Ranking da Produção Científica do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo
Resumo
O presente artigo tem como objetivo elencar a produção científica registrada no currículo Lattes dos docentes vinculados ao PPGCI/USP. Para isso, será realizado um mapeamento da produção científica dentro do PPGCI/USP datados de 2007 à junho de 2016, totalizando 10 anos. Simultâneo à coleta dos dados da pesquisa, realiza-se uma reflexão sobre as teorias metodológicas que fundamentam as leis clássicas bibliométricas e como podem estar dinamizadas no PPGCI/USP. Surge então o questionamento: “como tem sido expandida a produção científica dos docentes vinculados ao PPPGCI/USP?” Ao longo do andamento do trabalho, constatou-se que o PPGCI/USP em geral produz uma quantidade de artigos científicos significativo, os docentes pertencentes ao programa foram proativos com suas pesquisas nos últimos dez anos avaliados. Quando verificada a produção dentro de cada linha de pesquisa, é possível constatar que uma é mais produtiva que as outras. Portanto, o objetivo de estudo realizado foi alcançado, há produtividade por parte dos docentes e a Lei de Lotka se aplica no PPGCI, mas pode ser observado que uma linha é mais produtiva que a outra, sendo que todas contribuem cientificamente para o crescimento e aprimoramento da área, que é a Ciência da Informação.
Referências
ALVARADO, Rubén Urbizagástegui. A Lei de Lotka na bibliometria brasileira. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 14-20, maio/ago., 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n2/12904.pdf Acesso em: 14 dez. 2017.
ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Revista Em Questão. Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006.
BIANCHETTI, Lucídio; FÁVERO, Osmar. História e histórias da pós-graduação em educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, set./dez. 2005.
CAMARGO, Samara Augusto. Áreas de concentração e linhas de pesquisa PPGCI. Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2013. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/pos/ppgci/apresentacao/area-de-concentracao-e-linhas-de-pesquisa Acesso em: 20 jun. 2017.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. História e missão. Brasília, 2017. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/historia-e-missao>. Acesso em: 5 jun. 2017.
_____. Sobre a avaliação de cursos. Brasília, 2015. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao/7421-sobre-avaliacao-de-cursos>. Acesso em: 5 jun. 2017.
GUEDES, Vânia L. S.; BORSCHIVER, Suzana. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO, 6., Salvador, BA, junho de 2005. Disponível em: http://www.cinform-anteriores.ufba.br/vi_anais/docs/VaniaLSGuedes.pdf Acesso em: 14 dez. 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Apresentação. 201-. Disponivel em: <http://www.ibict.br/capacitacao-e-ensino/pos-graduacao-em-ciencia-da-informacao>. Acesso em: 6 jun. 2017.
PRITCHARD, Alan. Statistical bibliography or bibliometrics? Journal of Documentation, [s. l.], v. 25, n.4, p. 348-349, dez., 1969. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/236031787_Statistical_Bibliography_or_Bibliometrics Acesso em: 14 dez. 2017.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.