Mediação da leitura e da informação nas bibliotecas escolares estaduais de Juazeiro do Norte – CE
proposição para estratégias de atuação
Resumo
A pesquisa investiga as relações entre mediação da leitura e da informação atrelado ao contexto da biblioteca escolar a partir da seguinte pergunta problema: Quais as perspectivas de estratégias de mediação da leitura e mediação da informação para formação dos sujeitos leitores no âmbito das bibliotecas escolares vinculadas a rede pública de ensino do estado do Ceará em Juazeiro do Norte? O objetivo geral é investigar a atuação da biblioteca escolar no cotidiano da educação pública estadual de Juazeiro do Norte visando propor estratégias para dinamização dessas bibliotecas; os objetivos específicos são a) Abordar perspectivas de atuação das bibliotecas escolares, considerando a realidade dos sujeitos da informação; b) Analisar os múltiplos papéis das bibliotecas escolares nas escolas estaduais de Juazeiro do Norte; c) Identificar e propor estratégias de atuação para as bibliotecas escolares no âmbito da mediação da leitura e da informação. Dessa forma, busca-se promover uma discussão mais direcionada às suas potencialidades e qual a aplicabilidade do conceito de mediação para as práticas de leitura na biblioteca escolar, de modo a propor uma estratégia de atuação sistemática aplicável a estas unidades de informação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de cunho qualitativo e faz uso dos procedimentos de revisão bibliográfica combinada à análise de conteúdo, que permite realizar categorizações e, por conseguinte, um melhor entendimento dos dados. A coleta de dados foi realizada através de questionário estruturado, aplicado aos profissionais lotados nestas bibliotecas e observações da autora durante visitas aos ambientes pesquisados. A partir do referencial teórico e do referencial empírico, pode-se constatar que é possível pensar a atuação da biblioteca escolar a partir dos seguintes eixos: participação da biblioteca no cotidiano escolar; caracterização da biblioteca escolar; formação e organização do acervo; dinamização do acervo; formas de leitura e de informação incentivados pela biblioteca. A associação desses eixos possibilita uma visão mais ampla desses ambientes informacionais, considerando-se suas características e funções apoiadas nas práticas de mediação da leitura e da informação no sentido de formalizar uma proposta de atuação mais coordenada. Concluiu-se que é necessário repensar o processo de atuação da biblioteca escolar primeiramente no que diz respeito ao aspecto estrutural, tanto em relação a organização espacial, como para o desenvolvimento e tratamento do acervo e assessoramento dos profissionais, em sua maioria professores, lotados nesses ambientes, para que assim a participação da biblioteca escolar no cotidiano das escolas seja mais significativa.
Referências
Copyright (c) 2020 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.