Competência, Aprendizagem Colaborativa e Metodologias Ativas no Ensino Superior

  • Lidia Eugênia Cavalcante Universidade Federal do Cariri - UFCA

Resumo

Apesar dos muitos estudos sobre o conceito de competência, ainda parece haver bastante o que se dizer sobre esse tema e suas inter-relações, se configurando como área de abrangência de pesquisa na atualidade. Este estudo visa apresentar algumas reflexões acerca da temática competência, no âmbito da aprendizagem colaborativa e das metodologias ativas que ocorrem em ambiente universitário. Ressalta a importância dos estudos teóricos acerca da aprendizagem, especialmente no que diz respeito às práticas pedagógicas que se constroem mediante estudos de autores clássicos a exemplo de Paulo Freire.

Biografia do Autor

Lidia Eugênia Cavalcante, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Departamento de Ciências da Informação (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFC).

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Publicado
2018-12-28
Como Citar
CAVALCANTE, L. E. Competência, Aprendizagem Colaborativa e Metodologias Ativas no Ensino Superior. Folha de Rosto, v. 4, n. 1, p. 57-65, 28 dez. 2018.
Seção
Artigos