GALANTERIA, GOSTO E LUXO NOS ENSAIOS POLÍTICOS, MORAIS E LITERÁRIOS DE DAVID HUME

  • Caio Augusto Teixeira Souto Universidade Federal do Amazonas UFAM

Resumen

RESUMO: Este artigo examina as ideias de David Hume sobre a relação entre galanteria, gosto e luxo, a partir de seus Ensaios políticos, morais e literários. Para Hume, a galanteria é essencial para manter a harmonia e a cooperação na sociedade, e possui uma relação com a ascensão das artes e das ciências. A delicadeza de gosto é fundamental para apreciar e distinguir pequenas diferenças entre as coisas, enquanto evita que as paixões distorçam o julgamento estético. Por fim, o equilíbrio adequado à moralidade é possível de ser estabelecido em sociedades que cultivam a delicadeza de gosto, por sua vez mais propícia de se desenvolver onde também existe um polimento para a galanteria e para a apreciação comedida do luxo.

Biografía del autor/a

Caio Augusto Teixeira Souto, Universidade Federal do Amazonas UFAM

Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da mesma instituição. É Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2013-2019) com estágio na Sorbonne-Panthéon Paris-I (2017), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2010-2012), Licenciado em Filosofia pela Universidade de Franca (2015-2017) e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004-2008). Advogado desde 2009. Concluiu estágio de Pós-Doutorado na linha de Filosofia de Psicanálise vinculada à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2021-2022). É membro do GT Filosofia Francesa Contemporânea, do GT Filosofia e Psicanálise e do GT Neokantismo e Filosofia da Cultura, da ANPOF. Tem experiência de pesquisa na área de epistemologia histórica e filosofia contemporânea, em especial a partir de autores como Georges Canguilhem, Gaston Bachelard, Simone Weil, Jean Cavaillès, Alexandre Koyré, Michel Foucault e Friedrich Nietzsche. Também tem interesse nas epistemologias do sul, no pensamento africano, afrodiaspórico, latino-americano, ameríndio e brasileiro, sob uma perspectiva decolonial. É o criador do canal Conversações Filosóficas, no YouTube. Site: www.caiosouto.com.

Citas

HUME, D. Essays Moral, Political, Literary. Indianapolis: Liberty Fund 1987.
HUME, D. Ensaios morais, políticos e literários. Trad. Luciano Trigo. Rio de Janeiro: Topbooks, 2004.
HUME, D. Tratado da natureza humana. Trad. Deborah Danowski. São Paulo: UNESP, 2009.
SIEBERT, Donald T. The moral animus of David Hume. New York: Associated University Presses, 1990.
Publicado
2023-06-07
Cómo citar
Caio Augusto Teixeira Souto. (2023). GALANTERIA, GOSTO E LUXO NOS ENSAIOS POLÍTICOS, MORAIS E LITERÁRIOS DE DAVID HUME. ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA - , 3(02), 134 - 153. https://doi.org/10.56837/Araripe.2022.v3.n02.1094