Mediação da Informação no Contexto das Tecnologias da Informação Comunicação: uma reflexão sobre o impacto dessas ferramentas em bibliotecas públicas

  • Andressa Rayanne Souza Garcia Universidade Federal do Cariri http://orcid.org/0000-0002-7579-0890
  • Ana Lívia Mendes de Sousa Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Discorre sobre o tema mediação da informação com o intuito de compreender os benefícios da mediação da informação através de ferramentas digitais nos âmbitos das bibliotecas públicas. Questiona quais possíveis práticas de mediação da informação via tecnologias de informação e comunicação podem ser realizadas em bibliotecas públicas? Objetiva abordar perspectivas em mediação da informação no contexto das tecnologias de informação e comunicação, visando a aplicação em bibliotecas públicas. Visto que, mediar concerne entre uma das etapas fundamentais do fazer bibliotecário, pois possibilita o contato indireto e direto com o usuário através de trocas de informações que resultem em entrega de informação coerente com as necessidades, desejos e demandas dos usuários, obtendo êxito somente se a informação impulsionar o pensamento crítico e transformador do ser. Destarte, a pesquisa espera contribuir para ressaltar a relevância da mediação da informação em ambientes informacionais para o desenvolvimento do cidadão, salientar a importância da constante atualização do bibliotecário frente às transformações na sociedade que alteram seu modo de trabalho e destacar a inserção da comunidade na sociedade da informação através do domínio do manuseio e da busca da informação através das TIC’s. No que tange ao benefício trazido pelas TICs na prestação de serviços das bibliotecas, o uso das novas tecnologias, proporciona mudanças tanto para os profissionais como também para o desenvolvimento de suas atividades técnicas. A investigação revela como mudanças: aumento de acessibilidade da informação; maior agilidade e precisão na execução de tarefas; minimização de tempo e de esforços.

Biografia do Autor

Andressa Rayanne Souza Garcia, Universidade Federal do Cariri
Mestranda Pelo Programa Mestrado Profissional em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri. Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.
Ana Lívia Mendes de Sousa, Universidade Federal de Pernambuco
Graduada na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia,na Universidade Federal do Cariri, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pernambuco, Bolsista da CAPES.
Publicado
2017-12-27
Como Citar
GARCIA, A. R. S.; SOUSA, A. L. M. DE. Mediação da Informação no Contexto das Tecnologias da Informação Comunicação: uma reflexão sobre o impacto dessas ferramentas em bibliotecas públicas. Folha de Rosto, v. 3, n. 2, p. 28-37, 27 dez. 2017.
Seção
Artigos