O conceito de informação e conhecimento sob a ótica dos docentes do Curso de Biblioteconomia UFCA
Resumo
Este artigo apresenta conceitos dos termos informação, conhecimento e aprendizagem na percepção dos docentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri - UFCA, utilizando o mapa conceitual como instrumento principal. Buscou-se compreender junto aos docentes como ocorre o processo de aprendizagem acadêmica, para tanto, fez-se necessário mapear os conceitos elencados pelos docentes, para elaboração do mapa conceitual. No intuito de validar nossa pesquisa, realizamos uma análise de conteúdo nos conceitos apresentados nas falas dos atores investigados, para que assim, pudéssemos confrontá-los com a literatura consultada para fundamentação teórica deste estudo. Foram utilizadas abordagens quantitativas e qualitativas de cunho descritivo e exploratório, através de questionários aplicados junto aos docentes da UFCA. Analisando todos os dados obtidos, conclui-se que os termos informação e conhecimento estão distantes de um consenso, sendo, portanto, aspectos multifacetados. Por meio deste estudo espera-se instigar futuras investigações no campo da produção de pesquisa e contribuir com estudos posteriores e reflexões acadêmicas sobre o assunto em pauta.Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.