Análise sobre as práticas da competência em informação nas bibliotecas universitárias

  • Gabriela Belmont de Farias Universidade Federal do Ceará
  • Eliene Gomes Vieira Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Michele Maia Mendonça Marinho Universidade Federal do Ceará
  • Neiliane Alves Bezerra Universidade Federal do Ceará

Resumo

A biblioteca universitária vem desenvolvendo atividades relacionadas ao tripé da universidade (ensino, extensão e pesquisa) ao atendendo as necessidades informacionais de seus usários. Refletir sobre os novos papéis e valores da informação no desenvolvimento científico e tecnológico nas diversas áreas, do conhecimento se faz necessário para compreender o papel da competência em informação nas ações das bibliotecas universitárias. Nesse sentido o artigo proposto tem o objetivo de apresentar e delinear aspectos explorados sobre as práticas e pesquisas relacionadas à competência em informação nas bibliotecas universitárias, limitando-se ao um levantamento bibliográfico nos anais do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, tendo como período de tempo de 2004 a 2016. Verificamos que as temáticas abordadas nos trabalhos publicados possuem uma abordagem de pró-atividade na oferta de produtos e serviços de informação além de estarem relacionadas a cidadania, senso crítico e autonomia na aprendizagem.

Biografia do Autor

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará
Doutora em Ciência da Informação (UNESP). Professora do Departamento e Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (UFC). Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI).
Eliene Gomes Vieira Nascimento, Universidade Federal do Ceará
Diretora da Biblioteca da Saúde (UFC). Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (UFC). É membro efetivo do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI).
Michele Maia Mendonça Marinho, Universidade Federal do Ceará
Bibliotecária da Biblioteca do Curso de Arquitetura (UFC). Especialização em Educação Inclusiva (UFC). É membro efetivo do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI).
Neiliane Alves Bezerra, Universidade Federal do Ceará
Diretora da Biblioteca do Curso de Arquitetura (UFC). Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (UFC). É membro efetivo do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI).
Publicado
2018-12-28
Como Citar
FARIAS, G. B. DE; NASCIMENTO, E. G. V.; MARINHO, M. M. M.; BEZERRA, N. A. Análise sobre as práticas da competência em informação nas bibliotecas universitárias. Folha de Rosto, v. 4, n. 1, p. 89-97, 28 dez. 2018.
Seção
Artigos