REDES SOCIAIS E O NEGACIONISMO COMO INDIFERENÇA
Abstract
The goal of this work is to show how the modeling of social media encourages the dissemination of denialist content and conspiracy theories. Therefore, it details how social media have an addictive logic. This is due to the economic model of technology companies is centered on user attention. The strategy is to generate more engagement to modify behaviors. In this way, the social media produce personalized ways of exposing content, to generate the longest possible time of engagement. In view of this, the contents shown are usually the most.
References
Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2011.
DILEMA DAS REDES. Jeff Orlowski. Estados Unidos: Netflix, 2020.
DUNKER, Christian. Subjetividade em tempos de pós-verdade. In: Manuel da Costa Pinto &
Manuela Leão (Organizadores.). Ética e pós-verdade. Porto Alegre: Dublinense, 2017, p. 9-
41.
EMPOLI, Giuliano da. Os engenheiros do caos. Tradução de Arnaldo Bloch. São Paulo:
Vestígio, 2020.
HAN, Byung-Chul. Infocracia: digitalização e a crise da democracia. Tradução de Gabriel S.
Philipson. Petrópolis: Vozes, 2022.
LANIER, Jaron. Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais. Tradução de
Bruno Casotti. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática.
Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.
PASTERNAK, Natalia.; ORSI, Carlos. Contra a realidade: a negação da ciência, suas causas
e consequências. Campinas: Papirus, 2021 (Edição Kindle).
NÃO OLHE PARA CIMA. Adam McKay. Estados Unidos: Netflix, 2021.
O’NEIL, Cathy. Algoritmos de destruição em massa: como o big data aumenta a
desigualdade e ameaça a democracia. Tradução Rafael Abraham. Santo André: Editora Rua
do Sabão, 2020.
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Tradução de George Schlesinger. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.
1 Ao submeter trabalhos à revista ARARIPE, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na ARARIPE são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência à revista ARARIPE como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos à ARARIPE os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista ARARIPE adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
9 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da ARARIPE e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
10 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
11 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista ARARIPE, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito à ampla defesa.
12 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.