Serviço de Referência Virtual em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em Maceió
Resumo
As Instituições de Ensino Superior veem atualizando os modelos de serviço de referência para disseminação de informações, através do uso de inovações tecnológicas. Assim, o Serviço de referência virtual proporciona a interação entre usuário e informação de modo virtual. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo foi mapear as bibliotecas de Instituições de Ensino Superior de Maceió que possuem o Serviço de Referência Virtual. A pesquisa utilizou-se de uma metodologia de caráter descritivo, com abordagem do tipo quali-quantitativa, através da coleta de dados das observações realizadas nos sites das instituições relativas aos serviços oferecidos de forma virtual, que se encontram hospedados e em funcionamento nos sites referenciados. Os resultados apontam a existência do serviço em todas as instituições pesquisadas, sendo periódicos online e bases de dados com 14,6%, respectivamente; seguido de bibliotecas virtuais e empréstimos e renovação com 9,7%. As redes sociais são utilizadas como instrumento de comunicação, demonstrando a expansão de seus serviços da biblioteca para a plataforma virtual e os benefícios que podem desenvolver, possibilitando maior contato entre usuário e informação. Portanto, é possível concluir que o uso do Serviço de referência virtual em Instituições de Ensino Superior de Maceió está sendo difundido através dos sites de suas bibliotecas e das redes sociais possibilitando aos usuários obter maior conhecimento sobre a Instituição em que estão inseridos e sobre o acervo da biblioteca. Destarte, os usuários têm mais autonomia na busca por informações relevantes às suas necessidades.
Referências
ALVES, A. P. M.; VIDOTTI, S. A. B. G. R. O serviço de referência e informação digital. Biblionline, v. 2, n. 2, 2006. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/13379>. Acesso em: 13 fev. 2018.
ARELLANO, M. A. M. Serviços de referência virtual. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 2, p.7-15, maio/ago. 2001. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.
CARVALHO, L. dos S.; LUCAS, E. R. de O. Serviço de referência e informação: do tradicional ao on-line. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., Salvador, 2012. Anais... Salvador: UFBA, 2012. Disponível em: <http://www.cinform-anteriores.ufba.br/vi_anais/docs/LidianeElaineServicoReferencia.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2018.
FIGUEIREDO, N. M. de. Textos avançados em referência & informação. São Paulo: Polis, 1996.
GALVÃO NETO, S. O. L.; SILVA, E. F. Serviço de referência virtual: uma análise nas bibliotecas universitárias de natal. Biblionline, v. 6, n. 1, p. 72-81, 2010. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2018.
GROGAN, D. J. A prática do serviço de referência. Brasília: Briquet de Lemos, 2001.
MACEDO, N. D. de. Princípios e reflexões sobre o serviço de referência e informação. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação, São Paulo, v. 23, n. 1-4, p. 9-37, 1990. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/ view/392/366>. Acesso em: 20 fev. 2018.
MACIEIRA, J. G. B.; PAIVA, E. B. Serviço de Referência Virtual: relato de pesquisas em bibliotecas universitárias brasileiras. Biblionline, João Pessoa, v. 3, n. 1, p. 1-13, 2007. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/ article/viewFile/1497/1158>. Acesso em: 16 fev. 2018.
MARCONDES, C.; MENDONÇA, M.; CARVALHO, S. Serviços via Web em bibliotecas universitárias brasileiras. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v.11 n.2, p. 174 -186, maio/ago. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pci/v11n2/v11n2a03.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2018.
NOVAK, L.D. Bibliotecas universitárias e o serviço de referência virtual: parceria a favor do usuário. 68 f. Monografia (graduação em Biblioteconomia)- Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/27799/000766938.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 mar. 2018
OLIVA, A. C. Serviço de referência virtual: análise dos recursos tecnológicos disponíveis para implantação em bibliotecas. 50 f. Monografia (Especialização)- Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Especialização em Gestão de Bibliotecas Universitárias. Porto Alegre, 2009. Disponível em:
<https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18489/000730114.pdf?sequence=1>. Acesso em: 22 fev. 2018.
PESSOA, P.; CUNHA, M. B. da. Perspectivas dos Serviços de Referência Digital. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v.17, n. 3, p. 69-82, set. /dez. 2007. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/14877/1/ARTIGO _PerspectivasServicosReferencia.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2018.
RIBEIRO, A.; LEITE, R. S.; LOPES,H. E. G. Análise do uso das redes sociais em bibliotecas universitárias brasileiras. Revista Digital de Biblioteconomia e
Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 12, n.3, p. 5-27,set/dez. 2014. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article /view/1591/pdf_79>. Acesso em: 22 mar. 2018.
SILVA, A. K. A. da; BEUTTENMULLER, Z. F.. O serviço de referência online nas bibliotecas virtuais da região nordeste. Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, núm. 20, segundo semestre, p. 75-91, 2005. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018.
SILVA, T. A. de. O.; OLIVEIRA, N. Pressões de negócio e respostas organizacionais como estratégia de gestão de biblioteca universitária: estudo de caso. Biblionline, João Pessoa, v. 9, n. 1, p.119-132, 2013. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/53410>. Acesso em: 22 fev. 2018.
SIQUEIRA, J. C. Repensando o Serviço de Referência: a possibilidade virtual. Ponto de acesso, Salvador, v. 4, n. 2, p. 116-130, set. 2010. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4238/3408>. Acesso em: 15 fev. 2018.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.