Onde está a estratégia digital das bibliotecas?
marketing em mídias sociais na Universidade Federal da Paraíba
Resumo
Visa compreender a estratégia digital nas mídias sociais, no contexto do marketing e como esses canais vêm sendo utilizados pelas bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem como objetivo de pesquisa compreender os conceitos, as características e as possibilidades do marketing em ambiente digital para as bibliotecas universitárias e discutir a importância da criação de indicadores qualitativos como estratégia para posicionamento das bibliotecas em mídias sociais, fazendo uma proposta para sua atuação nesse meio. Este trabalho possui natureza quanti-qualitativa e nível exploratório, sendo empregadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. O universo de estudo compreende as mídias sociais utilizadas pelo Sistema de Bibliotecas da UFPB conhecido como SISTEMOTECA que é composto por 22 bibliotecas.Foi elaborado a descrição dos indicadores qualitativos propostos tendo por base as quatro fases sugeridas por Strutzel (2015) para um modelo de presença digital, e com base também nos indicadores elaborados por Giroto e Formentini (2018), voltados para websites de arquivos e bibliotecas públicas estaduais, a saber: atração de usuários, interação, conteúdo, promoção, personalização e relacionamento.
Copyright (c) 2020 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.