A representação da informação na plataforma OLX:

a indexação colaborativa e os ruídos possíveis

  • Matheus José Pessoa de Andrade Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba
  • Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A proposta deste artigo consiste em analisar o processo de representação da informação na plataforma OLX. Entendido como um lugar de negociações na internet, a OLX conta com a colaboração dos seus usuários para organizar seu fluxo de informação, a partir das postagens de seus produtos e serviços. Nesse processo, identificamos uma fragilidade no trabalho de indexação ao transformar os usuários vendedores em indexadores, às vezes comprometendo o processo de recuperação da informação. Assim, observamos seis casos específicos de representação da informação, observando, especificamente, o título das postagens, entendendo que, a partir de equívocos gramaticais, há uma dificuldade de recuperação dos dados, influenciando e comprometendo, por consequência, a velocidade das vendas. Os resultados apontam a existência de problemas que interfere no processo de indexação colaborativa dessa plataforma.

Biografia do Autor

Matheus José Pessoa de Andrade, Universidade Federal da Paraíba
Doutorando do PPGCI da UFPB, professor do Departamento de Comunicação da UFPB.
Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba
Professora do Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.
Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba
Professora do Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ALBUQUERQUE, Maria E. B. C. de et al.. Representação da informação: um universo multifacetado. João Pessoa: Editora UFPB, 2012.

ARANHA, Eduardo. OLX Brasil: o sucesso de vender usados na internet, 2015.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

BAPTISTA, D. M.; ARAÚJO JR., R. H. de; CARLAN, E. O escopo da informação. In: Jaime Robredo e Marisa Brasher (org.). Passeios pelo bosque da informação: estudos sobre representação e organização da informação e do conhecimento. Brasília: IBICT, 2010.

Costa, Luciana Ferreira; SILVA, Alan Curcino Pedreira da; RAMALHO, Francisca Arruda. (Re)visitando os estudos de usuários de informação: entre a “tradição” e o “alternativo”. Datagramazero, Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, agos, 2009.

KOBASHI, Nair. Fundamentos semânticos e pragmáticos da construção de instrumentos de representação de informação. In: DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação, v. 8, n.6, dez/07.

Publicado
2019-09-09
Como Citar
ANDRADE, M. J. P. DE; ALBUQUERQUE, M. E. B. C. DE; OLIVEIRA, B. M. J. F. DE. A representação da informação na plataforma OLX:: a indexação colaborativa e os ruídos possíveis. Folha de Rosto, v. 5, n. 1, p. 27-36, 9 set. 2019.
Seção
Artigos