Onde está a estratégia digital das bibliotecas?

marketing em mídias sociais na Universidade Federal da Paraíba

  • Valmira Perucchi Instituto Federal da Paraíba
  • Jobson Louis Santos de Almeida Instituto Federal da Paraíba
  • Flávia Sena da Silva Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Marketing em mídias sociais, Bibliotecas universitárias, Indicadores qualitativos

Resumo

Visa compreender a estratégia digital nas mídias sociais, no contexto do marketing e como esses canais vêm sendo utilizados pelas bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem como objetivo de pesquisa compreender os conceitos, as características e as possibilidades do marketing em ambiente digital para as bibliotecas universitárias e discutir a importância da criação de indicadores qualitativos como estratégia para posicionamento das bibliotecas em mídias sociais, fazendo uma proposta para sua atuação nesse meio. Este trabalho possui natureza quanti-qualitativa e nível exploratório, sendo empregadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. O universo de estudo compreende as mídias sociais utilizadas pelo Sistema de Bibliotecas da UFPB conhecido como SISTEMOTECA que é composto por 22 bibliotecas.Foi elaborado a descrição dos indicadores qualitativos propostos tendo por base as quatro fases sugeridas por Strutzel (2015) para um modelo de presença digital, e com base também nos indicadores elaborados por Giroto e Formentini (2018), voltados para websites de arquivos e bibliotecas públicas estaduais, a saber: atração de usuários, interação, conteúdo, promoção, personalização e relacionamento.

Biografia do Autor

Valmira Perucchi, Instituto Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Bibliotecária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3885033784730126

Jobson Louis Santos de Almeida, Instituto Federal da Paraíba

Doutorando em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba. Bibliotecário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4610473951944782

Flávia Sena da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3992974896230854

Publicado
2020-04-16
Como Citar
PERUCCHI, V.; JOBSON LOUIS SANTOS DE ALMEIDA, J.; SENA DA SILVA, F. Onde está a estratégia digital das bibliotecas? marketing em mídias sociais na Universidade Federal da Paraíba. Folha de Rosto, v. 6, n. 1, p. 30-38, 16 abr. 2020.
Seção
Artigos