O conceito de informação e conhecimento sob a ótica dos docentes do Curso de Biblioteconomia UFCA

  • Denize Euzébio Ribeiro
  • Irma Gracielle Carvalho de Oliveira Souza
  • Alexandre Pereira de Souza

Resumo

Este  artigo  apresenta  conceitos  dos  termos  informação,  conhecimento  e  aprendizagem  na  percepção  dos  docentes  do  Curso  de Biblioteconomia  da  Universidade  Federal  do  Cariri  -  UFCA,  utilizando  o  mapa  conceitual  como  instrumento  principal.  Buscou-se compreender  junto  aos  docentes  como  ocorre  o  processo  de  aprendizagem  acadêmica,  para  tanto,  fez-se  necessário  mapear  os conceitos elencados pelos docentes, para elaboração do mapa conceitual. No intuito de validar nossa pesquisa, realizamos uma análise de conteúdo nos conceitos apresentados nas falas dos atores investigados, para que assim, pudéssemos confrontá-los com a literatura consultada  para  fundamentação  teórica  deste  estudo.  Foram  utilizadas  abordagens  quantitativas  e  qualitativas  de  cunho  descritivo  e exploratório,  através  de  questionários  aplicados  junto  aos  docentes  da  UFCA. Analisando  todos  os  dados  obtidos,  conclui-se  que os termos informação e conhecimento estão distantes de um consenso, sendo, portanto, aspectos multifacetados. Por meio deste estudo espera-se instigar futuras investigações no campo da produção de pesquisa e contribuir com estudos posteriores e reflexões acadêmicas sobre o assunto em pauta.
Publicado
2015-07-21
Como Citar
RIBEIRO, D. E.; SOUZA, I. G. C. DE O.; SOUZA, A. P. DE. O conceito de informação e conhecimento sob a ótica dos docentes do Curso de Biblioteconomia UFCA. Folha de Rosto, v. 1, n. 1, p. 16-29, 21 jul. 2015.
Seção
Artigos