Competência em Informação: subsídio para o acesso e uso de documentos institucionais

  • Marise Lemos Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Gabriela Belmont de Farias Universidade Federal do Ceará

Resumo

A Rede Federal de Educação, em especial o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, tem buscado ao longo dos seus cem anos promover um ensino de excelência para os seus estudantes. No entanto para que concretize o ensino de excelência é necessário que os servidores (docentes e técnico administrativos) tenham conhecimento dos documentos normativos e institucionais, pois são esses documentos que norteiam seus fazeres na instituição. Partindo do pressuposto acima, o objetivo estabelecido foi de delinear o grau de conhecimento dos servidores, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, quanto ao uso efetivo dos documentos institucionais e a contribuição da competência em informação na apropriação da informação dos documentos institucionais em suas atividades. A análise das questões comprovou a necessidade de aperfeiçoar a competência em informação dos servidores, quanto ao uso dos documentos como fontes de informação a respeito do ambiente organizacional interno e externo. É importante ressaltar que a análise desse fenômeno visa contribuir com o aprimoramento dos agentes educacionais, criando condições necessárias à formação de uma cultura de pertencimento organizacional, que possibilitará um maior rendimento pessoal e profissional, estimulando a autonomia na aquisição e ao gerenciamento do conhecimento. Além de criar condições necessárias à implantação de uma política de capacitação como forma de boas práticas, que possibilite estimular a autonomia dos agentes educacionais.

Biografia do Autor

Marise Lemos Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Especialista em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (EJA); Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará
Doutora em Ciência da Informação. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará.
Publicado
2018-12-28
Como Citar
RIBEIRO, M. L.; FARIAS, G. B. DE. Competência em Informação: subsídio para o acesso e uso de documentos institucionais. Folha de Rosto, v. 4, n. 1, p. 98-110, 28 dez. 2018.
Seção
Artigos