Arte, Informação e Sociedade: aspectos sociais e informativos das imagens artísticas

  • Wagner Oliveira de Medeiros Mestrando em Ciência da Informação - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Fábio Assis Pinho Professor adjunto do Departamento de Ciência da Informação, atuante nos cursos de Graduação em Biblioteconomia, em Gestão da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal de Pernambuco.

Resumo

Relaciona a arte, a informação e a sociedade, de modo estabelecer sob quais aspectos comuns estas podem ser compreendidas pela Ciência da Informação, apontando para tanto, os aspectos sociais que configuram o escopo desta área do saber, que são evidentes também nas obras de arte, neste caso especificamente nas imagens artísticas, uma vez que estas são produtos originados pela sociedade e também usados pelo homem para a formação de conhecimento. Instiga-se com tal reflexão a valorização da obra artística quanto recurso social informativo de importante valia para os estudos da Ciência da Informação, na busca por compreender as relações de produção e uso da informação na sociedade.

Biografia do Autor

Wagner Oliveira de Medeiros, Mestrando em Ciência da Informação - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Graduado (2014) em Biblioteconomia – UFC - Campus Cariri
Fábio Assis Pinho, Professor adjunto do Departamento de Ciência da Informação, atuante nos cursos de Graduação em Biblioteconomia, em Gestão da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal de Pernambuco.

Graduado (2002) em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre (2006) e Doutor (2010) em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Publicado
2016-06-30
Como Citar
MEDEIROS, W. O. DE; PINHO, F. A. Arte, Informação e Sociedade: aspectos sociais e informativos das imagens artísticas. Folha de Rosto, v. 2, n. 1, p. 48-56, 30 jun. 2016.
Seção
Artigos