Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação
trajetória histórica e de pesquisa
Resumo
Apresenta a trajetória histórica e de investigação do grupo de pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em termos metodológicos, trata-se de relato de experiência realizado com o apoio da memória intelectual dos dados do CMAI, inseridos no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP/CNPq). Os resultados demonstram que os membros do grupo têm atuado fortemente com publicações científicas em periódicos considerados de qualidade, bem como promovido ações de impacto para a sociedade, a exemplo do projeto ‘Maré da (Des)Informação - O que eu Tenho a Ver com Isso’. Conclui-se que o papel de um grupo de pesquisa, concentra-se em oportunizar o suporte necessário para o crescimento acadêmico e intelectual dos membros que o integram, procurando também beneficiar a sociedade em geral.
Referências
FELDMAN, Allan; DIVOLL, Kent A.; ROGAN-KLYVE, Allyson. Becoming researchers: The participation of undergraduate and graduate students in scientific research groups. Science Education, v. 97, n .2, p. 218-243, 2013. https://doi.org/10.1002/sce.21051. Acesso em: 23 mar. 2023.
Copyright (c) 2023 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.