Gestão da Aprendizagem Organizacional: um estudo de caso do Laboratório de Economia Criativa (LEC) a partir dos conceitos de Peter Senge

  • Ermerson Nathan Pereira Alves Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Cinthia Thamiris Fernandes Universidade Federal do Ceará
  • Sarah Freire Bezerra
  • Irma Gracielle Carvalho de Oliveira Souza Universidade Federal do Cariri - UFCA

Resumo

O estudo surge no intuito de apresentar o pensamento de Peter Senge, a partir das suas cinco disciplinas (pensamento sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizagem em equipe), de modo que dialoguem com conceitos da Teoria Comportamental e da Teoria do Desenvolvimento Organizacional, a fim de se compreender o desenvolvimento estratégico no Laboratório de Economia Criativa (LEC) da Universidade Federal do Cariri, frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs). A investigação tem como foco o processo de aprendizagem organizacional, com base nos contínuos e múltiplos conhecimentos em torno das atribuições da organização, sejam gestores e/ou colaborações, sendo esse o objetivo principal do estudo. Trata-se de um estudo de caso com metodologia de estudo exploratório e de cunho descritivo. No qual se deu por compreender-se que este tem por finalidade documentar e avaliar a organização no que se referem as cinco disciplinas de Senge. E para coleta de dados a entrevista informal foi útil, pouco estruturada, visando obter uma visão geral do objeto a ser pesquisado. Assim, pode-se notar como o LEC, em suas ações, experimenta e se adapta as novas mudanças através das TICs, enquanto uma organização.

Biografia do Autor

Ermerson Nathan Pereira Alves, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestrando em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Sarah Freire Bezerra

Bibliotecária da Faculdade Vale do Salgado (FVS). Graduada em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Foi estagiária da Unidade de Juazeiro do Norte do Serviço Social do Comércio (SESC). Foi monitora do Projeto Prática Bibliotecária na Unidade Curricular de Organização e Tratamento da Informação.

Irma Gracielle Carvalho de Oliveira Souza, Universidade Federal do Cariri - UFCA
Professora Adjunta do Curso de Biblitoeconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Biblioteconomia, pela UFPB.
Publicado
2017-12-27
Como Citar
ALVES, E. N. P.; FERNANDES, C. T.; BEZERRA, S. F.; OLIVEIRA SOUZA, I. G. C. DE. Gestão da Aprendizagem Organizacional: um estudo de caso do Laboratório de Economia Criativa (LEC) a partir dos conceitos de Peter Senge. Folha de Rosto, v. 3, n. 2, p. 67-75, 27 dez. 2017.
Seção
Artigos