Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

Araripe é uma Revista eletrônica de Filosofia com publicações semestrais pelo Curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri  - UFCA, dedicada a difusão do conhecimento filosófico para a comunidade universitária da região do Cariri e a comunidade filosófica do Brasil, com o intuito de publicar artigos originais, estudos críticos, resenhas e traduções devidamente autorizadas pelos autores e/ou representantes legais, com introdução, comentários e notas de temas relevantes na História da Filosofia.

1. Serão aceitos trabalhos originais em línguas portuguesa, inglesa, francesa, espanhola, italiana, que apresentem problemas filosóficos, com rigor argumentativo e qualidade acadêmica, nas áreas de História da Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea.

2. A revista pretende oferecer publicação semestral e gratuita, adotando o sistema de volumes em fluxo contínuo e volumes suplementares em um mesmo número, ao invés de intercalar volumes de fluxo contínuo com números temáticos (dossiês). 

3. A estrutura organizacional da revista é composta pelo Editor Responsável e  Vice-editor, Conselho editorial, Conselho Científico e Pareceristas ad hoc. 

4. O Conselho Editorial, coordenado pelo Editor Responsável é composto por docentes-pesquisadores da UFCA, com a função de gerir administrativamente e academicamente o periódico, fazer a adequação à linha editorial; correspondência com autores, conselheiros e pareceristas; triagem e encaminhamento de submissões; revisão e editoração preliminar; emissão de declarações; deliberação sobre casos omissos e/ou atípicos. Os membros do Conselho Científico, composto por docentes-pesquisadores de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras, é encarregado da constante avaliação da qualidade e andamento da publicação, tendo prioridade na emissão de pareceres sobre o material submetido para publicação.SOBRE A

AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS E MANUSCRITOS 

1 Os avaliadores são designados segundo sua reconhecida competência na linha de pesquisa em que se enquadra o manuscrito submetido. O encaminhamento dos manuscritos para os pareceristas é de responsabilidade do Editor Responsável.

2. A submissão de artigos passam por uma prévia verificação formal do atendimento aos requisitos mínimos, essa tarefa será executada pelo Editor Responsável, junto com os membros do Conselho editorial. Nessa etapa, além de uma triagem, em que observe a adequação ao perfil editorial da revista e o enquadramento das normas técnicas científicas, deve preservar o anonimato do arquivo, seja em seu corpo, seja em suas "propriedades". Submissões inadequadas podem ser recusadas nessa fase inicial. Contudo, inadequações ao perfil editorial podem ser detectadas apenas em momento posterior.

3. A revista  adota o sistema de double-blind peer review (dupla avaliação cega pelos pares), podendo a segunda avaliação ser realizada por membro dos Conselhos ou por parecerista ad hoc

4.O período determinado para a avaliação da submissão e, portanto, as emissões dos pareceres duram, em média, no máximo 100 dias, contados a partir da data de submissão. Então, será neste prazo que o autor (es) terá ciência sobre a decisão editorial da publicação ou não do artigo.

5. Nos casos específicos de pareceres “não recomendados a publicação” o Editor Responsável, ou Organizador de Dossiê, informará através de e-mail ao autor (es) a recusa da publicação, assim como a justificativa apontada pelos pareceristas conforme nosso formulário de avaliação. Manteremos, sempre, o caráter anônimo, cego, entre pareceristas e autor (es).

6. Nos casos em que a aprovação esteja condicionada a revisões, o Editor Responsável, ou Organizador de Dossiê, informará ao autor (es) as recomendações necessárias a serem feitas assim como determinará um prazo para o reenvio do artigo com a reformulações. É atribuição do Editor Responsável ou Organizador de Dossiê aceitar ou não as recomendações dos pareceristas, no caso dos artigos aprovados, e encaminhar eventuais pedidos de reformulação aos autores.

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DOS AUTORES 

1. A ARARIPE recebe apenas trabalhos de doutores e doutorandos e, com no máximo dois autores. A preparação do manuscrito deverá atentar às devidas cautelas para evitar a identificação de autoria.

2. Os textos deverão conter, no mínimo 10 laudas e, no máximo 25 laudas digitadas em formato A4, utilizando editor de texto do tipo *.doc, ou *docx, fonte TIMES NEW ROMAN 12, espaço simples, parágrafos justificados e margens de 3 cm, obedecendo às Normas de citação da ABNT, evitando-se o uso de recursos avançados de edição, como estrutura de tópicos e semelhantes. A utilização de caracteres gregos com fontes especiais está condicionada ao envio da fonte juntamente ao texto.

3. O limite para submissão de resenhas é de 10 laudas. Resenhas só poderão ser submetidas em português, não podendo ter por objeto obras publicadas há mais de três anos contados da data de submissão, exceto sob consulta aos editores. Na submissão de resenha deve-se levar em contas a abordagem crítica de obra, o domínio do contexto em que se insere e sua data de publicação e, sobretudo, a referência completa da edição resenhada.

4. As citações no texto devem estar de acordo com o sistema de chamada autor-data, conforme as normas técnicas da ABNT (NBR 10520:2002). Citações recuadas (com mais de 3 linhas), sem aspas, com espaçamento simples, TIMES NEW ROMAN 11 e recuo de 4 cm. Citações não recuadas com mesma formatação do texto em que se encontra, entre aspas “” e não com outras marcas. As citações em grego transliteradas deverão estar de acordo com o padrão internacional ISSO 843:1997.

5. As referências devem ser relacionadas ao final do texto, não em notas, em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023:2002).

6. As Notas de rodapé somente explicativas, com espaço simples, TIMES NEW ROMAN 10, numeradas automaticamente e colocadas ao pé da página, de acordo com a ABNT.

7. Empregar itálico ao invés de sublinhado, exceto em endereços URL. Em título de obras e em palavras estrangeiras utiliza-se o itálico e NÃO o negrito. O negrito emprega-se quando o articulista deseja dar ênfase ou destaque em uma palavra ou frase na citação.

8. A aceitação de traduções para publicação estará condicionada à adequação às disposições legais relativas aos Direitos Autorais, para o que solicita-se que o tradutor consulte previamente o sítio https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Além do cumprimento das disposições legais, o rigor técnico e o interesse geral de sua difusão em língua portuguesa na versão apresentada.

9. Torna-se imprescindível para submissão de manuscritos que observem critérios gerais como, o ineditismo, a originalidade, a relevância da contribuição para a área de Filosofia, a correção ortográfico-gramatical e o uso apropriado da terminologia filosófica, bem como da bibliografia disponível.