Estágio Supervisionado na Biblioteca da Universidade Federal do Cariri: um relato de experiência

  • Cinthia Thamiris Fernandes Discente do Curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Cariri. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET).
  • Alexandre Pereira de Souza Professor Assistente Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Lucelia Mara de Souza Serra Diretora Adjunta do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Palavras-chave: Biblioteca Universitária, Experiência profissional do Bibliotecário, Estágio supervisionado em Biblioteconomia

Resumo

Apresenta o relato de experiência profissional através do estágio supervisionado do curso de Biblioteconomia, na Biblioteca da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O relato objetiva demonstrar a aplicação dos conhecimentos teóricos a partir da prática, nesse sentido, o estágio supervisionado, propõe dispor de um período da vida acadêmica do estudante para que este possa vivenciar o cotidiano de um bibliotecário. O estudo foi realizado em uma biblioteca universitária a partir da observação direta e pariticipativa. O presente estudo, elenca as atividades desenvolvidas na biblioteca, amparadas pela figura do bibliotecário que acompanhou e instruiu os trabalhos, no que concerne aos afazeres práticos de sua profissão, demonstrando por meio de registros fotográficos as atividades realizadas, que contribuiram de forma significativa para o aprendizado discente.

Biografia do Autor

Cinthia Thamiris Fernandes, Discente do Curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Cariri. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET).

Discente do Curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Cariri. Bolsista do Programa de Educação Tutorial
(PET).

Alexandre Pereira de Souza, Professor Assistente Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Professor Assistente Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA); Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Lucelia Mara de Souza Serra, Diretora Adjunta do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bibliotecária do Campus Sede (Juazeiro do Norte) e Diretora Adjunta do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Especialista em Marketing Estratégico em Unidades de Informação e Gestão de Arquivos Empresariais, pela Fundação Escola de Sociologia e Política
de São Paulo.

Publicado
2015-07-21
Como Citar
FERNANDES, C. T.; SOUZA, A. P. DE; SERRA, L. M. DE S. Estágio Supervisionado na Biblioteca da Universidade Federal do Cariri: um relato de experiência. Folha de Rosto, v. 1, n. 1, p. 124-129, 21 jul. 2015.
Seção
Relatos de Experiência