STEPHAN, Cassiana. Amor pelo avesso: de afrodite a medusa. Estética da existência entre antigos e contemporâneos. Curitiba: kotter editorial, 2021, 374p.

  • Regiane Lorenzetti Collares Universidade Federal do Cariri UFCA

Resumen

O livro Amor pelo avesso: de Afrodite a Medusa. Estética da Existência entre antigos e contemporâneos, de autoria de Cassiana Lopes Stephan, fruto de sua tese em Filosofia apresentada na Universidade Federal do Paraná, é tecido por uma espécie de escrita realizada com o próprio sangue, como diria Nietzsche; em um texto filosófico visceral, de crise e agonia, a autora nos convida a participar de uma discussão sobre as perspectivas ético-políticas das relações amorosas. Tal incursão filosófica se dá desde os antigos, com ênfase no estoicismo e no cinismo, levando-nos à aproximação tanto das reflexões contemporâneas de Michel Foucault, Pierre Hadot, Maurice Blanchot, Jean-Pierre Vernant, Sarah Kofman, Judith Butler, dentre outros, como também da inquietante literatura de Marguerite Duras e de produções cinematográficas baseadas em seus roteiros.

Biografía del autor/a

Regiane Lorenzetti Collares, Universidade Federal do Cariri UFCA

Graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1997), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Cariri-UFCA. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, Ética e Teorias da Subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: Modos de Subjetivação, Experiências transformadoras e Éticas da sexualidade

Citas

STEPHAN, Cassiana. Amor pelo avesso: de afrodite a medusa. Estética da existência entre antigos e contemporâneos. Curitiba: kotter editorial, 2021, 374p.
Publicado
2022-08-09
Cómo citar
Regiane Lorenzetti Collares. (2022). STEPHAN, Cassiana. Amor pelo avesso: de afrodite a medusa. Estética da existência entre antigos e contemporâneos. Curitiba: kotter editorial, 2021, 374p. ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA - , 3(1), 164-174. https://doi.org/10.56837/Araripe.2022.v3.n1.926