STEPHAN, Cassiana. Amor pelo avesso: de afrodite a medusa. Estética da existência entre antigos e contemporâneos. Curitiba: kotter editorial, 2021, 374p.

  • Regiane Lorenzetti Collares Universidade Federal do Cariri UFCA
Palavras-chave: Amor. Estética. Existência. estoicos

Resumo

O livro Amor pelo avesso: de Afrodite a Medusa. Estética da Existência entre antigos e contemporâneos, de autoria de Cassiana Lopes Stephan, fruto de sua tese em Filosofia apresentada na Universidade Federal do Paraná, é tecido por uma espécie de escrita realizada com o próprio sangue, como diria Nietzsche; em um texto filosófico visceral, de crise e agonia, a autora nos convida a participar de uma discussão sobre as perspectivas ético-políticas das relações amorosas. Tal incursão filosófica se dá desde os antigos, com ênfase no estoicismo e no cinismo, levando-nos à aproximação tanto das reflexões contemporâneas de Michel Foucault, Pierre Hadot, Maurice Blanchot, Jean-Pierre Vernant, Sarah Kofman, Judith Butler, dentre outros, como também da inquietante literatura de Marguerite Duras e de produções cinematográficas baseadas em seus roteiros.

Biografia do Autor

Regiane Lorenzetti Collares, Universidade Federal do Cariri UFCA

Graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1997), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Cariri-UFCA. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, Ética e Teorias da Subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: Modos de Subjetivação, Experiências transformadoras e Éticas da sexualidade

Referências

STEPHAN, Cassiana. Amor pelo avesso: de afrodite a medusa. Estética da existência entre antigos e contemporâneos. Curitiba: kotter editorial, 2021, 374p.
Publicado
2022-08-09
Como Citar
Regiane Lorenzetti Collares. (2022). STEPHAN, Cassiana. Amor pelo avesso: de afrodite a medusa. Estética da existência entre antigos e contemporâneos. Curitiba: kotter editorial, 2021, 374p. ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA - , 3(1), 164-174. https://doi.org/10.56837/Araripe.2022.v3.n1.926