Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação

trajetória histórica e de pesquisa

  • Maria Giovanna Guedes Farias Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Gabriela Belmont de Farias Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palavras-chave: grupo de pesquisa, ciência da informação, competência, mediação

Resumo

Apresenta a trajetória histórica e de investigação do grupo de pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em termos metodológicos, trata-se de relato de experiência realizado com o apoio da memória intelectual dos dados do CMAI, inseridos no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP/CNPq). Os resultados demonstram que os membros do grupo têm atuado fortemente com publicações científicas em periódicos considerados de qualidade, bem como promovido ações de impacto para a sociedade, a exemplo do projeto ‘Maré da (Des)Informação - O que eu Tenho a Ver com Isso’. Conclui-se que o papel de um grupo de pesquisa, concentra-se em oportunizar o suporte necessário para o crescimento acadêmico e intelectual dos membros que o integram, procurando também beneficiar a sociedade em geral.

Biografia do Autor

Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora do Departamento de Ciências da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI). Bolsista Produtividade do CNPq.

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI)

Referências

FELDMAN, Allan; DIVOLL, Kent A.; ROGAN-KLYVE, Allyson. Becoming researchers: The participation of undergraduate and graduate students in scientific research groups. Science Education, v. 97, n .2, p. 218-243, 2013. https://doi.org/10.1002/sce.21051. Acesso em: 23 mar. 2023.

Publicado
2023-03-31
Como Citar
FARIAS, M. G. G.; FARIAS, G. B. DE. Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação: trajetória histórica e de pesquisa . Folha de Rosto, v. 9, n. 1, p. 6-23, 31 mar. 2023.
Seção
Relatos de Experiência