A Importância da Arquitetura da Informação para fins de Recuperação da Informação nas Perspectivas dos Sistemas de Navegação e Busca
Resumo
Trata-se de um estudo de cunho exploratório e descritivo acerca da Arquitetura da Informação para ambientes web, tem como objetivo investigar o planejamento e o comportamento do Portal da Universidade Federal do Cariri sob o olhar da comunidade de usuários do Curso de Biblioteconomia, particularmente na perspectivas dos sistemas de navegação e busca, visto que a Arquitetura da Informação é uma disciplina proporciona melhorias na eficiência do processo de busca e recuperação da informação pelo usuário. Enquanto a Recuperação da Informação se preocupa com as questões voltadas a representação, armazenamento, busca e recuperação da informação em sistemas de informação, a Arquitetura da Informação traz novas possibilidades com o estudo de padrões para organização das interfaces web, de softwares e de bibliotecas. A metodologia emprega as estratégias de revisão de literatura, estudo de caso e caso de uso, a coleta de dados foi realizada através de questionário. Nos resultados foram discutidas as respostas dos participantes com relação as tarefas executadas do Portal da UFCA. Conclui-se que o Portal não é eficiente em termos de navegação e busca durante o processo de recuperação da informação.Referências
ARAÚJO JÚNIOR, Ricardo Henrique. Precisão no pocesso de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.
AGNER, Luiz. Ergodesign e arquitetura de informação: trabalhando com o usuário. Quartet, 2009.
COCKBURN. Alistair. Writing Effective Use Cases. New York: Addison-Wesley, 1999.
FERNEDA, Edberto. Introdução aos modelos computacionais de recuperação de informação. Ciência moderna, 2012.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.
GUIMARÃES, Ítalo José Bastos; SOUSA, Marckson Roberto Ferreira de. Reflexões sobre Arquitetura da Informação para dispositivos móveis. Em Questão, v. 22, n. 1, p. 267-288, 2016.
INGWERSEN, Peter. Information retrieval. In: ______. Information retrieval interaction. London: Taylor Graham, 1992. p. 49-60.
KRUG, Steve. Não me faça pensar: uma abordagem de bom senso na Web. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.
LAZZARIN, Fabiana Aparecida; OLIVEIRA, Henry Poncio de. Arquitetura da informação digital e hipertextualidade: linearidade ou fragmentação em web sites? A Gestão da informação na era do conhecimento, 2011.
LAZZARIN, Fabiana Aparecida. Reunir e organizar para encontrar: enxergando a arquitetura da informação para conteúdos web. In:______ De olho no OPAC da biblioteca universitária: avaliação sobre e-acessibilidade e arquitetura da informação para Web com a interação de usuários cegos. 2014. 224 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014, p.94-126.
LE COADIC, Yves-François. A Ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para as ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2016.
NONATO, Rafael dos Santos. Teoria do conceito e hipertextos: uma proposta para determinação de relacionamentos em links contextuais. 2009. 122f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013. 276 p.
REIS, Guilhermo Almeida dos. Centrando a Arquitetura de Informação no usuário. 2007. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Ciência da Informação, Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo.
ROCHA, Janicy Aparecida Pereira. (In)acessibilidade na Web para pessoas com deficiência visual: um estudo de usuários à luz da cognição situada. 2013. 160f. Mestrado (Dissertação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
ROSENFELD, Louis; MORVILLE, Peter. Information architecture for the world wide web. 2. ed. EUA: "O'Reilly Media, Inc.", 2006.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.