemitismo. In: SCHURSTER, Karl; GHERMAN,
Michel; FERREIRO-VÁZQUEZ, Óscar. Negacionismo: a construção social do fascismo no
tempo presente. Cap. 1, p. 19-32, Recife: EdUPE, 2022.
SENHORAS, Elói Martins. O campo de poder das vacinas na pandemia da Covid-19. Boletim
de Conjuntura (Boca), v. 6, n. 18, p. 110-121, 2021.
VILELA, Mariana Lima; SELLES, Sandra Escovedo. É possível uma educação em ciências
crítica em tempos de negacionismo científico? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37,
n. 3, p. 1.722 -1.747, 2020.
1 Ao submeter trabalhos à revista ARARIPE, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na ARARIPE são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência à revista ARARIPE como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos à ARARIPE os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista ARARIPE adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
9 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da ARARIPE e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
10 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
11 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista ARARIPE, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito à ampla defesa.
12 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.