Comunicação científica:
um estudo bibliométrico nas bases Web of Science e Information Science & Technology Abstracts
Resumo
A comunicação científica está pautada nas atividades associadas à produção, a disseminação e o uso da informação desde o momento em que o cientista concebe uma ideia para pesquisar, passando pela avaliação pelos pares, até o final do processo com a publicação Diante desse aspecto, o objetivo dessa pesquisa é analisar como estão configurados os artigos indexados na Web of Science (WoS) e na Information Science & Technology Abstracts (ISTA) sobre comunicação científica entre os anos de 2014 e 2018. A metodologia utilizada foi a bibliometria que permitiu recuperar 117 artigos, dos quais 96 foram estão indexados na WoS e 21 na ISTA. Os resultados apontam que o Brasil é o país com a maior quantidade de publicações e o Scientometrics é o periódico com o maior volume de artigos publicados com a temática comunicação científica.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.