A produção científica de monografias na construção da memória institucional

  • Maria Vanessa Nascimento Universidade Federal do Cariri
  • Gracy Kelli Martins Gonçalves Universidade Federal do Cariri
Palavras-chave: Produção científica, Comunicação científica, Memória institucional

Resumo

Apresenta uma discussão sobre as relações entre monografias, pesquisa e memória institucional utilizando a aplicação de exemplos práticos que ocorrem no acervo de monografias do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri, localizada em Juazeiro do Norte, Ceará. Trata-se de uma pesquisa exploratória que tem como objetivo o esclarecimento do termo “memória institucional” e posteriormente a elucidação do papel das monografias como uma literatura científica que contribui na construção da memória institucional da Universidade através da produção dos trabalhos de conclusão de curso. Conclui-se que as produções discentes configuram-se como um dos principais mecanismos de identificação da memória dos cursos de graduação, uma vez que são estes trabalhos que registram os quadros docentes e as realidades e contextos da época em que foram produzidas.

Biografia do Autor

Maria Vanessa Nascimento, Universidade Federal do Cariri

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0084736882971207

Gracy Kelli Martins Gonçalves, Universidade Federal do Cariri

Possui Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7431498333122929

Publicado
2015-12-09
Como Citar
NASCIMENTO, M. V.; GONÇALVES, G. K. M. A produção científica de monografias na construção da memória institucional. Folha de Rosto, v. 1, n. Especial, p. 41-52, 9 dez. 2015.
Seção
Artigos