Ranking da Produção Científica do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo

  • Mayrlly Aparecida Araújo Moreira Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Klícia Albanisa Sousa Alves Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Tayná Gonçalves Silva Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Fernanda dos Santos Freitas Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Fabiana Aparecida Lazzarin Universidade Federal do Cariri - UFCA

Resumo

O presente artigo tem como objetivo elencar a produção científica registrada no currículo Lattes dos docentes vinculados ao PPGCI/USP. Para isso, será realizado um mapeamento da produção científica dentro do PPGCI/USP datados de 2007 à junho de 2016, totalizando 10 anos. Simultâneo à coleta dos dados da pesquisa, realiza-se uma reflexão sobre as teorias metodológicas que fundamentam as leis clássicas bibliométricas e como podem estar dinamizadas no PPGCI/USP. Surge então o questionamento: “como tem sido expandida a produção científica dos docentes vinculados ao PPPGCI/USP?” Ao longo do andamento do trabalho, constatou-se que o PPGCI/USP em geral produz uma quantidade de artigos científicos significativo, os docentes pertencentes ao programa foram proativos com suas pesquisas nos últimos dez anos avaliados. Quando verificada a produção dentro de cada linha de pesquisa, é possível constatar que uma é mais produtiva que as outras. Portanto, o objetivo de estudo realizado foi alcançado, há produtividade por parte dos docentes e a Lei de Lotka se aplica no PPGCI, mas pode ser observado que uma linha é mais produtiva que a outra, sendo que todas contribuem cientificamente para o crescimento e aprimoramento da área, que é a Ciência da Informação.

Biografia do Autor

Mayrlly Aparecida Araújo Moreira, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduanda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bolsista do Programa Educação Tutorial (PET) de Biblioteconomia, e responsável pelo planejamento e desenvolvimento do Projeto Seminário de Vivências Profissionais (SVP) desenvolvido pelo PET, do eixo extensão.

Klícia Albanisa Sousa Alves, Universidade Federal do Cariri - UFCA
Graduanda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Foi bolsista voluntária do Programa Educação Tutorial (PET) de Biblioteconomia. Foi bolsista do Programa Interinstitucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq).
Tayná Gonçalves Silva, Universidade Federal do Cariri - UFCA
Graduanda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Fernanda dos Santos Freitas, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduanda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Fabiana Aparecida Lazzarin, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Professora Assistente da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no Curso de Biblioteconomia. Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri (UFC-Cariri). Co-tutora do Programa Educação Tutorial do Curso de Biblioteconomia - PET Biblioteconomia, da UFCA. Gerente da Divisão de Editoração, na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) da UFCA.

Referências

ALVARADO, Rubén Urbizagástegui. A Lei de Lotka na bibliometria brasileira. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 14-20, maio/ago., 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n2/12904.pdf Acesso em: 14 dez. 2017.

ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Revista Em Questão. Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006.

BIANCHETTI, Lucídio; FÁVERO, Osmar. História e histórias da pós-graduação em educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, set./dez. 2005.

CAMARGO, Samara Augusto. Áreas de concentração e linhas de pesquisa PPGCI. Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2013. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/pos/ppgci/apresentacao/area-de-concentracao-e-linhas-de-pesquisa Acesso em: 20 jun. 2017.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. História e missão. Brasília, 2017. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/historia-e-missao>. Acesso em: 5 jun. 2017.

_____. Sobre a avaliação de cursos. Brasília, 2015. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao/7421-sobre-avaliacao-de-cursos>. Acesso em: 5 jun. 2017.

GUEDES, Vânia L. S.; BORSCHIVER, Suzana. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO, 6., Salvador, BA, junho de 2005. Disponível em: http://www.cinform-anteriores.ufba.br/vi_anais/docs/VaniaLSGuedes.pdf Acesso em: 14 dez. 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Apresentação. 201-. Disponivel em: <http://www.ibict.br/capacitacao-e-ensino/pos-graduacao-em-ciencia-da-informacao>. Acesso em: 6 jun. 2017.

PRITCHARD, Alan. Statistical bibliography or bibliometrics? Journal of Documentation, [s. l.], v. 25, n.4, p. 348-349, dez., 1969. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/236031787_Statistical_Bibliography_or_Bibliometrics Acesso em: 14 dez. 2017.

Publicado
2017-12-22
Como Citar
MOREIRA, M. A. A.; ALVES, K. A. S.; SILVA, T. G.; FREITAS, F. DOS S.; LAZZARIN, F. A. Ranking da Produção Científica do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo. Folha de Rosto, v. 3, n. Especial, p. 53-62, 22 dez. 2017.
Seção
Artigos