Práticas informacionais e relações étnico-raciais

um olhar sobre o selo Nyota

  • Dávila Maria Feitosa da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Marcela de Oliveira Muccillo Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Izabel França de Lima Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Carlos Xavier de Azevedo Netto Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Palavras-chave: práticas informacionais, selo Nyota, identidade

Resumo

Este trabalho pautado em uma abordagem de estudos de práticas informacionais buscou desenvolver uma discussão acerca da iniciativa do selo Nyota no campo da ciência da informação. A partir dos seguintes questionamentos como e se as práticas informacionais de pesquisadoras/os negras/os se relacionam com a sua formação identitária negra? e como a iniciativa do selo Nyota se configura como um instrumento de luta no campo científico da ciência da informação? Dessa forma, apresentamos algumas produções das/dos bibliotecárias/os negras/os que tratam da temática em tela especificamente na Biblioteconomia e na Ciência da Informação.

Biografia do Autor

Dávila Maria Feitosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutoranda em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integrante do Alaye-Laboratório de Pesquisa em Informação Antiracista e Sujeitos Informacionais.

Marcela de Oliveira Muccillo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Ciência da Informação pela UFPB. Graduação em Artes Visuais - licenciatura pela UFPB.                                                                                                                                                                           

Izabel França de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Gestão de Unidades de Informação, pela UFPB. Graduada em Biblioteconomia e em Administração, ambas pela UFPB. Atualmente é professora do Departamento de Ciência da Informação (DCI), do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Líder do grupo de Pesquisa Informação, Memória, Tecnologia e Sociedade (inclusoS) da UFPB.

Carlos Xavier de Azevedo Netto, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Ciência da Informação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Os estudos em práticas informacionais no âmbito da ciência da informação. In: Edvaldo Carvalho Alves; Fellipe Sá Brasileiro; Gisele Rocha Côrtes; Daniella Alves de Melo. (org.). Práticas informacionais: reflexões teóricas e experiências de pesquisa. 1ed.João Pessoa: Ed. UFPB, 2020, v. 1, p. 21-73. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/769. Acesso em: 9 abr. 2022.

BARROSO, Danielle; GOMES, Elisângela; VALÉRIO, Erinaldo Dias; SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da et al. (org). Epistemologias negras: relações raciais na Biblioteconomia. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora Ltda, 2019. Disponível em: https://3b2d7e5d-8b9a-4847-aa3e-40931d588fb7.filesusr.com/ugd/c3c80a_07c2b6ea338140db8a859ecdc8219171.pdf. Acesso em: 9 abr. 2022.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de Janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 de Janeiro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 9 abr. 2022.

THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. RAP. Revista Brasileira de Administração Pública, v. 40, p. 27, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/3bmWVYMZbNqDzTR4fQDtgRs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 9 abr. 2022.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro, Cobogó, 2019.

SILVA, Dávila Maria Feitosa da.; VALÉRIO, Erinado Dias; CARMO, Nicácia Lina. Negra intelectual na Biblioteconomia do Cariri Cearense: a trajetória de Joselina da Silva. Folha de Rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Juazeiro do Norte, v. 7, n.1, p. 28-47, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/741. Acesso em: 9 abr. 2022.

SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila; PAULA, Claudio Paixão Anastácio de. Práticas informacionais: desafios teóricos e empíricos de pesquisa. Informação em Pauta, v. 2, p. 111-135, 2017. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20650. Acesso em: 9 abr. 2022.

Publicado
2022-04-15
Como Citar
SILVA, D. M. F. DA; MUCCILLO, M. DE O.; LIMA, I. F. DE; AZEVEDO NETTO, C. X. DE. Práticas informacionais e relações étnico-raciais: um olhar sobre o selo Nyota. Folha de Rosto, v. 8, n. 1, p. 104-120, 15 abr. 2022.
Seção
Artigos