Memória do Encontro de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Gestão da Informação (ENEGI)
Resumo
Aborda a memória do Encontro de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Gestão da Informação, ao longo de 10 anos, a partir da produção científica que compõe o evento no período de 2010 a 2019. Quanto ao objeto de estudo, é considerada como pesquisa descritiva e documental. A análise do corpus documental que perfaz 334 trabalhos se dá por meio dos seguintes indicadores: o tipo de autoria dos trabalhos, identificação dos autores e das instituições mais frequentes nas edições do evento e, por fim, as palavras-chave mais incidentes como representação dos temas mais abordados nos trabalhos analisados. Os resultados indicam que expressiva quantidade de trabalhos é em autoria múltipla, que há um núcleo de autores mais produtivos nas edições do evento, que a Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba têm forte presença e que entre os 10 temas mais frequentes, Memória, Gestão da informação e Ciência da Informação são bastante significativos em termos quantitativos. Conclui que o Encontro de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Gestão da Informação é um evento consolidado e espaço de articulação e veiculação da produção científica de pesquisadores da área da Ciência da Informação e afins.
Referências
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Fundamentos da Ciência da Informação: correntes teóricas e conceitos de informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, n. 1, p. 57-79, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/19120. Acesso em: 10 jan. 2021.
BUFREM, Leliah Santiago. Fundamentos teóricos da memória nas produções científicas da Ciência da Informação. RACIn, João Pessoa, v. 8, n. 1, p. 026-044, jan./jun. 2020. Disponível em: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v8_n1/racin_v8_n1_artigo02.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.
CÂMARA, Rafael Silva da. Concepções teóricas sobre a memória: análise das bibliografias das disciplinas dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14101. Acesso em: 2 jan. 2021.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990. 189 p.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. 2. ed. São Paulo: Editora Centauro, 2013.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.
FEITOZA, Rayan Aramís de Brito; SOUSA, Laiana Ferreira de; CAMPOS, Ilka Maria Soares; DUARTE, Emeide Nóbrega. Memória Organizacional na Ciência da Informação: desvendando relações com o Conhecimento Organizacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 473-498, jan./abr. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/80274. Acesso em: 27 dez. 2020.
GIL, Antonio Carlos. Como classificar as pesquisas. Como elaborar projetos de pesquisa, v. 4, p. 44-45, 2002.
GOUVEIA JÚNIOR, Mário; GALINDO, Marcos. Sistemas memoriais como disseminadores de informação. TransInformação, Campinas, v.24, n.3, p. 207-217, set/dez., 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-37862012000300005. Acesso em: 25 dez. 2020.
LIRA, Suzana de Lucena, SILVA, Edcleyton Bruno F., LLARENA, Rosilene Agapito da S.; DUARTE, Emeide Nóbrega. Colaboração na produção científica em grupo de pesquisa. In: A Ciência Aberta o contributo da Ciência da Informação: atas do VIII Encontro Ibérico EDICIC. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, 2017. p. 1195-1207.
MACIAS-CHAPULA, Cesar A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da informação, v. 27, n. 2, p. nd-nd, 1998.
MENEZES, Edna M. Estruturação da memória organizacional de uma instituição em iminência de evasão de especialistas: um estudo de caso da Conab. Brasília: UCB, 2006.
MERTON, Roert K. Ensaios de sociologia da ciência. São Paulo: Associação Filosófica ScientiaeStudia/ Editora 34, 2013. 304 p.
OLIVEIRA, Ana Lúcia Tavares de; ROSA, Maria Nilza Barbosa; OLIVEIRA, Bernardina Maria Juvenal Freire de; LIMA, Izabel França de. Patrimônio cultural imaterial na perspectiva da ciência da informação: análise das produções científicas apresentadas no grupo de trabalho informação e memória no encontro nacional de pesquisa em ciência da informação. Revista Analisando em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 5, n. 2, p. 117-141, jul./dez. 2017. Disponível em: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v5_n2/racin_v5_n2_artigo07.pdf. Acesso em: 05 jan. 2021.
PRADO, Samanta do. Memória científica e institucional: contribuições conceituais para a Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico (UMMA) da UFSCar. 165 f., 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11350. Acesso em 25 nov. 2020.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social - Métodos e Técnicas–3ª edição. São Paulo, Atlas, 2008.
SARACEVIC, Tekfo. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte, 1996.
Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235. Acesso em: 05 jan. 2021.
SAYÃO, Fernando. Base de dados: a metáfora da memoria científica. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 314-318, set./dez. 1996. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/629. Acesso em: 28 dez. 2020.
THIESEN, Icléia. Memória institucional. João Pessoa: UFPB, 2013.
Copyright (c) 2021 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.