Os desafios dos serviços psicológicos mediados pelas TIC no contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-2020

  • Sérgio Rodrigues de Santana Universidade Federal da Paraíba
  • Carla Daniella Teixeira Girard Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Levi Cadmiel Amaral da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Cristiane Marina Teixeira Girard Universidade Federal de Rondônia
  • Daniel Jackson Estevam da Costa Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Psicologia, TIC, Pandemia do Coronavírus, Serviços clínicos

Resumo

No contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-20 os serviços psicológicos mediados pelas Tecnologia da Informação e Comunicação se tornaram essenciais para o equilíbrio da saúde mental da população em distanciamento social, isolamento domiciliar e/ou em quarentena, embora, desafiador ao considerar a ambiguidade da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Estes serviços são atividades clínicas realizadas por psicológicos cadastros nos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia através do e-Psi. O objetivo deste artigo versa na reflexão crítica sobre a tecnologia visualizando os atendimentos psicológicos mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-20 mentalizando a reconfiguração e/ou rompimento de paradigmas/obstáculos a partir de seus usos na Psicologia. O artigo caminha pela abordagem qualitativa, método descritivo-compreensivo-interpretativo e inclinação interdisciplinar de autores como possibilidade de edificação de um novo prisma acerca da construção, acesso e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Psicologia na mediação dos serviços clínicos. O aporte teórico caminha pela área da Ciência da Informação e se apoia nas teorias da Revolução da Tecnologia da Informação e Filosofia da Tecnologia. Quando se considera a relação tecnologia, Psicologia, comportamento humano e serviços clínicos a Psicologia utiliza teorias clássicas na interpretação de novos construtos comportamentais e sociais originados na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Entre 1995 a 2012 na perspectiva histórica-epistémico houve avanços significativos acerca dos estudos teóricos, técnicos e epistêmicos sobre os atendimentos psicológicos mediados pelas Tecnologia da Informação e Comunicação. Contudo, no contexto da contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-20 emergem as necessidades de repensar as reservas, desconfianças e desafios quanto ao uso das tecnologias na psicologia clínica, visualizando os serviços posológicos como atividade efetiva, eficiente, eficaz, de qualidade e de alcance para os grupos sociais.

Biografia do Autor

Sérgio Rodrigues de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Psicólogo. Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3280857737826244

Carla Daniella Teixeira Girard, Universidade Federal Rural da Amazônia

Bibliotecária na Universidade Federal Rural da Amazônia. Doutoranda em Educação pela Universidade Luterana do Brasil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4185308849454786

Levi Cadmiel Amaral da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Administrador. Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4311465307381596

Cristiane Marina Teixeira Girard, Universidade Federal de Rondônia

Bibliotecária na Universidade Federal de Rondônia. Mestra em Letras pela Universidade Federal de Rondônia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3038072804078428

Daniel Jackson Estevam da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Química pela Universidade Federal da Paraíba.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2823297713968308

Publicado
2020-04-16
Como Citar
SANTANA, S. R. DE; GIRARD, C. D. T.; COSTA, L. C. A. DA; GIRARD, C. M. T.; COSTA, D. J. E. DA. Os desafios dos serviços psicológicos mediados pelas TIC no contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-2020. Folha de Rosto, v. 6, n. 1, p. 59-71, 16 abr. 2020.
Seção
Artigos