Infográficos como recurso na disseminação de informações estratégicas

a experiência do programa Sebrae Inteligência Setorial

  • Vanessa Batista de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Eduardo da Silva Alentejo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Infográfico, Informação Estratégica, Disseminação da informação, Sebrae

Resumo

A pesquisa trata sobre o emprego de infográficos na elaboração de relatórios e boletins do programa de inteligência competitiva Sebrae Inteligência Setorial (SIS)  como  recurso na disseminação de  informações  estratégicas. Tem por objetivo central avaliar os infográficos desenvolvidos pelo SIS por meio da realização de estudo de caso a partir da análise da entrevista do bibliotecário, parte integrante da produção e avaliação dos produtos fornecidos pelo  programa.  A pesquisa de natureza qualitativa adotou o método exploratório para a revisão  de  literatura  nas  áreas  de  Jornalismo,  Arquitetura  da  Informação,  Design  da  Informação,  Linguística  e  Biblioteconomia. Proporciona uma visão geral acerca do uso de infográficos  no campo da Biblioteconomia; mais especificamente a partir da análise dos Serviços de Informação na área de negócios do Sebrae. Explica que o conceito de infográficos é polissêmico e deve ser estudado com mais  profundidade  em  futuras  pesquisas.  Conclui  que  a  Biblioteconomia  pode  contribuir  na  formulação  de  critérios  com  vistas  a potencializar a disseminação da informação. A avaliação sobre os infográficos desenvolvidos pelo SIS aponta que o recurso é eficiente na disseminação das informações estratégicas ao aliar texto e imagem reforça a interação do cliente com a mensagem transmitida.  Por fim, sugere caminhos para a construção de uma tipologia mais adequada dos infográficos nos serviços de informação em bibliote cas e centros de documentação. 

Biografia do Autor

Vanessa Batista de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8885754924820716

Eduardo da Silva Alentejo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília; Mestrado em Memória Social e Documento pela Universidade do Rio de Janeiro e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Rio de Janeiro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1786866999249871

Publicado
2015-07-21
Como Citar
OLIVEIRA, V. B. DE; ALENTEJO, E. DA S. Infográficos como recurso na disseminação de informações estratégicas: a experiência do programa Sebrae Inteligência Setorial. Folha de Rosto, v. 1, n. 1, p. 6-15, 21 jul. 2015.
Seção
Artigos