Uma Análise sobre a Gestão e a Aplicação de Serviços de Informação em Bibliotecas Escolares: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito – CE

  • Eugenia Oliveira
  • Elisvânia Rodrigues

Resumo

Analisa a gestão e a aplicação de serviços de informação em bibliotecas escolares, considerando dessa forma a realidade das escolas públicas de Farias Brito – Ce. A problemática do presente trabalho pode ser sintetizada na seguinte pergunta: como se encontra o nível de satisfação dos usuários quanto à gestão e aos serviços de informação oferecidos pelas Bibliotecas Escolares e como se desenvolve os serviços de informação em Bibliotecas Escolares das escolas públicas de Farias Brito-Ce, sob o olhar de seus executores (professores readaptados) e de seus usuários (professores e alunos)?. Deste modo, o objetivo geral do trabalho é Investigar como se dá o processo de gestão e a aplicação de serviços de informação nas bibliotecas escolares das escolas públicas municipais e estaduais de Farias Brito – CE, enquanto os objetivos específicos são: Refletir sobre o papel social e educativo da biblioteca escolar no âmbito dos usuários da informação; Analisar a atuação da biblioteca escolar contemplando possíveis serviços de informação. A metodologia é constituída do tipo descritiva, com delineamento bibliográfico e utiliza o método indutivo. Conclui-se que as bibliotecas das escolas públicas de Farias-Brito-Ce, ainda deixam a desejar nos seus serviços prestados, juntamente com suas estruturas e seus materiais que não são adequados para os usuários. 

Referências

BARBOSA, Emanuella et al. Processo evolutivo do serviço de referência. São Paulo, 2005. Disponível em: < http://www.recantodasletras.com.br/artigos/45998>. Acesso em 03 de fev. 2014.

BERNADI, Marilucia; BARROS, Maria Helena T.C. Serviços essenciais na biblioteca escolar. 2009. Disponível em: <http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=>. Acesso em: 22 de jan. 2014.

CARVALHO SILVA, Jonathas Luiz. A mediação da informação como prática pedagógica no contexto da biblioteca escolar: algumas considerações. Juazeiro do Norte-CE, 2012.

CHAGAS, J. ; ARRUDA, S. ; BLATTMANN, Ursula . Interação do usuário na busca de informações.. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 11, 2000, Florianópolis. Anais do SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 11. Florianópolis: BU UFSC, 2000.

FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde. DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges. A escola e o ensino da leitura. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 7, n. 1, p. 39-49, jan./jun. 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; F. G. R. B. Biblioteca escolar e a leitura. Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 8/9, p. 35 , 2003/2004. Disponível em:< https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:Xp4DYYdFoa4J:revista.acbsc>. Acesso em 22 de jan. 2014.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MANIFESTO da Biblioteca Escolar da IFLA/UNESCO. Disponível em: . Acesso em: 21 de junho. 2012.

PINHEIRO, M. I. S.; OLIVEIRA, J. A. V. Biblioteca escolar e a informática educativa: uma integração que pode da certo. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999 Disponível em: <http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/314.pdf>. Acesso em: 22 de mai. 2014.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

RODRIGUES, A. B. L. A biblioteca escolar como diferencial na compra dos serviços educacionais. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR ESPAÇO DE AÇÃO PEDAGÓGICA, 3., 2004, Belo Horizonte. Trabalhos apresentados... Belo Horizonte: Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar, Escola de Ciência da Informação da UFMG, Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais, 2004. Disponível em: <http://www.eci.ufmg.br/gebe/downloads/322.pdf>. Acesso em: 26 de abr. 2014.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. A produção da leitura na escola: pesquisas x propostas. 2 ed. São Paulo, Afiliada, 2004.

SOUZA, Marlene Trota de. Biblioteca escolar: usuário criativo é a realidade atual. CRB-8 digital, São Paulo, v.1, n.3, p.50-55, dez. 2008. Disponível em: <http://revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/viewFile/21/21>. Acesso em 06 de mai. 2014.

SPUDEIT, Daniela F. A.O.; FUHR, Fabiane. Planejamento em unidades de informação: qualidade em operações de serviços na Biblioteca do SENAC. Florianópolis. Bibl. Univ., Belo Horizonte, v.1, n.1, p. 41-49, jan./jun. 2011. Disponível em:<https://www.bu.ufmg.br/rbu/index.php/localhost/article/viewFile/16/18. Acesso em 22 de fev. 2014.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

Publicado
2016-06-30
Como Citar
OLIVEIRA, E.; RODRIGUES, E. Uma Análise sobre a Gestão e a Aplicação de Serviços de Informação em Bibliotecas Escolares: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito – CE. Folha de Rosto, v. 2, n. 1, p. 5-14, 30 jun. 2016.
Seção
Artigos